Aposentadoria / Independência financeira

Matéria interessante, que contradiz e muito os 4% americano:

5 curtidas

Isso se chama diferimento do IR. Parabéns pela explicação aos colegas

bem legal o estudo.
Acho que os 6% que ele chega não contradizem os 4% do estudo, pelo contrário.

Os 4% do estudo original foi o valor que o autor chegou considerando o pior caso de Risco de Sequência de Retorno (e o estudo englobou o período de Segunda Guerra Mundial, Grande Depressão, Guerra Fria, Guerra do Vietnã, etc), o normal é que ao pegar um período qualquer, a taxa de retirada segura esteja acima desse valor de 4%.

1 curtida

Por isso mesmo, 4% no pior dos casos no cenário americano, 7,99%, 100% RF e mantendo o principal corrigido, no Brasil, não tão conturbado como o americano, sem a manipulação de massa da mídia claro, lembrando que não foi um período qualquer, foi o maior período possivel do IBOV de 26 anos, sendo 30 anos o mínimo para calculo de TSR.

Eu acompanho o blog do AA40. Esse estudo foi o de 2021 com dados até 2020.
Em 2022 ele atualizou com os dados de 2021. Vou postar abaixo.

Se ao terminar de ler o texto, continuar lendo os comentários abaixo do post verá um anônimo chato pedindo para ele refazer o estudo com os dados invertidos. O chato sou eu… :smiley:

Na minha opinião o estudo tem justamente a intenção de provar que a TSR funciona. Quanto maior a diferença entre a TSR calculada no estudo para os 4%, maior será a sua margem de segurança acumulada para os próximos anos. Veja que a TSR de 4% é calculada apenas no primeiro ano de FIRE, após isso ela é apenas corrigida pelo IPCA. Qualquer ganho acima disso se torna patrimônio reinvestido gerando mais renda que vai sustentar a retirada segura durante os anos de crise.

3 curtidas

O problema de corrigir pela Inflação após e que nas épocas de crise quando se tem RV, o valor não diminui, aumento o risco da retirada corroer o principal.

Antes de mais, deixem-me dizer que percebo esta vontade de muita gente se reformar mais cedo, mas acho que mais importante é poder sair do seu trabalho e arriscar fazer coisas que seriam menos rentáveis, mas mais prazerosas. Acho que com essa mentalidade é mais fácil pleanear para o futuro. Mas regra geral, o aconselhado acaba sempre por comprar em sites tipo Negocie Criptomoedas | Negocie bitcoin - RoboMarkets ativos mais arriscados ao início, começando em ETF, e ir transferindo para obrigações ao longo do ano. Se você ganha 100, mas preferia estar a fazer uma outra coisa em que ganha 50, aí só precisa de se preocupar em compensar esses 50.

1 curtida