Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Só pra refletir e o que vou dizer vale pra mim tb:

Será que as ações perderam seu desconto mesmo ?? será mesmo que vc internalizou a filosofia do TEMPO VENCE TAXA ou ainda esta dizendo da boca pra fora ( caso vc faça aportes como eu todo mês religiosamente e caso invista par LONGO PRAZO ) ??

Sabemos que a bolsa esta lateralizada e ela irá oscilar bem mais até termos a certeza da previdencia ser aprovada, mas se não tivesse tido essas quedas e esse “desconto” nos ultimos dias será que deixaria de fazer seus aportes, como esta deixando agora ? eu acredito que não ! tenho certeza que vc faria seus aportes normalmente e acharia que as ações já estão bem descontadas. Contudo, pq conta que a bolsa caiu um pouco mais vc internaliza no seu consciente que esta fazendo um mal negocio, mas estais se esquecendo que as ações aqui analisadas já estão e continuam bem descontadas.

Não estou dizendo para pegar a grana e aportar amanha, até pq eu tb estou em standby nos proximos dias, mass parece mais querer pegar a ação no fundo, querer adivinhar o fundo, para assim achar que esta fazendo um ótimo negocio. Mas como vc mesmo disse, TEMPO VENCE TAXA para aportes mensais. Vc já esta fazendo um Otimo negocio !

Vou usar a GUAR como EX.: o @cadu já fez a analise dela e o potencial de valorização passa dos 200%…Hoje ela subiu 5% da cotação mais baixa que ela atingiu. Quer dizer que ela deixou de ser atrativa ?? NÃO ! mil vezes NAÃO ! olha o potencial de valorização dela. Vc deixou de lucrar 5% dos possíveis 200%. Isso não é nada. Ai a pessoa pega e não aporta pq a bolsa subiu e o “desconto” acabou ?!? Vc pode esta perdendo uma otima oportunidade, pois se vc ficar esperando ela voltar para dos R$ 14.20, pode ser que isso não acontece e a cada dia que se passa ela pode ficar mais cara, ai qnd isso acontecer é que vc resolverá aportar nela ( por incrivel que parece é isso aqui que acontece…"Não vou aportar agora pq ela vai cair mais, ai ela sobe 10% e é aqui que vc acaba aportando ) ? Como investimos para LP ( pelo menos eu invisto ) esses preços provavelmente vc não voltará a ver.

Se a bolsa engrenar alta vc deixará de aporta pq achará que ela esta cara ? Creio que não e vc será forçado a aumenta o PM das suas ações pq a cotação dela subiu, e isso vai te trazer prejuizo ? Não, pq ela ainda tem potencial de valorização. Os preços que estamos vendo hoje, provavelmente não se verá no final do ano se a previdencia for aprovada. Ai vc vai deixar de aportar na ação pq ela subiu ? vc vai deixar de aportar numa ação boa que ainda tem um alto potencial de valorização pq ela subiu 5% ? Se a bolsa subir para 100k vc vai deixar de fazer seus aportes sempre esperando ela cair ou sempre achando tudo “caro” sem está, ? e se ela não cair ou cair muito pouco ? acho que não. pois a ação ainda não atingiu o preço alvo. todo o seu potencialmente de valorização.

Não estou dizendo isso, mais uma vez, para aportar amanha ou depois de amanha, mas resumindo, querer sempre pegar a ação o mais descontado possível pode fazer vc perder otimas oportunidades. Se fez o valuation e ela já esta descontada, vá comprando aos poucos, se cair compra mais, se subir e tiver longe do seu potencial de valorização compra mais tb sem medo de aumentar o PM, pois vc será forçado a fazer isso no longo prazo.

…e mais uma vez pra quem aporta grandes quantias em dinheiro isso não vale muito, pois a taxa irá importar no final das contas.

7 curtidas

Uma estratégia de “dinâmica” de repartição do capital é estipular um percentual para cada classe de ativo (ex: 50% em ações e 50% em FIIs) e de tempos em tempos rebalancear a carteira, vendendo o que subiu demais e comprando o que estiver descontado.
O racional da estratégia é que ao fazer esse rebalanceamento você estaria vendendo o que está caro e comprando o que está barato.
No entanto, essa estratégia só faz sentido para mim se for possível assegurar que todos os ativos da carteira são ativos de bom valor intrínseco, especialmente aqueles em que vão ser alocados os recursos obtidos através da venda dos ativos que mais se valorizam. Em outras palavras, é preciso garantir que os ativos que se desvalorizaram (ou que simplesmente não subiram tanto) se comportam dessa forma devido à irracionalidade do mercado, e não à deterioração de seus fundamentos, pois, do contrário, você estaria apenas vendendo bons ativos para comprar maus ativos.
Eu não sigo essa estratégia à risca por achar que nem sempre é conveniente vender um ativo apenas porque ele subiu mais do que outro ativo.
Prefiro trabalhar com preço teto e ir fazendo os aportes mensais nos ativos que naquele momento estiverem mais descontados.Da mesma forma, as vendas são efetuadas quando o ativo ultrapassa o valor que considero justo ou quando enxergo alguma oportunidade melhor.
Exemplificando, recentemente vendi HGLG perto dos $160 pois além de a cotação ter subido demais sem o DY não ter acompanhado o gestor divulgou nova captação ainda tendo recurso em caixa da emissão anterior sem divulgar um pipeline decente. Com os recursos, aportei em ALZR.

6 curtidas

Não gosto muito da estratégia de rebalancear automaticamente a carteira. Entendo que isso simplifica as coisas, e meio que te obriga a comprar a classe que caiu mais. Mas tenho minhas dúvidas da eficiência disso a LP.

E achei estas duas colocações muito boas:

11 curtidas

Eu tb não gosto muito dessa ideia de rebalanciamento de carteira. Tento manter proximidades de % entre eles, mas sempre que é possível fazer isso. Pois, como não tenho grana ilimitada isso pode me fazer perder uma otima oportunidade de comprar uma ação que esta muito mais descontada do que a ação que eu teria que comprar pra rebalancear a carteira ( a ação que ficou para trás ).

2 curtidas

Eu era um deles ! Só notícia ruim a semana inteira ,fiquei esperando chegar segunda para comprar e comprei pouco. Não acreditei que fosse subir tanto e tão rápido ! E olha que eu gosto de comprar quando está subindo . Acho que perdi o timing dessa vez.
Parabéns aos que conseguiram fazer boas aquisições !!!

2 curtidas

Gostei muito das opiniões de vocês, mas deixa eu detalhar um pouco mais.
Claro que essa estratégia que citei não seria utilizável a todo tempo, pois sabemos que após a reforma a tendência é que as ações fiquem com o preço bem mais alto que os nossos PM.

O que quero dizer é: Vamos supor que chega o dia de você fazer seu aporte mensal, você verifica sua carteira e vê que as todas ações naquele momento estão caras, não perderam seus fundamentos mas está com o preço elevado, o que você faz? Ahh, vou ficar de standby e esperar uma semana…, após isso elas continuam com um preço que você avalia caro, o que você fará com seu aporte mensal? Aí entra a opção que citei, de investir em FIIs, até a ação não estar mais cara de acordo com sua análise e você faz a troca. Entendeu?

Por exemplo, tava de olho na ITSA4, ITUB3, ENBR3 e PSSA3, tirando a PSSA3 acho que todas estão com o preço caro no momento, mas no caso da cotação da semana passada eu achava um preço justo, porém não pude fazer o aporte pq não tinha $$ no momento, mas se eu tivesse os FIIs, poderia ter vendido e comprado.

Ou seja, não seria uma estratégia pra comprar as ações no fundo, no qual realmente poderia perder várias oportunidades esperando isso acontecer, mas uma estratégia pra quando eu fosse realizar meu aporte mensal e não houvesse ações na minha carteira com o preço justo no momento.

5 curtidas

Realmente as subidas foram muito fortes e em pouco tempo, o que nos tira a segurança de achar que estamos fazendo uma boa compra, mas eu pergunto de novo:estão caras mesmo ??? …O ponto que concordo é de não fazer o aporte nos proximos dias pois não sabemos se essa tendencia de alta irá se confirmar, então pode ser que o ibov cai e devolva essa subida, mas vc não estará fazendo um mal negocio comprando agora não, mesmo que ela caia amanha, só estará deixando de ganhar um pouco mais, que no LP, com aportes mensais não fará diferença.

Vou usar a ENBR como ex agora e vou colar o valuatuion do @cadu
“Empresa ENBR3
Cotação atual 17,96
Preço alvo pelo PSBe esta em 46,59 com potencial de crescimento de 159%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 6% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 41,02.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de -6% p/ os próximos 5 anos.”

Agora olha a cotação atual dela ( 18.90 ) e o potencial de valorização dela 159% ( R$ 46,59 ). Ela subiu 4/5%. Serio mesmo que tu acha que perdeu o bond ? ai eu pergunto, quer dizer agora que tu não vai mais comprar ENBR nem hj nem mês que vem se ela subir mais ? vc vai ficar com os lotezinhos que vc tem agora e pronto ?? a não ser que tu compre 50k/100k de uma vez essa subida de hj não vai fazer nem cosquinha nos ganhos que vc terá no LP. Pq tu for deixar pra comprar mais no mes que vem achando que ela esta cara hj, ai mes que vem ela esta com uma cotação de 15% a mais da de hj, tu vai continuar dizendo que tá cara e não vai comprar ela ? ou tu só compra se tiver abaixo de 17.00, por exemplo, e pronto. Pq se for isso, pode ser que tu nunca mais compre ações dela. Se lembre dos dividendos, bonificações e etc e farão o seu PM cair ainda mais no LP.

9 curtidas

Qnto a essa estrategia que vc citou. Se eu entendi bem, seria deixar o dinheiro em uma liquidez imediata ( em um Fii de baixa volatividade ) esperando no mes uma queda ou uma melhor oportunidade de entrada para comprar a ação em vez de deixar o dinheiro parado na conta da corretora.Se for isso, eu lembro que perguntei aqui no forum meses atrás e algumas pessoas aqui fazem isso. Gostei bastante dela, pois vc não tem que esperar um dia para liquidação se vc deixar em liquidez diaria. Mas tem seus riscos, pois mesmo sendo de baixa volatividade o FII pode ser que no momento que vc queria vender para compra a ação desejada vc esteja com retabilidade negativa ( muito ou pouco a depender do Fii ).

4 curtidas

Exatamente, como você disse tem o risco de sair com o valor negativo (mas se for baixa volatilidade, será um valor muito baixo).

Sobre a parte do aporte mensal “independente” do preço da ação, concordo em partes. Realmente se a ação crescer como o esperado, como o exemplo da ENBR3 chegando a 40 reais, aí a LP não vai fazer diferença. O problema é se os fundamentos da ação mudarem nos anos seguintes e ela começar a perder o valor, então se você comprou por um valor mais baixo, tem menor risco de sair no negativo na ação, por isso acho interessante fazer o aporte após analisar se naquele momento a cotação está com preço justo, e não simplesmente aportar confiando que ela vai subir.

4 curtidas

Sim sim. Concordo plenamente. Não Buy and Esquece. É comprar e ficar acompanhando os balanços, casos eles comecem a piorar, a ação vai perdendo atratividade e tiver outras mais atrativas, ai vai desmontando posição e remotando na outra ação. Foi o que muita gente fez aqui com a Grendene, trocando por GUAR…e como vc mesmo disso, caso vc consiga comprar mais barata a ação, vc terá mais margem de segurança pra sair dela se ela perder seus fundamentos…O Valuation esta ai justamente para isso, nos da essa margem de segurança na hora de comprar e caso ela ainda caia mais, melhor ainda, compra mais kkk.

3 curtidas

Será que vale mais a pena do que ter tesouro ou fii de papel pra oportunidades? https://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/8325651/itau-lanca-etf-com-titulos-publicos-com-aplicacao-minima-de-r-67-conheca

2 curtidas

Comparando com FIIs, o ETF de renda fixa possui menos risco, mas tem uma rentabilidade menor.

Comparando com o tesouro direto, o ETF tende a render menos, pois tem cobrança de taxas, porém tem a vantagem da maior liquidez e praticidade de alocar/retirar capital. Mas cabe ressaltar que compra/venda antes de 30 dias incide o IOF.

Acho que é mais uma opção de investimento (assim como já tinhamos o ETF de renda fixa da Mirae), mas não muita vantagens nele. P/ formar um caixa reserva, ainda vejo os FIIs com uma atratividade superior.

5 curtidas

Obrigado Cadu!

Interessante nem tava sabendo dessa possibilidade, como não tenho conhecimento e nem confiança para escolher FII ainda é uma opção, msm q renda pouco, principalmente para prazo menor que um ano, já q para investir diretamente em TD o IR é regressivo. Além das vantagens de disponibilidade imediata (se tiver liquidez) em vez do D+2 do TD.

1 curtida

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-de-investimento/noticia/8325651/itau-lanca-etf-com-titulos-publicos-com-aplicacao-minima-conheca

Um ponto central também é acompanhar os setores em que as empresas estão inseridas e a macroeconomia do país (essa pode estimular ou destruir setores).

1 curtida

Com certeza. Eu estava lendo sobre isso semana passada e vi que alguns setores estão sendo muito afetados e estão muito no no vermelho com essa situação economica do país. Entre eles, os setores da construção civil, varejo em geral, alimentos, saude…Então, Podem ser otimas oportunidades agora ( pegar bons descontos ), pois com a aprovação da reforma e o aquecimento da economia esses setores voltarão a crescer bem.

1 curtida

Parece até sacanagem, hoje faltou monte de pacientes e tive como acompanhar o Ibovespa até agora…
Comprei mais guar3 a 15,29 , 15,33,15,35.
Abri posição em vlid3 a 14,09 , 14,11 , 14,15.
Acho que vou comprar mais ugpa3…

2 curtidas

Pessoal, nessa estratégia de comprar FIIs para vender no curto/médio prazo e aproveitar oportunidades de ações, quais vocês recomendam? Hoje tenho uma reserva no CPTS11B, mas gostaria de usar mais de um por ser menos arriscado.

2 curtidas

Hoje pensaria em GGRC, MAXR e JSRE.

4 curtidas