Bacana suas colocações.
Eu concordo com elas, mas acrescento alguns ptos para reflexão.
O banco Inter ficará sempre refém do custo zero para serviços bancários. Neste pto, não terá como rentabilizar. Se um dia o banco começar a cobrar tarifas, a maioria dos clientes migra pra outro. Hoje já temos diversas opções neste segmento sem custo. Com isso o Inter será sempre refém do custo zero. Certamente o banco tentará rentabilizar com outros serviços, como seguros e financiamento. Mas nestes a concorrência tb é grande, e no financiamento se a empresa começar a crescer muito rápido, e a inadimplência não for controlada, pode matar de vez o Inter.
Resumindo, o banco estará eternamente preso ao custo zero em serviços bancários, e tem grandes riscos no forte crescimento do financiamento. Hoje com uma barreira baixa de entrada, temos diversos bancos digitais surgindo, o que aumenta ainda mais o risco no ativo.
Eu entendo o fato da precificacao do mercado no banco Inter ser caro. Hoje estamos vivendo em um mundo estranho, o qual o crescimento de receita importa mais que a lucratividade, vide o gigantesco Ipo do Uber, mesmo este já admitindo que pode nunca dar lucro. Mas ao meu ver, assim como a bolha das ponto com em 2000, esta distância dos fundamentos tende a se corrigir. Minha dúvida é se esta correção virá no CP ou somente no LP.
Eu sempre escrevi aqui também citando que via o Inter mais como finatech do que banco -CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #534 por cadu. Hoje em dia não vejo mais desta forma. O que o Inter tem de tão disruptivo assim frente aos grandes bancos? Nada. Abertura em conta digital a custo zero, eu já tenho uma no Itaú e Bradesco aberta há uns 5 anos atrás (depois eles mataram esta, ao passo que o BB senão me engano ainda tem). O aplicativo do Inter é praticamente uma cópia do Itaú. Deposito de cheque por aplicativo o Bradesco já tem há tempos. Acredito que a única coisa que ele foi pioneiro foi ser um banco 100% digital. Mas isso ao meu ver é uma desvantagem, e eu nunca colocaria muito capital nele, pois eventualmente surge algum problema que vc resolveria facilmente em um agência, mas por ser virtual a coisa se complica, como expliquei melhor aqui - BIDI4 - Banco Inter - #47 por cadu. Enfim, estas críticas são como investidor ao preço da ação hoje, não entendem como crítica ao negócio em si, mas sim a precificaçao que o mercado está fazendo dela.