Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

venda mrfg3, executado na opção coberta.

Saiu alguma novidade? Subida muito forte e parece que vai fechar na máxima.

2 curtidas
2 curtidas

Caros (principalmente o @cadu rsrs). Gostaria de uma opinião. Atualmente estou com aproximadamente 70% do meu dinheiro em RF e 30% em RV. Pretendo mover 20% da RF para RV de modo a ficar meio a meio (e após isso aportar a maior parte dos meus aportes mensais em RV). Estou com medo de perder o bonde agora (ainda mais depois dessa subida de hoje)… Será que deveria transferir mais da RF para RV está semana (enquanto bancos, por exemplo, ainda parecem atrativos)? Ou deveria aguardar outra oportunidade (igual tivemos na semana passada)?
Por curiosidade, como estao suas carteiras? (Estão com quantos % líquidos em RF)
As vezes tenho o sentimento que com mais divulgações de resultados a bolsa pode voltar a cair. Outras acho que as coisas já estão meio precificadas.

Obs: tenho mais um perfil de longo prazo (acho que tiraria dinheiro de uma ação apenas se não gostar mais dos fundamentos).

Comecei a investir em RV tem um mês e atualmente o rendimento está no zero a zero (apesar de ter começado há pouco tempo, não sou tão inexperiente (tenho bons fundamentos de matemática, acompanho a bolsa há um tempo, etc)… apenas agora tive coragem de começar. A investir)

3 curtidas

A pergunta esta errada, a bolsa e movida pela ganância e pelo medo, e só consegue investir ou ganhar nela, quem não deixa esses dois dominar. A pergunta é quantos % dos seu patrimônio, você aguentaria talvez ver cair 80, 90% por anos? Ai tera a resposta de quanto você deve alocar em RV. Essa historia de perder o bonde, oportunidade, soa a ganância e como dito, com ela não se vence na bolsa.

16 curtidas

Por mais que a bolsa antecipe o mundo real, esse ano temos a economia encolhendo 5% no Brasil e 3% no mundo, não acho que ela tenha muitas condições de se sustentar no curto prazo. A maioria das ações também tiveram quedas entre 25% e 50% desde Janeiro. Não é bom apressar muito uma decisão tendo tanta margem e ainda lidando com a possibilidade de algumas empresas sofrerem e causarem danos permanentes ou duradouros. Vai vendo as empresas que quer para LP e se tem condições de chegar até o final do ano, é o mais importante. Resultados, com poucas exceções, a maioria irá sofrer, mas isso não afeta muito o valuation. Estou 65% em bolsa.

11 curtidas

Sobre o percentual: acredito que uns 50% (talvez um pouco mais se eu for investir um pouco em algo mais estavel como FII, por exemplo). Mas minha maior dúvida não é sobre o percentual, mas sim quando transferilo para RV (será que devo transferir um pouco mais agora que os preços ainda estão atrativos? Será que espero pouco mais?)

2 curtidas

Como é impossível acertar, pra evitar a ansiedade e a culpa de “putz, devia ter feito isso”, eu definiria um valor por mês pra tirar e ir aportando aos poucos, e manteria esse valor independente da situação. E aí poderia dividir esse valor mensal em mais de um aporte dentro do mês (2 ou 3), aumentando as possibilidades de pegar uma ‘média dos preços’. Talvez não seja o que vai gerar o retorno mais eficiente, mas vai diminuir ansiedade e sentimentos ruins.

11 curtidas

Bom dia! Agora (8:25) europa em leve baixa e dj futuros zerada (leve alta). Petróleo leve alta. Hoje me parece que vai ser um dia que o ibov pode ir para qualquer lado. Pode continuar a alta de ontem, mas também corrigir os preços que subiram muito (temos que ficar de olho nos efeitos do feriado prolongado que foi aprovado, pode alterar o funcionamento da bolsa por vários dias). Abc e bons investimentos.

16 curtidas

Bom dia!
Hoje só um resultado saindo:

image

9 curtidas

Esse é queridinho de um primo, que não acreditava mais em bancão e comprou mais de um milhão de ITSA e BBAS no meio da crise…

6 curtidas

Mas também, os Bancos estão de graça nessa crise. Eu tinha diminuído minha participação nos bancos no ápice do bull market e agora depois de tamanha queda, mais que dobrei minha posição em Bancos.

2 curtidas

Isto é muito dificil de responder. Poderia te dizer pra ir fundo na RV agora, algo que eu faria. Mas nisso corre o risco de no mês que vem o Ibov voltar a casa dos 60k e não sei até que pto vc suportaria esta perda. Por outro lado tem o risco de falar pra vc esperar uma nova queda pra investir, e o Ibov voltar rapidamente pra casa dos 90k.
Acho que a melhor coisa a fazer é ir num meio terno disso. Vá comprando aos poucos, ainda temos empresas com bons preços, e tenha em mente que o retorno é focado no LP.

15 curtidas

Quem dera um dia eu ter essa bala na agulha rs.

1 curtida

Elétricas

O governo publicou decreto sobre ajuda a elétricas na pandemia. A criação de conta destinada ao setor elétrico para enfrentamento da calamidade pública gerada pela covid-19 foi autorizada, segundo decreto publicado no Diário Oficial.

A conta a ser gerida pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vai receber recursos para cobrir déficits ou antecipar receitas de concessionárias de energia elétrica . A Aneel vai homologar mensalmente os valores a serem pagos pela Conta-covid a cada distribuidora de energia.

5 curtidas

Bom todo mundo já disse, a resposta do melhor momento para aportar ninguém pode lhe dar, se podessem não estariam nesse fórum, pois ja seriam no mínimo multi milionários, então quebre esse valor em aportes mensais, dentro do valor que voce costuma aportar, ai você aporta na empresa que teve maior queda em uma data x todo mês, assim segue aportando e não fica fora e nem completamente dentro, não fica completamente triste se subir e nem se cair. Mas ainda acho que sua pergunta e outra, por que não quer errar o time perfeito, tem ganância de querer acertar o time e ganhar o máximo possível, mas esta com medo de errar e despencar depois.

6 curtidas

Vou dar minha opinião, mas lembrando que tem muita gente mais gabaritada que já te respondeu.

O que eu faria é o seguinte. Faria um planejamento de aportar X% do restante do dinheiro a cada mês até determinado mês que seja viável para você. Lembrando que no mês você pode dividir o valor por semana.
Caso em algum desses meses eu veja que houve uma queda mais significativa que me chame atenção, eu aportaria um pouco mais que o planejado.
Caso o ibovespa suba eu manteria o planejado com a tranquilidade na consciência de que é impossível prever o que aconteceu e que estou seguindo o que me propus a fazer.

6 curtidas

Essa estratégia é boa porque dá pra testar como se sente com os altos e baixos da bolsa.
Muitos conhecidos meus que se empolgaram com a subida do ano passado tiraram o dinheiro todo no pior momento dos CB.

2 curtidas

Muito obrigado a todos pelas respostas. Este forum e’ nota 1000 !

9 curtidas

Entendo que estamos numa crise daquelas!

Imagino que poço mais profundo vai ser difícil.

A política aqui pode causar estresse, penso em comprar mais em toda baixa que vier.

A eleição americana pode causar mais volatilidade?