Ano de eleições , fico com o pé atrás com uma
Notícia dessas
Minha visão é a de que os juros no Brasil vão precisar baixar, pois, para mim, o remédio está virando veneno já. Trabalho com compra e venda de carros e existe a procura por semi-novos, porém os juros estão tão caros que o financiamento se torna impagável. Logo, a venda não se concretiza.
A criação de empregos já está sentindo também: Caged: Brasil cria 131,8 mil vagas formais de trabalho em maio, abaixo do esperado - ISTOÉ DINHEIRO.
Enfim, não estou considerando se a queda de juros será boa ou não para o país, mas tem muita ação de qualidade com potencial gigante se os boletins focus passarem a prever uma Selic mais baixa (no último que saiu, estão precificando uma Selic de 9% para 2027 com uma inflação em 3,5%, algo que na minha cabeça não faz sentido nenhum. É bom para os rentistas e péssimo para o consumo).
Lembrando que o nosso presidente já deixou claro que pretende colocar um presidente do BC que trabalhe com uma Selic mais baixa e uma inflação mais alta. Se é bom ou ruim para o país, eu não sei. O que dá pra saber é que a queda dos juros tem potencial para decolar as empresas mais alavancadas da bolsa.
Fiz um swing com BEEF3 que me rendeu uma graninha pra aportar nas empresas da minha carteira
C - BBSE3
C - VALE3
C - GGBR4
C de vale3 com o dividendos de Bradesco e de SANEPAR
Pessoal precisa entender que não se baixa juros na marra. Lembre-se que existe uma quantidade enorme de títulos públicos vencendo com o tempo, e eles precisam ser pagos, seja com superávit primário ou com a rolagem dos mesmos. Para rolar o investidor precisa aceitar recomprar esses títulos a uma taxa atrativa, senão ele vai investir em outro ativo que ele considere mais atrativo. Uma outra maneira de honrar esses títulos é imprimindo dinheiro, e isso vai gerar uma hiperinflação (vide Argentina). Então não tem muito o que fazer, ou se controla o gasto público ou aumenta os juros para atrair o investidor.
Está correto o raciocínio. Eu apenas trouxe uma visão de mais de “trade” para a discussão. Pode anotar ai, o presidente vai colocar pessoas que trabalhem com a selic e a inflação mais frouxa… Não da pra cravar que os ativos vão subir ano que vem e no próximo, mas geralmente quando os juros caem as ações respondem pra cima.
interessante, seu patrimônio está mais dolarizado?
ou pelo menos sua RV está mais dolarizada?
Ta não, tenho 30% RF BR, 20% RV EXT, 50% RV BR. sem contar imovel.
C - mdne3
Existia uma tabela ou algo similar aqui no fórum que correlacionava IBOV x ações, mostrando desconto “a mais” em relação aos movimentos do índice, algo como “o que ficou mais pra trás” . Alguém lembra ou sabe onde está?
Esse? comparativo acoes ibov - Planilhas Google
Tem um tempao que nao mexo nessa planilha…
esse mesmo! que beleza, valeu!
Na verdade a correlação é muito mais com as taxas longas, e não a Selic. Vide que a Selic caiu, mas com a subida das taxas longas a bolsa caiu. Ainda assim essa correlação é mais com setores específicos. A queda da Selic impacta mais as despesas financeiras, mas caso o mercado “nao compre” essa taxa, ele começa pedir um percentual maior sobre a Selic e CDI.
MDNE3 disparou hoje, será que estão vendo que o preço caiu bastante ou teve alguma notícia boa?
C - Tesouro IPCA+ 2045; Aproveitando o IPCA+6,50%
V - MDNE3 nao consegui acertar o topo
C, V e C - SAPR4
C - BBDC3
C - KEPL3
Mais que dobrando a posição em Bradesco.
Suporte muito forte em dólar.