Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

TRIS é realmente um bom exemplo, há pouco tempo atrás bateu em 5 e já falaram que tinha subido muito e era venda. Agora já está em 7. Nestas horas p/ não ficar de fora da festa, tem de se apegar nos fundamentos. O preço alvo dela que postei após o ultimo resultado está em 12. O que mostra que mesmo nesta alta, continua muito barata.

E eu já passei por isso diversas vezes. Em 2008 na forte queda da bolsa, comprei EZTC na época a 3,00. Meu preço alvo na data era em torno de 10. Depois de algum tempo ela subiu para 6, e muita gente vendeu. Depois ela foi a 9, e quase todo mundo que tinha comprado comigo já tinha vendido. Mas aí com o forte crescimento que vinha apresentando, o preço alvo já estava na casa dos 20. Enfim, a empresa seguiu crescendo, e o preço alvo foi a 32, e eu vendi minhas primeiras ações somente na casa dos 30, depois de uns 4/5 anos. O principal é acompanhar a evolução dos balanços, ir refazendo o preço alvo, e enquanto a ação estiver com bom potencial, e com bons resultados, seguir comprado.

Como investidores temos de ter em mente que nesta tendência de alta é a hora que realmente ganhamos dinheiro. Eu não ligo para ganhar em alguns meses 5% de lucro em um ativo. Isto não vai fazer meu patrimônio crescer significativamente. Eu prefiro ficar alguns anos e lucrar mais de 100%. Estou na renda variável para lucrar pra valer, senão investiria na renda fixa rs.

22 curtidas

Próxima semana acho que até terça da para comprar , ai depois só os fortes…kkkkkk
Hoje eu perdi a correçãozinha pela manhã, iniciei uma cirúrgica as 9:30h( todo feliz vendo o índice negativo, pensei, quando eu terminar a cirurgia vai ser a hora de comprar… ) e só terminei as 12:40 . Quando fui no notebook e olhei o índice já em 0,4 positivo , fiquei muito puto. Só me restou a vale3 para comprar !
Faz parte do show !

2 curtidas

Estava pensando nisso, mas para mim BIDI não é hoje banco, mas uma empresa de tecnologia (fintech), e não tem nenhum par na bolsa para saber se esses multiplos são tão irracionais ou não.
Sou cliente do inter, e eles tem um bom serviço, e um modelo de negócios bem escalável. Estão com uma crescente base de clientes, bem maior do que o crescimento de receita, e várias oportunidades de tentar rentabilizar isso. Com maior escala e maior rentabilização, as margens ficam maiores, por diluir os demais custos. O BIDI pode crescer 10 vezes de tamanho, o ITAU não.

Acho um investimento de risco, em especial:

  • O mercado de fintechs / bancos digitais está crescendo muito. Toda semana tem banco novo entrando. E os gigantes acordaram para esse nicho. Não vejo vantagem competitiva, e com a facilidade, galera tá trocando de banco toda hora.
  • Não sei se vão conseguir mesmo rentabilizar essa base de clientes. Essa era a mesma duvida do facebook, que tinha 1bi de usuarios mas dava prejuizo. Hoje mostrou a teoria estar certa.

Agora, um PVP de 9 e PL de 100… até quanto isso é uma bolha, motivada por otimismo, alavancada pelo desdobramento/UNITs… ou há esse potencial de crescimento? E se for bolha, quando corrige?

Bem, tenho tanto receio de entrar comprado assim como entrar vendido em BIDI, por mais que olhando o gráfico dê vontade de comprar, e olhando os fundamentos dê vontade de vender :wink:

Bem, me mantem informado da tua operação. Estou curioso!

7 curtidas

Concordo com você. Se corrigir, devo recomprar. Enbr é uma excelente empresa.

4 curtidas

Muito obrigado!

1 curtida

Bacana suas colocações.
Eu concordo com elas, mas acrescento alguns ptos para reflexão.

O banco Inter ficará sempre refém do custo zero para serviços bancários. Neste pto, não terá como rentabilizar. Se um dia o banco começar a cobrar tarifas, a maioria dos clientes migra pra outro. Hoje já temos diversas opções neste segmento sem custo. Com isso o Inter será sempre refém do custo zero. Certamente o banco tentará rentabilizar com outros serviços, como seguros e financiamento. Mas nestes a concorrência tb é grande, e no financiamento se a empresa começar a crescer muito rápido, e a inadimplência não for controlada, pode matar de vez o Inter.

Resumindo, o banco estará eternamente preso ao custo zero em serviços bancários, e tem grandes riscos no forte crescimento do financiamento. Hoje com uma barreira baixa de entrada, temos diversos bancos digitais surgindo, o que aumenta ainda mais o risco no ativo.

Eu entendo o fato da precificacao do mercado no banco Inter ser caro. Hoje estamos vivendo em um mundo estranho, o qual o crescimento de receita importa mais que a lucratividade, vide o gigantesco Ipo do Uber, mesmo este já admitindo que pode nunca dar lucro. Mas ao meu ver, assim como a bolha das ponto com em 2000, esta distância dos fundamentos tende a se corrigir. Minha dúvida é se esta correção virá no CP ou somente no LP.

Eu sempre escrevi aqui também citando que via o Inter mais como finatech do que banco -CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #534 por cadu. Hoje em dia não vejo mais desta forma. O que o Inter tem de tão disruptivo assim frente aos grandes bancos? Nada. Abertura em conta digital a custo zero, eu já tenho uma no Itaú e Bradesco aberta há uns 5 anos atrás (depois eles mataram esta, ao passo que o BB senão me engano ainda tem). O aplicativo do Inter é praticamente uma cópia do Itaú. Deposito de cheque por aplicativo o Bradesco já tem há tempos. Acredito que a única coisa que ele foi pioneiro foi ser um banco 100% digital. Mas isso ao meu ver é uma desvantagem, e eu nunca colocaria muito capital nele, pois eventualmente surge algum problema que vc resolveria facilmente em um agência, mas por ser virtual a coisa se complica, como expliquei melhor aqui - BIDI4 - Banco Inter - #47 por cadu. Enfim, estas críticas são como investidor ao preço da ação hoje, não entendem como crítica ao negócio em si, mas sim a precificaçao que o mercado está fazendo dela.

10 curtidas

Eu acrescentaria os seguintes pontos:

A) como ganha dinheiro: isso é muito importante saber e entender, pois a empresa é de tecnologia, mas na realidade é de publicidade ou outra. É o caso do Google, que todo mundo acha que é uma empresa de tecnologia, mas 90% da receita vem de publicidade (ou seja, eles somente mudaram a forma de fazer publicidade).

B) Preso ao custo zero: isso que você citou é muito importante, pois a empresa não poderá estipular e ter controle do seu preço no mercado. Ou seja, terá que fazer dinheiro com o dinheiro dos outros e buscar uma forma deles atrair dinheiro para ter caixa.

C) Tecnologia - essa questão de tecnologia é muito complicado, pois não dá para você analisar em um cenário de 5 ou 10 ou 20 anos como estará a empresa, devido às diversas mudanças. É o caso da Cielo, não dá para fazer uma previsão de como ficará esse setor de pagamentos. Além disso, toda mudança tecnológica que aparece mexe nos custos e no preço, logo tem impacto na receita e no lucro.

6 curtidas

A parte que ele fala que o estrangeiro não quer saber se a bolsa está com quantos pontos é exatamente o que eu tenho utilizado nas minhas compras. O ciclo vai ser longo e nos temos muitos espaço para crescer ainda … Então, muitos ativos de excelentes empresas que nós achamos que estão esticados os preços, podem estar para a atual situação econômica do país. Mas na maioria das vezes nos tentamos antecipar os movimentos para ficar bem posicionado e esperamos aquela correção gigante para iniciar as compras. Eu particularmente tenho optado por compras bem fracionadas , independente se está subindo ou não. Somente direciono um valor maior de compra para os ativos que ainda não acompanharam a alta da bolsa mesmo. (Ugpa3, vale3,ggbr4/3,usim5 também, abcb4, etc)
Faço compras de 5/10/20/30 lotes por dia e vou formando a carteira para longo prazo( sempre dentro do meu planejamento , ou seja se um ativo subir 20/30% em 1 semana ,é claro que vou embolsar os lucros).
Eu vejo essa historia de adivinhar ponto de entrada ou hora de vender e muito difícil. Como disse na quinta , vendi tudo ( menos os FIIs e uns3/4 ativos) esperando uma pequena correção de 1/2% no índice para iniciar o ciclo de compras novamente e …muitos ativos subiram mais ainda… errei sabendo que a chance de correção era mínima.
O momento é de alta e podem ter certeza e só um cheirinho do que está por vir.

5 curtidas

Só a título de complementação, a conta digital do Banco do Brasil ainda é muito limitada, cheia de restrições, inclusive para limites de transferência de valores, e não é mais “sem custos”. Quem conseguiu abrir naquela época ainda manteve os benefícios, já quem for abrir agora… Alguns bancões tem conta digital, mas se formos ponderar todos os benefícios, desde cartão de crédito sem anuidade e a possibilidade de investimentos em renda fixa mais interessantes, o Bando Inter é mais vantajoso. Aliado a isso, não vejo no mercado um cliente mais satisfeito do seu banco do que os clientes do Banco Inter. E diferente dos clientes dos bancões, do quais muitos não conseguem se adaptar ao ambiente 100% digital, os clientes do Bando Inter já entram alinhados com essa pegada. Algumas funcionalidades, depósito por cheque por app por ex, foram mais amplamente conhecidas após o Banco Inter, e não após o pioneirismo de outros bancos. Não to querendo dizer que Bidi4 é um bom investimento, mas acredito que no longo prazo vai pegar sua fatia no mercado, rentabilizando-se gradativamente. Falar nisso, a cada nova atualização do app vejo um produto novo. Já sou cliente desde o ano passado.

6 curtidas

Concordo com as consideração… Perfeito…
Muito bem lembrada a questão de inadimplência.

Do custo zero: o Inter nasceu com essa proposta (e já é rentável) com custo zero de taxas de serviços. Itaú, chega a ter metade do lucro atrelado a taxas de serviços. Esse é um medo que tenho do setor bancário atual de varejo, que tende a perder lucratividade nessa área.

Falo como usuário, comparando ao que meu santander ou itau, a usabilidade e facilidade do aplicativo, é muito melhor e intuitiva. Ou outros que testei (C6 e nubanck), a gama de serviços do inter é muito maior.
O Inter tem vários serviços de banco, de seguradora, de corretora e de ‘fintech’. Por exemplo, tem o interpag, que é um “picpay” ou “wallet”. É inovador em algumas questões, como fundos de investimento que dá cashback (divide contigo parte da taxa que a gestora paga para ele).

A grande vantagem do Inter foi timing. Largou na frente. Tem toda a experiência do Intermedium para o modelo de negócio bancário (o que as fintechs não tem). Tem boa saúde financeira, um bom basiléia, e o grupo MRV/LOGG por trás. Já os grandes, são sempre muito lentos e difícil de inovar…

Mas não tem nenhuma vantagem competitiva e não há fidelização de cliente, ou seja, outros devem chegar lá um dia. No meio do caminho, a maioria dessas fintechs vão quebrar. Destino do Inter? Nem ideia… mercado corrigir? crescer e continuar nessa marcha inovadora? Mais provável, ser vendido para um grande banco nacional ou internacional, ou algum player de tecnologia querendo entrar na área financeira no Brasil? Bem, acho que essa opção da venda é um bom palpite algum dia, mesmo com um PVP de 9, o valor de mercado é 8bi, menos que o lucro líquido anual de um grande banco.

Em resumo, acredito no modelo de negócio, gosto do banco como cliente, mas há tanta incerteza (ou há minha incapacidade de avaliar isso), que hoje para mim é muito especulativo o investimento, o que me faz estar fora.

7 curtidas

Arrependi de não entrar no IPO, mas faz parte. Acredito bastante no modelo de negócios, agora os preços subiram muito e não acho que é momento de comprar.

Sobre de onde virá o lucro, tem taxa de cartão, empréstimo, financiamento de carro/casa, seguros, etc. Não vai ser o lucro igual ao do Itaú, mas creio que tem mercado.

Dito isso, agora como usuário do banco Inter, vejo ainda muitas falhas perigosas no negócio deles. Acompanho de perto os problemas, já teve notícias de vazamento de dados, a segurança deles não passa muita confiança, e sendo um banco digital, precisaria estar na vanguarda dessa área. NuBank é bem melhor nesse aspecto. O sistema de atendimento do Inter ainda é fraco também, se fosse para apostar, eu não apostaria que o banco digital que vai dominar no Brasil será o Inter.

Muitos concorrentes entrando (PagSeguro liberou a conta corrente agora também), NuBank com a NuConta caminhando devagar, C6Bank também tem conta digital em beta… enfim, se existisse um “ETF” que investisse em todos os bancos digitais eu compraria, mas descobrir quem vai ser o vencedor nessa corrida é difícil.

7 curtidas

compartilho da sua opnião amigo !! estamos so na primeira volta da corrida

5 curtidas

Comprei bidi4 a R$ 38 reais e vendi a R$ 44, me arrependi obviamente.

Não achava caro com P/E até uns 50, pois o lucro aumentava bem rápido. Hoje não acompanho mais o inter, pois acho que está caro.

Não é difícil para o itaú e bradesco copiarem o modelo de negócio do inter, eu já trabalhei dentro do bradesco há 10 anos atrás, e em big4 auditando FSI (financial servicea industry) em vários outros bancos, não vejo nada de mais no inter, os grandes bancos já faziam quase todos os serviços que ele faz há mais de 10 anos atrás.

Itaú e Bradesco não são instituições de caridade, eles cobram caro pelos serviços. O que eu vejo para longo prazo é um aumento na concorrência entre os bancos, grande briga pelo cliente digital e uma redução de taxas, redução de custos e melhora nos serviços.

Em termos de serviço considero o Nubank o melhor, a maioria dos usuários ainda não está mentalmente preparada para a plataforma de investimentos do inter que tem renda variável, no Brasil somos poucos investidores que suportam renda variável.

O Itaú já tem a xp, clear e rico que estão revolucionando RV no Brasil, e que considero melhores opções para investimentos em renda variável.

O cashback para fundos do inter é interesdante, porém ele só dá cashback nos fundos menos procurados, os mais procurados não têm cashback.

Para investimento de curto prazo eu gosto muito do nubank, muito bom para reserva de emergência. Para o usuário comum considero ele a melhor opção. Pois o dinheiro rende 100% do cdi automáticamente, é o mais simples e rápido de usar e facilitam o IR fornecendo tudo pronto no final do ano.

Vendo todo o cenário, acredito que bidi4 será corrigido em algum momento.
Itaú e bradesco seguem crescendo, talvez reduzirão margens se não diminuírem custos.

É importante ficar atendo ao chamado Big data Treatment, uma espécie de estudo do comportamento do consumidor através de bancos de dados, que brevemente serão disponibilizados, e quem usar melhor estas opções poderá se sair muito bem oferecendo serviços sob medida ao consumidor e assim poderá atrair os clientes dos concorrentes. Este será o ponto mais importante em todo este processo de digitalização e eu não sei dizer qual banco se sairá na frente.

Como cliente minha preferência é pelo Nubank e uso o Bradesco tb sem nenhum custo para movimentar dinheiro físico.

Gostei do ponto de vista de cada um, e acho a discussão muito importante.

A tese é testada pela antítese, ao resistir se fortalece e vira síntese. Que é uma situação nova que carrega dentro de si elementos resultantes desse embate. A síntese, então, torna-se uma nova tese, que contrasta com uma nova antítese gerando uma nova síntese, em um processo em cadeia infinito.

10 curtidas

Isso é a pura verdade. Simples assim.

1 curtida

image

3 curtidas

Boa tarde amigos, venho conversando com alguns pacientes desde maio e acredito que teremos resultados fracos em muitas empresas e talvez proporcione algumas correções. Evidentemente sem comprar com o 2t de 2018 muito influenciado pela greve dos caminhoneiros .
Com a ajuda dos mais experientes poderíamos selecionar alguns ativos mais propensos a serem afetados por esses dados( bem superficiais) apresentados e servir como base para novas aquisições.

2 curtidas

@a103 Sobre o cenário político também estou otimista, mas acho importante separar o cenário político do valor das empresas e seus preços. O que não me anima são os lucros que estão sendo apresentados pela maioria dos setores. Não foram tão bons como toda a excitação da bolsa.

5 curtidas

Bolsa precifica perspectivas futuras. Provavelmente quando a economia de fato melhorar e as empresas começarem a reportar um forte crescimento, a bolsa já terá subido bem e estará andando de lado ou subindo menos.

10 curtidas

Saudades dos tweets do Trump ou do Carlos Bolsonaro.

6 curtidas

Kkkkkk

1 curtida