Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Sem dúvida. Venderia B3 e aumentaria Itsa, que eu acho cara, e agora então nesta crise deve sofrer mais ainda, pois o número de novos ipos certamente irá cair muito neste ano.

Eu não gosto de Etfs, pois não te dá a vantagem tributária que uma ação tem, como o limite de isenção de IR. Com estes 46% de Bova11 vc consegue comprar umas 5/6 ações que não sejam small caps, que tem bom potencial de valorização, e conseguindo assim a vantagem tributária, além de uma boa diversificação. Algo como Petr, Vale, Bbas, Enbr, Cogn e Logg.

2 curtidas

aproveitando o gancho, teria alguns FIIs que estão valendo a pena comprar?

1 curtida

Excelente dica, obrigado.

2 curtidas

Tem alguns sim Tgar11, Ggrc11, e os de shopping. Cabe ressaltar que tenho olhado pouco os Fiis ultimamente. Acho que hoje as ações estão mais atrativas, daria preferência a elas.

5 curtidas

S&P 500 futuro caindo pouco, talvez já esperassem a extensão da quarentena?

Se bem que índice varia brutalmente, vamos ver de manhã como fica

Ainda tenho 40% do TD para gastar, mas vou aguentar porque o trato que fiz comigo mesmo foi matemático.

Só compro mais uns 10 ou 15% se cair mais uns 10 ou 15%. Isso até os 50k.

Se não cair, recupero meu prejuízo lá pelos 96k pelo que calculei, então tá de boa.

Fui fazendo uma coisa controlada. Tomara que dê pra colher os frutos até fim do ano ou 2021.

A verdade é que ninguém sabe o futuro.

Enfim, muita vontade de comprar mais, mas vou ficar quieto.

4 curtidas

imagem

Provável queda amanhã, mas sem CB…

5 curtidas

Acabei de assistir a coletiva do Trump e a análise do Ferri (sei que não gostam dele, eu acho a visão macro dele bem apurada).

Resumo:
Trump disse que, se fizerem tudo direitinho, vai ter entre 100k e 200k mortes nos EUA. Pico de mortes em 2 semanas. Prorrogou guidelines de distanciamento social até 30/abril.

Análise do Ferri (com minhas impressões):

Estamos no pior ponto. De agora em diante é só melhora. Essa semana mercado vai precificar essas 200k mortes e mais 30 dias de distanciamento. Depois dessa coletova não temos mais notícias negativas para puxar a queda, e qualquer coisa melhor do que essa previsão será um baita sucesso.

No Brasil temos 65% da população dos EUA (200mi x 300mi), então podemos esperar tranquilo 60k-150k mortes. Isso se fizermos tudo direitinho.

Não sei se nosso mercado já precificou isso, mas daí em diante é só boas notícias. Previsões de PIB sofrer 4% mostram que a queda da bolsa de quase 50% é exagerada.

Momento é excelente para comprar empresas sólidas.

Moral da história: as cartas já estão na mesa. Salvo catástrofes imprevistas, de agora em diante o cenário é mais previsível.

1 curtida

Discordo do Ferri e vi a live dele. Muito otimista e está apostando desesperadamente tentando levar outras pessoas na mesma.

  1. Brasil não é EUA;

  2. Instabilidade Político fortíssima e muitas propostas temerarias por vários políticos;

  3. Oportunismo de vários grupos e corporações que querem voltar a ter o mesmo status antes das eleições de bolsonaro;

  4. Foi para o espaço todas as reformas virtuosas do governo, com piora no quadro fiscal dos estados e por tabela da união… alémdisso abertura de gastos adicionais temporários… que com certeza vão ser estendidos ou prorrogados ou algum jabuti tradicional …

Em resumo, se ficarmos tres meses com o pico da doença mesmo que as coisas voltem totalmente ao normal (naõ arcedito que voltem) ainda vamos ter um caminhão de problemas enormes para resolver…

18 curtidas

Olha, brunop, fazer regra de três com os números dos EUA pra tentar aplicar só Brasil acho no mínimo ingênuo… Realidades completamente diferentes. Cultura, sistema de saúde, déficit habitacional, renda per capta etc. Não dá pra precificar a bolsa do Brasil simplesmente importando as informações do discurso do Trump.

2 curtidas

Cuidado você está sendo inocente, o Ferri mandou seus clientes comprar aos 70k então ele nunca vai querer quedas, ele não tem isenção nesse momento.

3 curtidas

Pelo que vi nosso número de mortes estimado seguindo o distanciamento social que já temos era 40 mil, contando a favor que reagimos relativamente cedo em comparação a eles (que tiveram mais que um foco original no pais), e contra que temos menos saneamento básico e mais incidência de tuberculose.

Agora, sobre ser precificado logo ou não termos mais más notícias na frente é difícil de afirmar tão categoricamente. Podemos também ter notícias boas, ou uma crise política mais forte que enterre a possibilidade das outras reformas que estavam já sendo projetadas… Eu realmente acho que não dá pra prever muita coisa…

Enquanto isso sigo com meu % que defini em bolsa e bola pra frente…

PS:Sobre o Ferri seguia ele no twitter meio que de longe… A impressão que tive que ele é meio tocador de bumbo… Teve uma semana que ele postou uns quantos dias que a bolsa ia subir, e quando subiu ele falou “eu avisei”. Acho que ele quer mais animar os clientes que qualquer coisa…

1 curtida

Não encontro tempo pra seguir youtubers e demais redes sociais.
Olho só alguns poucos pra ver as tendências das dicas rs e cruzo com o sistema de trading.
Análise Fundamental cruzada com Análise Técnica (entendo que gráficos trazem muita informação)
Leitura de tudo nos sites de RIs
Sempre estudando…
E este fórum, que é ótimo!
Não sobra tempo pra ser seguidor de ninguém.

Boa semana a todxs! :pray:

2 curtidas

por mais que o sistema de saúde dos estados unidos não seja bom eles tem dinheiro e moeda forte, um povo extremamente patriota e empreendedorismo na veia, ou seja, uma realidade bem mais otimista do que a maioria aqui no Brasil

1 curtida

Bom, acompanho o Ferri há um bom tempo, primeiro ponto a expressar: ele não tem moral ou preocupação ética com nada, apenas com o bolso. Dito isso, qualquer análise dele é menos técnica e sim procurando influenciar massa e óbvio, conseguir assinantes que é grande norte da startup dele.
Fora isso, até ontem, ele defendia o Armageddon mundial, estava muito preocupado com as mortes por Corona, era meio que o “defensor dos pobres e oprimidos”, até o dia que ele comprou bolsa, no outro dia, se não me engano uma quinta, começou todo o discurso do “já passou, era bobagem” e todos os exemplos do tipo “a economia vai quebrar”, que é o argumento utilizado pelo Governo. Então, achei que ele assim como o Guedes, longe de comparar o Guedes com o ferri, foram bastante otimistas, com o papo nada mais pode dar errado. Sem falar que realmente comparar numa mesma métrica EUA x Brasil é uma forçada terrível. Aqui não temos capital pra dar suporte às empresas e mesmo que seja feito isso, óbvio que elas não vão se recuperar e aliás nunca serão uma empresa do mercado americano. Nesse ponto, é mais fácil acreditar que o brasileiro mergulha no esgoto e não acontece nada, como disse o Bolsonaro, do que acreditar que podemos ter um poder de reação semelhante ao mercado americano. Amanhã, se ele tiver vendido, vai falar que a devastação nos cofres públicos e nas empresas não vai se recuperar dentro desse mandato e que não adianta comprar bolsa porque as empresas vão demorar 10 anos pra voltar ao que eram, e blá blá blá. O discurso sempre tem dois lados que podem ser quase que perfeitamente justificados. Ele aproveita bem isso…

3 curtidas

Então vamos tirar o Ferri do assunto e vamos conversar apenas eu e você.

Agora que o Trump já preparou o país psicologicamente para 200 mil mortes e já liberou 6 tri na economia, na sua opinião o que poderia puxar uma forte queda nos próximos meses?

Todo mundo sabe que os resultados das empresas e do PIB nos primeiros dois trimestres serão ruins. Isso não vai ser surpresa.

Todo mundo está esperando 200k mortes, quarentena até 30/abril.

Se o mercado caiu 40-50% porque um vírus desconhecido causou uma pandemia que fechou quase todos os países, parou a economia mundial e matou milhares de pessoas, e além disso o petróleo caiu 50% - então o que faria o mercado cair mais 40%?

Não é uma pergunta retórica, quero saber sua visão sobre o possível downside.

Agora falando de fatores PREVISÍVEIS que podem puxar uma alta:

  • Menos mortes do que as 200k esperadas;
  • De país em país, a curva do vírus vai desacelerando
  • País em país vai encerrando a quarentena e abrindo fronteiras
  • Remédios sendo testados com resultados positivos
  • Porcentagem da população imunizada crescendo a cada dia
  • Acordo na questão do petróleo

Claro que estamos falando de EUA, e não de BR.

Concordo que aqui temos um presidente que está totalmente na contramão do mundo e que ainda pode dar muito problema político.

Um fator que poderia puxar o mercado brasileiro para baixo seria isso, uma crise política forte.

Fora isso, o que mais?

basicamente quase tudo que está ali em cima se for ao contrário…

Mais mortes que o previsto.
Países que enfrentem novos surtos ao tentar sair da quarentena.
Os Remédios não serem tão eficazes quanto o previsto.
Questão do Petróleo não sendo resolvida…

Eu acho que a probabilidade no longo prazo é de recuperação… Agora nesse ano não dá pra afirmar muita coisa…

Na primeira pensada dum cenário “terrorista”:

  • Cai o Mandetta essa semana
  • Amanhã o Guedes morre de Corona
  • Caminhoneiros entram em greve
  • Falta arroz nas capitais, começa um levante popular esquerda pra derrubar o presidente, apoiado pelo Dória
  • China fecha as fronteiras de maneira mais forte, pela segunda leva de Corona, que agora toma mais cidades.

O difícil é o fato do imprevisível e o porquê de tamanha necessidade de acertar timing. Eu acho muito apressado colocar data em quarentena sobre algo que ainda ninguém domina. Claro que o mercado precifica o pior e melhor sempre antes, mas não muda o fato que certas empresas estão com ótimos pontos de entrada e que no longo prazo, seja lá o que for isso, vão subir suas cotações é indiscutível. O curioso é a defesa do imprevisível e essa “pressa” com o amanhã…
Dentro do “fora isso, o que mais” podemos ter um cenário de 50k lateralizando por meses, então eu penso: “qual a pressa”? Comprar uma empresa como ITSA abaixo de 10 reais já não está bom? se for 9 ou 8 melhor, mas a 10 está bom também. Se amanhã vem abaixo disso, a gente reforça o aporte. Em nenhum cenário eu preciso me guiar por notícias ou tendências mais curtas em relação à prazo. O recurso sempre é finito frente à oportunidade que se apresenta.
É aquele pensamento: cair é certeza na bolsa, assim como subir, então se estou alocado numa boa empresa, e hoje o mercado me dá uma margem de segurança maior, qual a preocupação?
Não seria mais lógico fracionar e aportar?
Estou tentando manter um emocional correto e manter uma estratégia de aportes nesse sentido, priorizando poucas empresas, de grande longevidade, que notadamente suportam crises maiores e sejam bem geridas.

11 curtidas

:brain: :mechanical_arm:

1 curtida

Acho que pesa menos o fato de ter uma data-fim pra quarentena e mais o fato de não existir um plano claro de ação pelo gov. federal. Custaria nada os esforços estarem centralizados e terem prazo de reavaliação semanal, por exemplo.

1 curtida