Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Bom dia, Cadu e foristas.

Sou um investidor iniciante e comecei a estudar bolsa no final do ano passado. Fiz os primeiros aportes em fevereiro. Gostaria que avaliassem a minha carteira e fizessem sugestões de compra, venda ou rebalanceamento. Meu foco é Buy Hold (cresc e divid). Apenas, Fesa, JBS e Randon comprei para swing, as outras para BH. Meu capital estava 100% em RF e venho aos poucos migrando para RV. Pretendo ficar com +/- 20% em RF e 80% em RV, sendo 40% para FIIs e 60% ações. O que acham? Ainda tenho uma boa percentagem em RF para transferir para RV e queria receber orientações para composição da carteira e de qual forma as transferências devem ser feitas (RF p/ RV). Tenho condições também de fazer pequenos aportes mensais. Estou tentando entender o valuation, mais está difícil e essa é uma das minhas maiores dúvidas, o ponto de entrada. Sei que para BH não é tão importante mas acho que faz sim diferença. Estou usando um básico de AT para tentar identificar o ponto de entrada. Analisando suportes, resistência e tendências. Segue a carteira. Obrigado desde já.
image
image

1 curtida

Acho uma boa proporção sim.
A carteira está boa. Só pensaria em venda de Bbse e aumento de posição em Itsa.

2 curtidas

Obrigado pelo retorno @cadu. Já estava pensando em me desfazer de bbse mas pretendia continuar com um ativo no setor de seguros. Estava estudando Pssa e sula. Vc acho que devo aumentar o número de ativos ou ir aportando nos que já tenho?

1 curtida

Você tem alguma indicação de livro de como se avaliar uma empresa tanto nos seus projetos quanto nos seus fundamentos?

1 curtida

São duas boas empresas. Mas não vejo necessidade de aumentar mais a sua diversificação.

1 curtida

Avaliação de empresas, do Damodaran

1 curtida

o’que vocÊs acham da grande crise ?

Que grande crise??

Possuo:
ITUB3 - 37,55%
ENBR3 - 5,84%
TAEE11 - 23,56%
ITSA4 - 8,23%
FLRY3 - 20,69%
RAIL3 - 4,13%

Comecei a investir no mercado de ações este ano. Comprei em 15Mar19 25 ações da RAIL3 à r$20,30. De lá pra cá só desvalorizou e ainda não gera DY, perdi o gosto e a esperança pela empresa e ainda vejo outras ações bem mais interessantes como a ENBR3 para comprar. Será que é o caso eu fazer essa troca?

  • Pretendo balancear mais a minha carteira, Comprar + ENBR3, mdia3, pssa3.

Tenho
55% RF e 45%RV.
Tenho como meta no futuro: 100% RV e explorar os FIIs

1 curtida

Não consigo ver nenhum potencial de valor em RAIL. Pensaria na venda sim.
Poderia pensar em aumentar posição em ENBR3. Outra opção é vender a posição de ITUB3, e comprar ITSA4 que está bem mais barata. Outra opção seria a compra de GUAR3 na carteira.

1 curtida

Não deixaria de fazer meus aportes mensais por conta de possível crise ( antes prevista pra este ano e agora alguns economista já adiando pra 2020 ). Só nao faria grandes aportes, continuaria deixando maior parte na liquidez diária. Caso esse crise venha, em qual intensidade não sabemos, ai sim aproveitaria para fazer um bom PM das açoes que tenho. Ademais, pelo menos eu, compro pra LP, então turbulências sempre virão. O importante é a empresa continuar durante estes períodos com bons fundamentos.

Este ano mesmo é um ano que tem tudo pra dá errado, mas tb tudo pra dá certo. Possível Saída do Reino Unido do Brexit sem acordo. Desaceleração da economia chinesa e dos EUA, ausência de acordo na guerra comercial de EUA e China … Não aprovação da Reforma previdenciária aqui…tem tudo para ser um péssimo, mas pode tudo ou parte dá certo.

https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Soberania-Nacional/Ha-uma-crise-global-de-divida-se-aproximando-/46/40312

coisa boa, vai abrir uma janela! Imagina eu comprando itsa a 6 reais, itub a 25, wege a 8reais!! Que sonho, fiquei animado agora, não sabia mesmo desta nova crise q esta por vir! Obrigado pela info

2 curtidas

Todo mês vc verá alguém com notoriedade indo a mídia dizendo que a próxima crise se aproxima. A imensa maioria vai errar, e será esquecida. Até que de repente alguém acerta, e vira um guru. Isso é tão certo quanto a morte e os impostos.

Agora isso não quer dizer que toda matéria a respeito de uma nova crise deva ser ignorada. Só que tem de ser olhada com muita cautela.

4 curtidas

Bem, o que eu tenho analisado no momento são os dados econômicos. Nosso PIB a cada semana vem sendo reduzido a projeção para 2019. Alguns dados melhoraram ,mas muito aquém do esperado. Até esta reforma sair acho que os resultados do 1T e 2T devem vir piores e as cotações ( que já estão bem esticadas) podem sofrer uma queda . Essa demora do governo em implementar as mudanças necessárias para impulsionar a economia parece mostrar falta de planejamento,pois até agora só seguiram o bonde que Temer deixou andando.
Estou comprando mas com bastante cautela !!
Eu gosto de comprar quando o ibovespa empina e sobe tudo desenfreado como pós 2016, pré reforma do Temer em 2018 , antes das eleições e por fim após o dezembro sangrento de 2018. Tem uns que torcem por crises para comprar com preço baixo, mas até quando vai durar a crise , pegar faca caindo ta.por fora !!!
Tomara que o governo agora em abril e maio dê uma injeção de adrenalina na economia !!!
Rushhhhh 120/150 mil pontos

2 curtidas

https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/08/ultrafarma-fecha-televendas-demite-e-interrompe-sac/
Fechou o televendas que era o forte da empresa …
Quem poderia se beneficiar ??

1 curtida

Carteiras do mês da MIRAE. Achei interessante as escolhas, por isso replicado aqui:

mirae1

USIM5 com foco em dividendos que não entendi…

mirae2

9 curtidas

pelos comentarios da materia e algumas chamadas de outra esse site é quase uma carta capital … rs , n conhecia o site e vou me manter sem conhecer rs

1 curtida

tenho 3 ações de cada carteira, vou ficar quietinho com elas aqui rsrs

Enquanto sou comprador (faço aportes regularmente e estou pelo menos uns 20 anos longe de aposentar), o que mais quero são crises!!:heart_eyes:
Crise de 2008, perda de AAA dos EUA em 2011 e crise da Dilma em 2015 foram alguns momentos em que pude abocanhar muita empresa boa a preço de banana… logo vem a próxima oportunidade, vou ficar aguardando!
Lembro-me de ter comprado AMBV no menor preço histórico, EZTC a menos de 8, ITSA a 7, ABCB a 6, BBAS a 13, PQDP a 1200, RBRD a 56, e assim vai…

4 curtidas