Eu estava pensando aqui… já jogou poker com iniciante? Não adianta tentar fazer jogadas avançadas ou blefar porque o novato vai chamar tudo, jogar todas as mãos. Ele não entende o jogo.
Da mesma forma, a grande maioria dos investidores da nossa bolsa começaram a investir em um bull market violento e não tem a menor ideia do que fazer numa queda, tem zero caixa e zero preparo emocional.
Por causa disso, eu acho SIM que a recuperação da bolsa vai ser extremamente rápida e totalmente pautada em notícias - assim como foi a queda.
China controlou o surto - bolsa sobe. Italia encerra isolamento, bolsa sobe. EUA abre vôos pra Europa, bolsa sobe. Primeiros testes de vacina, sobe. Eventos que tinham sido cancelados são remarcados, sobe. E assim por diante.
Nossa vantagem é que sabemos que todas essas coisas VÃO acontecer, e muito provavelmente dentro dos próximos 3 meses.
Sei que dizem que a bolsa pode levar anos para se recuperar de uma queda assim, mas por outro lado os investidores novos só têm a referência dos preços que pagaram no ano passado.
Para eles, aquele é o preço justo (afinal entraram pagando isso).
Eu estou comprando um pouco a cada queda forte desde a Quarta de Cinzas, e ainda tenho um pouco de caixa para as próximas. E minha opinião é de que a alta vai ser tão forte quanto a queda. Estamos com preços de 2016, essa é uma oportunidade única de voltar no tempo e comprar a bolsa a 70k pontos (ou menos!).
Lembrando que, em dólar, a bolsa está no patamar de 2005.
Compartilho da sua visão quanto a falta de experiencia, entrei a aproximadamente 7 meses, tudo subindo, investi até o dinheiro do pão, nada de reserva para quedas, euforia. Como já disse em um outro post, esta queda tem sido um grande aprendizado, e mais uma vez agradeço este fórum por dar muitas dicas valiosas e acalmar ânimos dos mais novos, como eu, as únicas ações que vendi foram para entrar em ativos que caíram muito e acredito me darão a médio, longo prazo, um retorno maior, estou arriscando, BBAS, ITSA e Petrobras.
Eu acho que sim
Muita gente ontem parou de operar vendido e comprou índice e uso todo caixa… Inclusive eu , não tenho mais 1 real. vendi muito fii também
Ainda tenho um pouco de grana engatilhada na conta da corretora, sobrou dos últimos dias. Qual a avaliação dos senhores, comprar hoje no rally de alta ou esperar pra ver o fim de semana?