Não dá pra usar a PTAX deles. Fiz o cálculo e não bate.
Estou assim, por enquanto:
Se não soltarem uma correção, como é provável que aconteça, vou usar os valores do jeito que estão, mesmo se discrepantes.
A maioria das diferenças deu a menor, então o prejudicado sou eu.
Por quê?
Poque o preço médio USD eu já controlo, mas deixei de preencher meus ptax por preguiça (e confiança na Avenue). Durante o ano, vou pegar os ptax que faltam pra deixar meu preço médio certinho. Ano que vem eu acerto tudo.
Mesma coisa aqui…
Eu baixei o histórico e já atualizei uma parte.
Não vou usar o deles, tá muito zuado. Fiz os cálculos e vou usar o meu.
De hoje em diante vou passar a salvar a PTAX de cada operação.
Também vou passar a anotar tanto a data da execução da ordem/provisionamento de dividendos quanto da liquidação.
EDIT:
https://atendimento.avenue.us/s/article/O-que-é-PTAX-e-como-ela-é-utilizada-nos-relatórios-da-Avenue
Até que enfim:
@ravenx
Acabei de postar esse video no tópico de imposto de renda, só agora vi que vc já tinha postado.
Valeu…
Depois eu vejo se agrega algo depois de tudo que já descobrimos.
Nunca é demais…
Minha conta avenue apareceu com um saldo que eu não estava esperando! Quando fui ver o extrato me deparei com uma série de devoluções de impostos de dividendos retidos na fonte! Deu mais 100 dólares! Não entendi e continuo sem saber o que fazer!
Aconteceu com mais alguém?
Alguém descobriu que fórmula a Avenue tem usado para chegar no custo de aquisição em reais dos ativos? Estou seguindo as normativas à risca: compra assume PTAX (Venda) no Trade Date e venda assume PTAX (Venda) no Settle Date. Mas a fórmula que ele estão seguindo, quando precisa consolidar compras em dias diferentes não bate, apesar da PTAX média do Relatório Anual ser exatamente igual a do meu controle. Acredito que é algum erro no script que estão correndo pra calcular isso.
Eu vou somando laranja + laranja + laranja e tenho 3 laranjas
Aparentemente eles assumem que tenho 3 laranjas, decompõe em uma fórmula que usa arredondamento no cálculo da PTAX média e ao invés de 3 laranjas, ganhos 3 laranjas + 4 ou 5 centavos.
Realmente incomoda ir contra o Relatório porque é uma carta na manga em caso de questionamento. Alguém percebeu a divergência?
Que bom que o seu relatório veio só com erros “pequenos” hehe…
Eu não me aborreceria com “centavos”. Se for essa a ordem de grandeza da diferença, lança os dados deles e vida que segue.
Edit: Fiz confusão. Vou consertar.
Segundo apurei empiricamente:
Até 2023:
Compra = Ptax venda, na liquidação (settle).
Venda = Ptax compra, na liquidação (settle).
A partir de 2024:
Compra = Ptax compra, na operação (trade).
Venda = Ptax venda, na operação (trade).