Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

Estava pensando assim, mas depois lembrado que o IPO da mitre foi esse ano, e levantaram mais de R$ 1 bilhão, e a divida dela era de menos de R$100 milhoes.

A R$10 ela é negociada praticamente pelo valor do caixa liquido liquido da empresa.

Ela não pode ser interessante mesmo um pouco acima da Tris3?

1 curtida

Vocês não consideram que a area de construção levou uma rasteira pela nova crise e recessao que certamente virá?

1 curtida

Pode sim. Mitre senão me engano da oferta de capital, uns 900M foram pra caixa e compra de terrenos. Mas é um ciclo que demora um pouco pra ter retorno, tem de comprar terrenos aprovar os projetos, construir e aí começarem as vendas. Some a isso que é uma empresa mais nova em capital aberto.
Já Tris vinha em um ritmo de crescimento muito forte, e fez um levantamento de capital ano passado, de uns 400M. Tem o risco de sofrer um pouco mais com distratos, pois vinha fazendo novos lançamentos recentemente. Mas comparando com Mitre e Eztc, a queda foi bem superior.
Um pto que seria interessante para comprarar as 3 empresas, seria o cálculo do NAV de cada uma. Se alguém tiver aqui poste por favor, senão vou ver se calculo neste final de semana.

1 curtida

As vendas irão cair, certamente.
A questão é até que pto, e o qto que isso já está precificado nas cotações atuais.

Gosto de Eztc… ja chegou a cair o lucro 85% em cenário ruim… e conseguiu retomar 50% do topo de lucro…

Só que acredito que esta crise é muito pior que a anterior, mais instabilidade política e a retomada é muito mais dificil, porque depois das privações irá o impeto por gastar e privilegiar o tempo presente ao futuro em termos de governo, oq ue tornará ainda mais dificil a questão economica no pais…

Então acredito que o mais prudente seria nestas empresas de construção ter um desconto extra…

Eztc por exemplo acredito que o ideal era aguardar chegar a abaixo de R$ 15,00 … e somente aportar em 15 ou abaixo apos ter clareza do que vem por aí… porque mesmo se vir abaixo de 15 e o ambiente recessivo estive forte é praticamente certo que novamente terá uma queda monstruosa no lucro.

1 curtida

Caraca! COGN tá pior que eu, Cadu!
tou com 7,6 de PM e tou com quase 15% nela
Chega dá vontade de subir a posição pra baixar esse PM.

E Petr4 tá um pouco melhor que o meu.
o resto tá bem parecido.
só não tenho tupy nem fiis.

1 curtida

Cadu foi muito gentil em responder a pegunta sobre seus preços médios.

Mas olhar o preço médio não significa simplesmente nada, a não ser que você tenha feito apenas compras com dinheiro vindo de fora da bolsa.

Fora isso, não quer dizer nada. Por quê?

É simples.

Vamos supor que minha carteira fosse composta inicialmente apenas por BBAS3, comprada a 50,00.

Se alguém me pergunta quais são os preços médios da minha carteira, eu diria BBAS3 a 50,00. A pessoa pensaria “não tá bom”.

Vamos supor agora que, na segunda-feira, eu venda todas as BBAS3 e compre tudo de ITSA4 a 8,00.

Aí, a pessoa me pergunta quais são os preços médios da tua carteira. Eu diria ITSA4 a 8,00, A pessoa pensaria “está bom”.

O que mudou de bom ou mau em termos de preço médio na minha carteira? Nada.

13 curtidas

Exatamente, eu tb não levo o PM em conta para tomada de decisão.

4 curtidas

Eu acho a crise de 2008 muito pior, foi um colapso do sistema financeiro, com quebra de grandes bancos.
Agora é mais uma retração econômica imposta a força.

4 curtidas

Considero.

Acredito que 2020 vão ter prejuizo todas (Tris3, Eztc3 e Mtre3), e 2021 acho que não vai ser um ano facil…

Mas acho que não vão quebrar, e outras empresas que estão em situação mais dificil vão quebrar, quando a situação economica melhorar (se melhorar, eu acredito que vai), aí elas vão está em uma situação muito boa.

1 curtida

Kkk verdade, quase não vejo comprarem Santander. Mas é um bom banco que deu certo no Brasil, tem entregado resultados, paga bons dividendos no atual preço.

Perdeu o fundo do dia 23/3… está semana deve afundar mais e pelo visto os.outros bancos devem ir juntos. Péssimo sinal… ou melhor ótimo sinal para fazer novas compras !!!

1 curtida

Essa semana comprei:

WEGE3 R$32,66
TRPL4 R$19,23
ITSA4 R$8,06
COGN3 R$3,68
SAPR4 R$4,19

Próximo aporte espero fazer na casa dos 50k ou daqui 15 dias.

No momento a carteira está assim (o que acham?):
image

2 curtidas

Eu só aumentaria algumas posições.
Se o Ibov cair mais, venderia Knri, e aumentaria posição em Cogn e Bbas.
Tb enderia Trpl e aumentaria posição em Neoe e Logg.

3 curtidas

Começando a desenhar um pouco melhor minha estratégia e minha carteira para os próximos meses. Analisei vários setores e fiz algumas considerações:

Transporte e Mineração: o primeiro pode ser beneficiado pela queda no preço do combustível. Na bolsa, teríamos de cara as aéreas, mas tenho sérias dúvidas da sua capacidade de solvência neste lockdown (e não acho que ninguém vá resgatar). Transporte ferroviário seria interessante, mas a alavancagem do setor é alta e precisaria de uma sinalização da Rumo no sentido de reduzir a dívida a longo prazo para que viesse a se tornar uma boa pagadora de dividendos. JSL trabalha com muita alavancagem. Locadoras me parecem muito na ponta do risco. A empresa que me parece melhor nesse cenário é a Vale, pois tanto lucra com a alta do dólar quanto com a redução do diesel, que é um dos seus principais insumos. Mas vai depender também da outra ponta, que é a venda para as siderúrgicas chinesas, e não tenho clareza como irão as coisas por lá, já era um setor deficitário com todo o crescimento do PIB chinês.

Saúde - vai ser um dos vencedores de longo prazo, mesmo que algumas empresas possam sofrer a curto prazo (seguradoras). Imagino que o impacto de uma epidemia não só revele as fragilidades do SUS como aumente a preocupação das pessoas em realizar exames regulares, ter a cobertura de um bom plano, visitar um médico regulamente, tomar vitaminas e suplementos.

Alimentos e Bebidas - Com a cadeia de suprimentos afetada, é natural que o setor sofra em maior ou menor escala, mas a demanda estável e uma boa gestão financeira, deve garantir a sobrevivência de quem está na base da cadeia (agricultura e indústria alimentícia). Decidi pela JBS pois já havia estudado a empresa, acabaram de anunciar a contratação de 3 mil funcionários para a coisa não parar conforme as licenças forem chegando, é o tipo de mentalidade que admiro em uma empresa. A Ambev, por outro lado, apesar dos resultados recentes ruins, é uma das gestões financeiras mais conservadoras da bolsa.

Comércio varejista - Tirando a Drogasil, vai ser um teste para todas as empresas do setor. A única que deposito confiança (há 10 anos e inabalavelmente é a Grazziotin), vai sofrer, mas vai sobreviver, e acabou de receber 3 reais por ação em créditos tributários.

Bancos - Apesar do Banrisul estar extremamente barato, mantive meu foco em comprar Bradesco, ou manteria no Itau, se fosse minha escolha, pois com os estados em crise, bancos públicos podem ser usados como bengala. São os nossos templos do capitalismo e já passaram por coisas piores.

O mercado ainda deve atingir um fundo, pelo menos se repetir o padrão de 2008, portanto espero ainda algumas quedas de preço antes de fechar todas as posições. No momento, só fiz todas as compras que queria em Bradesco, Pardini e BB Seguridade. Cheguei quase a dobrar minha posição. Se tudo sair de acordo com o planejado, meu LPA pós crise UDM deve aumentar em 2,3x.

Minha carteira será a seguinte:

image

Ao final, devo permanecer com 25% de reservas em ouro e 75% em ações. Essa crise está coincidindo com um bom aporte que pude realizar, então para o resto de 2020 e 2021, estarei focado apenas em aumentar as reservas ou comprar fundos imobiliários, esperando uma deterioração da inflação e das taxas de juros.

41 curtidas

:clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap::clap: aula grátis logo pela manhã

8 curtidas

Muito obrigado por compartilhar! Se puder, responda a escolha por não ter energia ou saneamento em sua carteira. Obrigado!

3 curtidas

Saneamento por demandar muito capital, são empresas que dão lucro mas que tem a necessidade de reinvestir boa parte dele, o fluxo de caixa livre é baixo. Então temos a ilusão de um P/L baixo, mas nunca serão boas pagadoras de dividendos.

Energia é um setor que gosto, mas que atingiu um grau de complexidade que é um pouco demais para mim. Entender cada concessão, em qual lei se enquadra, quais as receitas recorrentes, quais as de indenização. Onde encontrei um pouco mais de clareza foi na CESP uma concessão de grande porte, Porto Primavera, prazo 2049 se não me engano, mas aí mais de 11 bi em passivos de contingência. Desisti. TAEE com várias reduções no meio do caminho. TRPL e ALUP tem RBSE enorme. Sozinho, fica difícil analisar tantas variáveis.

7 curtidas

Gostaria do racional da Grazz, da hype (acho que teria que descontar mais)… porque Pard em vez de Flry?

2 curtidas