Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Qual que vc participou que foi assim?

Depende do que você colocou, mas eu escolhei atrelado ao minimo.
Mas que não tem sentido algum distribuir 5 cotas se você pediu 100 não tem rsrs

Tris3 dando mais uma escorregada hj. 9.55

1 curtida

Mas acho que é assim que funciona…

Em hglg e vrta foi mais ou menos isso wue aconteceu…

Certamente teremos rateio, mas não sei se será muto grande, pois o volume é elevado.

3 curtidas

@cadu tem q fazer nova análise dp se venderem irbr.

1 curtida

Nesse link explica sobre vários indicadores de eficiência e solvência das seguradoras que valem a pena ser analisados para investimento.

3 curtidas

BBSE sem IRBR e Sula auto indo para PSSA…

2 curtidas

Chutaria algum valor?

Acho que vamos receber menos de 10% da reserva…

Tem sentido sim, em regra o rateio não respeita o minimo… Mall11 pedi 50 cotas e recebi 32 após o rateio de 64%.

1 curtida

Cheguei a dar uma olhada razoável no setor, sem trazer muitos dados, as minhas impressões são as seguintes:

BBSE - está no monopólio do bancassurance, nos segmentos com menor sinistralidade e tem boas perspectivas no seguro rural para 2020. O fato do BBAS ainda possuir 2/3 do capital faz dela uma opção sólida. Acho que se valorizou bastante, prefiro aguardar uma correção para aumentar posição.

PSSA - é o pior segmento, foi também a primeira coisa que pensei antes de tudo, e que é a melhor empresa do pior segmento, algum tempo depois. Basta ver a sinistralidade dela em comparação a todas as outras do setor. Quando vemos várias empresas sendo passadas para frente (Mapfre II na BB), Sula, dá pra ver que está havendo uma seleção natural aí. PSSA vai prosperar em cima desse cenário.

IRBR - o setor de resseguros é historicamente conservador e de baixo crescimento no Brasil. A única razão do crescimento acelerado do IRB é que estão migrando para o exterior. Isso pra mim gera o problema de um ressegurador que abre pra novos mercados: há uma curva de aprendizado e um risco no processo. O fato também deste crescimento vir de uma expansão (creio que América do Sul é o alvo) torna-o menos sustentável no longo prazo.

SULA - não estudei de perto, é provável que seja um bom investimento. Mas me incomodou quando vi a apresentação da HAPV, que funciona de uma maneira integrada e oferece planos muito baratos. O faturamento por cliente era absurdamente maior na SULA. Quando a gente vê p.e. que hoje praticamente não existe mais plano de saúde individual (o que é uma aberração), isso gera um certo medo de o setor passar por mudanças drásticas mais para frente. Estas seguradoras tradicionais estão deixando um espaço que certamente será explorado.

ODPV - gosto bastante da empresa, acho que tem um potencial de crescimento orgânico excelente no longo prazo. Sei que há críticas sobre o relacionamento dela com os profissionais, mas estes problemas datam de mais de 7 anos. Li pela internet até o pessoal organizando um boicote na empresa. Acho que é um processo de adaptação, algumas clínicas vão estar dispostas a trabalhar com giro e fazer valer, outras irão privilegiar o atendimento. Eles bem que poderiam criar um plano de 100 reais por mês, se quisessem, mas a meu ver focam no que o mercado quer.

*EDIT: Só adicionando

CSAB - Cia. de Seguros Aliança da Bahia, tem pouca liquidez e me chamou a atenção por não parecer muito cara. Mas é uma empresa com estrutura problemática. Se não me falha a memória, estão focados em seguro DPVAT e mais algum outro segmento pouco lucrativo. A empresa daria prejuízo se não fosse a participação que possuem no Brasilcap. Problema do Brasilcap e da capitalização em geral é ser um mercado que não cresce há muito tempo nem tem perspectivas de que vá crescer.

11 curtidas

Zerei Tupy3, estou otimista com a empresa em CP e pessimista em LP.

Não estou conseguindo analisar o cenário elétrico/petróleo/motores a combustão/hybrido. Vendi com pouquíssimo lucro, talvez compre novamente se houverem quedas expressivas quando eu estiver com uma visão mais clara sobre o papel.

Recentemente zerei meus FIIs também, com um lucro muito expressivo, e já estou 25% liquido podendo chegar a aproximadamente 30% de liquidez para fazer ajustes na carteira. Faltam algumas pequenas posições que eu abri em casos como sapr a 12.5, guar a 12.5 trpl a 19,00, irbr a R$ 29,00 dentre algumas outras pechinchas que comprei e não decidi ainda o que fazer com todas pois são empresas que gostaria de aumentar posição… tenho muita margem de lucro porém preciso ser paciente para evitar um pouco de imposto eu estou ajustando devagar a carteira, possívelmente vou alocar o capital de tupy3 em brsr6 ou fesa4, estou analisando outras empresas também.

Estou aberto para sugestões e acompanhando o mercado e o fórum para aportar…

7 curtidas

Já pensou em UNIP6 ?

1 curtida

Prezado,

Realmente o seguimento auto não apresenta boas perspectivas, todavia a Porto Seguro vem reduzindo paulatinamente a receita provinda do seguro auto, sendo que aumentou o marketshare em todos seguimentos que atua em 2017,2018.
No atual momento, PSSA e Sula são as mais interessantes na minha opniao

6 curtidas

Falando em PSSA3 sei que é bem “futurologia”, mas creio que ela será afetada apenas quando surgirem os carros autônomos…que com certeza diminuirão muito o número de acidentes e diminuirão muito os furtos por conta de serem conduzidos via satélite…ou seja, talvez em algum momento não faça mais sentido fazer o seguro de um carro. Mas como disse é futurologia e achismo.

6 curtidas

@acustic @hercules

Como prometido, segue a carteira.

20190930_175420

Ainda devo ajustar mais uns 5% de capital na carteira… tentando comprar brsr6 por hora a 21.5 e abx.

Ela é concentrada em bancos/seguradoras mesmo… é onde eu tenho mais facilidade de analisar. Já foi mais concentrada, em financeiro no passado, mas devo fazer grandes aumentos esporadicamente em bancos e seguradoras quando houverem oportunidades…

11 curtidas

Não vai ter dificuldade de liquidez se for vender ações como TAEE3, GGBR3, UNIP3 e TAEE4?

2 curtidas

Eu só pensaria na venda de TAEE4 e aumento de posição em GGBR3.

2 curtidas

Sobre seguros, concordo com vcs sobre Sula e Pssa, que são as melhores do setor.
Vou manter Bbse, acho que o meu pm está em 22, e vem tendo bons balanços.
@sr_fouquet - Sobre Hapv, bem, não gosto da empresa… São eficientes, mas assim como odpv tem uma linha de uma medicina barata. O ramo de hospital é extremamente complexo (desconheço algum modelo de negócios mais complexo…). Mas o principal, precisa muita grana para crescer… Nao sobra nada após capex… essa é uma empresa que vai diminuir o crescimento logo logo. SULA consegue crescer sem capex.
Sobre CSAB… evitando empresa ruim, mesmo que muito barata.

4 curtidas