Só pra refletir e o que vou dizer vale pra mim tb:
Será que as ações perderam seu desconto mesmo ?? será mesmo que vc internalizou a filosofia do TEMPO VENCE TAXA ou ainda esta dizendo da boca pra fora ( caso vc faça aportes como eu todo mês religiosamente e caso invista par LONGO PRAZO ) ??
Sabemos que a bolsa esta lateralizada e ela irá oscilar bem mais até termos a certeza da previdencia ser aprovada, mas se não tivesse tido essas quedas e esse “desconto” nos ultimos dias será que deixaria de fazer seus aportes, como esta deixando agora ? eu acredito que não ! tenho certeza que vc faria seus aportes normalmente e acharia que as ações já estão bem descontadas. Contudo, pq conta que a bolsa caiu um pouco mais vc internaliza no seu consciente que esta fazendo um mal negocio, mas estais se esquecendo que as ações aqui analisadas já estão e continuam bem descontadas.
Não estou dizendo para pegar a grana e aportar amanha, até pq eu tb estou em standby nos proximos dias, mass parece mais querer pegar a ação no fundo, querer adivinhar o fundo, para assim achar que esta fazendo um ótimo negocio. Mas como vc mesmo disse, TEMPO VENCE TAXA para aportes mensais. Vc já esta fazendo um Otimo negocio !
Vou usar a GUAR como EX.: o @cadu já fez a analise dela e o potencial de valorização passa dos 200%…Hoje ela subiu 5% da cotação mais baixa que ela atingiu. Quer dizer que ela deixou de ser atrativa ?? NÃO ! mil vezes NAÃO ! olha o potencial de valorização dela. Vc deixou de lucrar 5% dos possíveis 200%. Isso não é nada. Ai a pessoa pega e não aporta pq a bolsa subiu e o “desconto” acabou ?!? Vc pode esta perdendo uma otima oportunidade, pois se vc ficar esperando ela voltar para dos R$ 14.20, pode ser que isso não acontece e a cada dia que se passa ela pode ficar mais cara, ai qnd isso acontecer é que vc resolverá aportar nela ( por incrivel que parece é isso aqui que acontece…"Não vou aportar agora pq ela vai cair mais, ai ela sobe 10% e é aqui que vc acaba aportando ) ? Como investimos para LP ( pelo menos eu invisto ) esses preços provavelmente vc não voltará a ver.
Se a bolsa engrenar alta vc deixará de aporta pq achará que ela esta cara ? Creio que não e vc será forçado a aumenta o PM das suas ações pq a cotação dela subiu, e isso vai te trazer prejuizo ? Não, pq ela ainda tem potencial de valorização. Os preços que estamos vendo hoje, provavelmente não se verá no final do ano se a previdencia for aprovada. Ai vc vai deixar de aportar na ação pq ela subiu ? vc vai deixar de aportar numa ação boa que ainda tem um alto potencial de valorização pq ela subiu 5% ? Se a bolsa subir para 100k vc vai deixar de fazer seus aportes sempre esperando ela cair ou sempre achando tudo “caro” sem está, ? e se ela não cair ou cair muito pouco ? acho que não. pois a ação ainda não atingiu o preço alvo. todo o seu potencialmente de valorização.
Não estou dizendo isso, mais uma vez, para aportar amanha ou depois de amanha, mas resumindo, querer sempre pegar a ação o mais descontado possível pode fazer vc perder otimas oportunidades. Se fez o valuation e ela já esta descontada, vá comprando aos poucos, se cair compra mais, se subir e tiver longe do seu potencial de valorização compra mais tb sem medo de aumentar o PM, pois vc será forçado a fazer isso no longo prazo.
…e mais uma vez pra quem aporta grandes quantias em dinheiro isso não vale muito, pois a taxa irá importar no final das contas.