Avisos de Compra e Venda & Debate sobre Carteiras - 2ª parte

recompra ABEV3, no after

IBOV - Sardinhas Valentes e o Futuro…

Sabemos que as pessoas físicas estão dando sustentação ao IBOV…

Considerem que pode continuar movimento ainda mais forte se o BC e Governo continuar pressionando a renda fixa…

Agora uma questão curiosa, quando vc sai da renda fixa é presumível que vá buscar empresas sólidas com DY recorrente e perenes, entretanto, o movimento PF para bolsa manteve abandonados grandes bancos, elétricas e saneamento…

A PF partiu da renda fixa para ações agressivas… acredito que o pós-corona crash deve ter dado uma valentia e coragem enorme para muita gente, mas não sei até quando vão suportar isto…

e como isto mexeria com a bolsa?, tendo a acreditar que a volatilidade dos abandonados (bancos, elétricas e saneamento) tende a ser bem menor em eventual pernada de queda… não consigo sinceramente imaginar os abandonados caindo igual a bolsa, se cairem vão ficar em niveis inferiores ao corona crash…

10 curtidas

Concordo plenamente. Tinha postado ha um tempo essa planilha: comparativo acoes ibov - Planilhas Google

Ela faz um calculo grosseiro para ver em “qual nivel de IBOV” cada acao esta. Por exemplo, BRSR6 esta num preco que “deveria estar se o IBOV estivesse em 69000 pontos”. Se o IBOV cair muito nao consigo imaginar os bancos acompanhando na mesma velocidade (seria facil o BRSR6 ir para 8.20 se ibov cair 30%?)

9 curtidas

A maioria da sardinha tá queimando cartucho ou bala como preferir.

Alguns são mais espertos e inteligentes e compram coisas óbvias, mas muitos preferem continuar se aventurando em turnaround’s e empresas da moda indicadas por youtuber’s (nada contra isso, ok).

O que acontece é o seguinte: quando você vira a cara pra uma empresa de valor subavaliada ou ao menos no preço e vai torrar capital em algo incerto ou turnaround que nunca turna (heheh), você corre o risco de ficar preso em algo se deteriorando e ter que queimar aquilo por 40-50% do que pagou ou menos.

E sabe o que normalmente acontece depois de você se arrepender e zerar posição?

Aquelas ações que ninguém olhava porque eram óbvias demais e sem graça, dobraram ou triplicaram de preço, porque ali realmente havia valor e os fundos e grandes investidores PF compraram calados e quando voltou o fluxo e ninguém quis vender (quem vai vender algo que dá lucro?), qualquer fluxosinho mequetrefe de 50-60mi em 3 pregões joga o preço lá pra cima e aquele negócio de valor extremamente rentável já não está mais dando entrada.

Exatamente isso que acontece em um bearmarket e deve acontecer já em 2021 ou á partir de agora, sardinha zerando turnaround da moda e procurando empresas de valor, que vão multiplicar muito, porque tem capital grande oculto ali dentro.

Estamos prestes a ver 80% da bolsa cair / andar de lado, e o restante que realmente tem algum valor dando dinheiro no médio e LP.

Tempos difíceis pra se investir, quando falo isso pra alguma sardinha esses riem de mim.

No fim, eu que dou risada, heheh.

10 curtidas

Se houve um fluxo de sardinhas novatas pra bolsa eles devem ter começado como todo sardinha, pensando em daytrade, comprar e vender rápido, seguir carteira de corretora etc. inclusive em 2011 eu também comecei assim (por sorte fiquei no 0 a 0 nesse período) , foi um processo de idas e vindas para a bolsa até chegar na mentalidade que tenho hoje de investir LP, em empresas fortes e estáveis, focar na acumulação e etc. É ainda é um processo em andamento, tenho muito que aprender.

Afortunados e exceções quem já começa na bolsa com o pensamento certo.

10 curtidas

Então assim, se eu quis parecer arrogante, não foi essa a intenção.

Não vejo problema em comprar turnaround ou empresas em dificuldades, eu mesmo fiz isso já no 1 ou 2 ano de bolsa e pior que me dei bem, só empatei nesse tipo de empresa mais recentemente.

A questão que vejo é a seguinte, muita coisa ta na mesa pra pressionar as cotações e deixar fluxo gringo lá fora por um bom tempo ainda, isso significa que o mercado deve se concentrar em coisas que deem lucro e deve reagir de forma mais arisca a papéis que parem de gerar resultado satisfatório, isso é característica de bearmarket.
(a menos que eu esteja errado e existe essa possibilidade)

Ou seja, a margem pra erros hoje em dia, é quase zero. Muito diferente de quando saímos do impeachment e tínhamos todo um mundo de possibilidades positivas pela frente e nada disso tava nos papéis (por isso, até empresas ruins subiram tanto de 2016 pra cá).

Mas não é porque no passado foi assim, que o mercado continuará dando créditos pra empresas ruins, isso só acontece hoje, porque existem práticas de usar os novos investidores para inflarem esses papéis e quando eles não saem á tempo, ficam com algo na mão que começa a cair e que dificilmente gerará resultado lá na frente pra justificar uma nova subida.

É daí que vem o termo ‘’ queimar cartucho ‘’ você perde boa parte da grana que poderia colocar em algo que realmente vai gerar alguma coisa lá na frente e com a queda pelo corona que tivemos, nos últimos meses, existiram ao menos 1 dúzia de empresas boas baratas pra se gastar esse cartucho com algo que realmente vai gerar valor , algo que basta a economia voltar ao normal (e já tá voltando) pra empresa refletir isso nas cotações.

Isso é o supra sumo da oportunidade em tempos de ativos inflados e perspectivas que pressionam as cotações, pois como eu falei, a margem pra erro é pequena e você corre risco de ficar com grana razoável alocada em algo ruim e perder o timming de comprar algo bom.

Isso explica os altos múltiplos da WEG por exemplo, uma empresa que embute hoje todo um futuro de resultados bons , nesse caso, também acho perigoso comprar ela, pois se lá na frente der algo ruim, você pagou todo o cenário bom antes, mas ao menos da pra entender o porque disso.

Agora imagina você tendo a chance de comprar várias futuras WEG’s á 2-3 meses atrás e preferir comprar turnaround que deu errado?

O bonde passou e você ficou trancado.

Se você acertou o turnaround , ótimo, excelente, mas se não acertou, se ferrou duas vezes:

1 Por perder parte do capital caso a cotação caia junto com a deterioração dos resultados

2 Gerou custo de oportunidade, pois mesmo resgatando o que sobrou do investimento, vai ter que pagar o dobro em empresas que ainda possuem valor e capacidade real de crescimento ali dentro

O problema é que as empresas que citei no item 2 (de valor), estão cada vez mais raras, e as alucinações nos turnaround’s são tão grandes, que o pessoal paga um valor neles como se a empresa fosse resolver a situação atual em 2 ou 3 anos e quando não acontece a chance de tomar ré é grande.

Um investidor experiente consegue sair antes e arranjar novas oportunidades pra abater aquele custo de oportunidade ou prejuízo.

Já um investidor novato / recente , que o pessoal chama de sardinha, não possuí embasamento técnico / experiência pra isso e acaba saindo machucado e chamando bolsa de cassino, manipulação, etc…

Turnaround bem feito, da muita grana, só acho que o momento mais propício pra isso pode ter passado (e posso tá errado), então já sabem, todo cuidado é pouco.

8 curtidas

Eu concordei com você e dei meu testemunho de que isso realmente acontece, e acredito que seja o caminho da maioria, quem não conhece a bolsa entra sonhando alto.

2 curtidas

Sim. Só comentei o fato ali, porque alguém que leu poderia interpretar como arrogância ou algo do tipo.

Não foi pra você não.

1 curtida

Será que agora vai?

2 curtidas

Se os boatos que rolam nos bastidores sobre a indicação do ministro do STF For verdade, em q houve acórdão pra aprovar algumas pautas…e coincidentemente depois da indicação dele o STF autorizou a venda de subsidiárias da Petrobras sem aval do congresso. Então, teremos algumas privatizações de peso.

Bela discussão de visões!! Parabéns, @lawyermg, @salles, @gcn e @spaaaace. Valeu!!!

4 curtidas

compra NEOE3 a R$ 16,59

4 curtidas

Compras:
SAPR4 5,16
ENBR 17,70

5 curtidas

Corona crash o minério estava mais para baixo, petróleo então nem se fala. Varejo (MGLU, etc) caíram junto, pois havia dúvida sobre o real impacto.
Agora o minério está nas máximas, dólar alto, petróleo recuperou bem e varejo saiu vencedor.
Vejo sim uma pernada para baixo amassando os setores que não subiram porque tem vários pontos de dúvida que continuam.

Fundos grandes e com bom histórico tem posição muito pequena em bancos. Falando de setor financeiro as maiores posições são em B3 e BPAC.

1 curtida

acharam a cura para covid, solucionaram o deficit fiscal do Brasil e fizeram a reforma tributária ou até amanhã teremos sardinha frita para o feriado :slight_smile:

2 curtidas

Foi pensar em vender TUPY que ela a não saiu mais do lugar.

Tem que considerar que ontem o DJ subiu mais de 2% e o ibov caiu um pouco. Hj me parece um movimento compensatório, mas amanhã é capaz de haver correção até o final do pregão.

2 curtidas

aporte SMTO3

1 curtida