Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Hj vendi um pouco mais de Agro3 (baita empresa pra segurar queda), Tupy3 e comprei JSLG3.

Tô dividindo meu caixa remanescente (10% da carteira) para quedas em 88k e 85k. Se cair até lá, consigo aproveitar. Se subir dos 90k em diante, ótimo.

Ainda tenho 30% do patrimônio em renda fixa e manterei.

1 curtida

Com essas notícias que estão saindo desde ontem a noite , acho que vamos parar bem abaixo dos 88k.
Preparar o carrinho e comprar muita put.

1 curtida

Pois é…pior q nunca aprendo a ter reserva de emergências para essas baixas…qualquer din din q pego já vou comprando pensando já estar barato…hehe

1 curtida

Put era lá em cima, agora é risco.

1 curtida

Mas ninguém esperava uma queda assim , eu mesmo não esperava, tanto que comprei algumas coisas . Mas estou com 85% do capital pronto para comprar mais. Eu sempre estava postando noticias sobre a deterioração dos dados da economia e fiz uma venda quase total de tudo que eu tinha até com pequenos prejuízos e valeu a pena pois os ativos caíram muito mais .
Agora é meio que dar tiro.no escuro , não sabemos até onde vai esse momento de baixa de curto prazo. Porque se analisar graficamente temos um suporte em 88k. Mas se segunda acirrar mais os ânimos , pode já perder esse suporte e pelo visto ,tem tudo para isso !!!
Aí vamos para 85k , bolsa sem volume ,estrangeiros vendidos cadê a ponta compradora ?? Vai parar onde ??? Definir quando comprar que vai ser o problema…
Acho que essa semana vai ser a pior do ano.
Queria tudo ao contrário, mas fazer o que !

Com esse monte de notícia negativa, ainda da para ganhar !! Pouco mas tá bom.

Esse mercado é louco… pode ser uma baita arapuca. Qualquer notícia o troço vira.

@shion tb fiz essa besteira. Apesar de ainda ter uma reserva de emergência, eu queimei 30% dessa reserva comprando ações que já estavam descontadas demais, como a Utrapar e a Guar. Mas como dizem “o Brasil não é pra amdores” tb to pagando um pouco caro, com dificuldades para baixar os PM de algumas ações.

@ricces2000 @neilson Problema é justamente esse agora. Saber o que é topo e o que fundo e ter o minimo de noção de até onde vai essas quedas ( coisa que não muito facil ).

Já disse pra mim mesmo agora, só vou aportar pouca coisa e em cada queda acentuado e controlar os aportes para o PM não ficar muito Concentrado e dificil de baixar…apesar de que em algumas ações já esta ficando.

1 curtida

Invista em empresa de valor… daqui dez, quinze anos isso não fará diferença… bateu no seu valuation compra.

4 curtidas

Com certeza. Isso é o que me conforta nas quedas que não tenho grana para aportar ou qnd o PM está muito concentrado e o aporte geraria total desbalanceamento da carteira…Saber que estou comprando uma ação de uma empresa BOA ( AF ) e DESCONTADA ( Valuation ) me alivia, por conta da margem de segurança que dá.

1 curtida

Estou incrivelmente otimista. Várias notícias falando no recorde do dólar alto. Vcs sabem o que acontece quando noticiam que dolar tá a 4, né? Surge um raro senso de responsabilidade nos políticos e alguns longos impasses se resolvem. Não me surpreenderia se a Previdência fosse votada em meados de Junho.

Bolsa só cai abaixo de 85k se vier um black swan.

1 curtida

Citando a introdução de uma matéria do BUGG de ontem que achei interessante, e vou repassar aqui.

Tudo o que está acontecendo é absolutamente normal! As notícias são as piores possíveis! Cada vez que você lê algo já sabe que será motivo de queda na bolsa….é a reforma que não vem, o Bolsonaro que falou o que não devia, o ministro que roubou, a trade war, etc! Enfim, todos os eventos e comentários vão na linha do é momento para reduzir ou zerar as tuas ações! Praticamente NADA nem NINGUÉM vai te deixar animado ou confiante!

Mas calma, é assim mesmo! Por isso existe no mercado, uma coisa que chamamos: PRÊMIO DE RISCO! Aqueles que aceitam tomar o risco de fazer o que ninguém acha que deve ser feito…esses merecem recompensa! É assim na vida e é assim no mercado! Uma marca nova, um restaurante novo, etc…eles custam mais barato do que aquilo que está consolidado…sabe por quê? Pelo prêmio de risco!

Então o que eu tenho a dizer sobre o momento atual, é que o prêmio para os que assumem o risco de investir em bolsa agora, é substancialmente maior do que quando a bolsa estava nos 100k! Tome proveito disso!

Mas sou humano e digo para vocês…me sinto como o gênio e ídolo Rocky Balboa…apanhando e nas cordas…mas seguindo!!

FONTE: https://bugg.com.br/2019/05/18/carteira-will-20190520/

3 curtidas

Para um iniciante esse mercado está sendo bem tenso. Comecei a investir em fevereiro deste ano com o IBOV à 97k. Praticamente tudo que comprei derreteu!!! Continuei fazendo aportes mensais, em março com o IBOV a 99K. Só depois começou a baixar. Consegui manter a calma e continuei aportando e baixando o PM, mas o prejuízo tá grande. Vou ter calma e esperar as turbulências passarem. Me associei a boas empresas baseadas em AF pensando no LP. Por enquanto só os FIIs estão me dando alegrias.

4 curtidas

Mercado tem apresentado alta volatilidade. Para quem está iniciando na renda variável, é um pouco tenso mesmo. Mas vc com o tempo se acostuma. O que diria nestas horas é foque nos fundamentos da empresa. O mercado é sensível e exagerado. Uma hora o Brasil vai quebrar, e derrepente o mercado vira e o Brasil passa a ser o país que vai deslanchar.

Eu estava no mercado quando tivemos a forte queda de outubro 2008. Para quem não sabe, foram uns 6 circuit brakes em um intervalo de um mês. O sentimento geral era de que o mundo ia acabar, e o Ibov ia a zero. Era um desespero geral. Como eu já tinha um domínio básico de AF, consegui controlar o medo e fazer compras neste meio. Depois de alguns anos estas compras geraram a maior rentabilidade que já tive até hj. E aqui vem meu segundo conselho, tenha sempre uma reserva de capital fora das ações.

11 curtidas

É isso mesmo que estou fazendo. Dos 100% destinado a investimentos, ainda tenho 67% em RF e já aloquei 18% em ações e 15% em FIIs. Vou aproveitando as quedas e seguindo os conselhos dos mais experientes. Vc e os demais foristas tem me ajudado bastante. Obrigado.

5 curtidas

Como o @cadu, também passei por 2008. Inesquecível! :sweat_smile::sweat_smile::sweat_smile:Comecei com ações no final de 2004 e era só alegria. 2008 foi cruel, só quem viveu aquela loucura dos circuit breakers sabe realmente como foi difícil ter estômago para aportar. Lembro de amigos e familiares que sabiam que eu estava bastante alocado em Bolsa me ligando desesperados para me aconselhar a vender tudo. O que fiz, comprei mais e muito mais. Tinha muita empresa com fundamentos e lucros crescentes. A histeria coletiva rendeu oportunidades incríveis. Boa parte (a maior parte) do meu patrimônio atual veio desta época.

5 curtidas

Falou tudo Cadu. Inclusive, você entrou na melhor época da bolsa de valores kkk (quem entende de bolsa sabe disso). São nas épocas de crise que as melhores empresas estão com ações descontadas. O problema é que nesses períodos o mundo vai acabar e tem que ter sangue frio e ser racional nessas horas. Por fim, nesse quesito o que sustenta uma empresa são fundamentos.

3 curtidas

Ericpd, um ponto central em momentos de crises e quedas é você analisar os seguintes fatores: a) qual o tipo de crise que esta ocorrendo (dentro ou fora da empresa). Se for fora é mais possivel de analisar, já se for dentro tem que analisar mais de perto; b) como essa crise está afetando a empresa ou setor ou o país; c) os fundamentos, o posicionamento da empresa, market share da empresa possibilitam ela se sustentar; d) como essa crise pode refletir dentro da empresa. Esse é o ponto.
Exemplo: Petrobras - crise política dentro da empresa que afetou seus fundamentos; Cielo - crise no setor que está dificil no momento de ver uma luz no final do túnel; Crise de 2008 - na época foi muito difícil para todo mundo analisar, pois era uma crise dentro do epicentro da capitalismo (sistema financeiro mundial, EUA, Nyse, grandes bancos, efeito domino); Janeiro de 2016 - devido a crise política no Brasil haviam várias ações de empresas excelentes descontadas.

Observação: quando começar a ocorrer queda das ações de certas empresas, especuladores comecam a operar vendido e isso influencia mais ainda a queda.

8 curtidas

Pensando assim, como analisamos a GRND?

Crise política…Crise no setor (por causa da economia)…mas a diretoria está perdida. O fato da diretoria estar perdida afeta os fundamentos, correto? Acaba virando um caso delicado?!

1 curtida

De tudo isso, só o que me incomoda é a governança. Isso pra mim foi brincar de dirigir empresa, postura que nunca vi na Grendene, sou sócio há 3 anos e vou encerrar minha posição na empresa, não gostei. Tomara que seja só um deslize e dê muito lucro, mas pra mim não serve mais. Não dá pra ir na frente de todo mundo e falar não sei o que aconteceu…