Duvida de iniciante, qual a importância entre a liquidez da ação on e da pn de uma empresa?
Não entendi muito bem a pergunta. Acho que se refere a uma empresa que tem baixa liquidez na ON, e uma alta na PN, tipo UNIP por exemplo. Bem, aí depende de muitos fatores, mas o principal deve estar ligado a governança. Eu geralmente escolho a classe mais barata p/ investir, desde que tenha uma liquidez mínima. Em outros casos eu prefiro pagar um pouco mais caro (como em UNIP3) p/ ter uma maior proteção como investidor.
Fiz isso há uns dias atrás. Em menos de 1 ano rendeu pouco menos de 50% após taxas e impostos, mais do que várias das minhas ações. Acho que não é algo que você vê todos os dias com um título de renda fixa.
Liquidez é algo relativo. A falta dela pode causar dificuldades em entrar ou sair do papel depende do tamanho da tua posição em relação ao volume negociado.
Em 90% dos casos não é algo que me afete. Mas a meta é chegar no dia em que eu poderia, sozinho, derrubar ou inflar uma ABEV ou um BBDC
Eu me mantive no TD mas converti minha posição para Tesouro Selic e vou me manter assim até que possa desenhar melhor qualquer cenário. Já mencionei algumas vezes, mas acredito que seja historicamente uma posição arrojada se manter em títulos com taxas no patamar atual. Controle do orçamento pode reduzir a inflação, o que afeta os juros: talvez seja o principal argumento que sustente uma opinião contrária. Mas acho que isso desconsidera não só o fator psicológico de sermos um país de inflação alta, mas da dependência de commodities e dólar portanto, e o simples fato de a economia não ser algo que você regula com um botão. Hoje, na calmaria, é fácil ver um futuro bonito, de crescimento, baixa inflação e juros baixos, mas eu não colocaria meu dinheiro nisso. Minha opinião.
Não acha que está mais interessante GOAU4 ao invés de GGBR3?
Sr_fouquet, ainda tem o detalhe dos juros nos EUA, pois a taxa básica la está em torno de 2.5% e a taxa prime 5.5% (essa é usada para quase tudo lá e ela é a soma da taxa básica + 3% - seria o nosso CDI aqui).
Eu não consigo imaginar juros basicos no Brasil menor que nos EUA. Inclusive, nosso CDI aqui é atrelado a Selic.
Eu tb estou posicionado uma parte no TD Selic.
Não acho…
@sr_fouquet e @cadu poderia explicar melhor sobre este fato por gentileza.
Desse episódio da goau da subscrição para honrar dívidas.
Estou consultando aqui, foi no último trimestre de 2015. Segue um resumo:
No 3T15:
Total de ações: 412 (milhões)
Dívida CP: 1.341
Dívida LP: 1.068
Prejuízo líquido (3T15): -1.013
1 anos após a Emissão:
Total de ações: 914 (milhões)
Dívida CP: 112
Dívida LP: 1.351
Foram emitida 500 milhões de ações (uma subscrição de 121% do capital social) ao preço de R$1,80. 365 dias antes, as mesmas eram cotadas a cerca de R$14,00.
Esse revogação da delação do EX diretor da HYPE ta custando caro viu…e a queda continua. De 31 caiu para 28.
Obrigado pela resposta. Concordo que a holding tem um risco um pouco maior que a Gerdau, mas o controlador já fez algumas sacanagens com os minoritários, essa emissão de debentures conversíveis em ações foi a última e ainda podem ter conversões a serem feitas já que as conversões vão até setembro ou outubro deste ano. Mas vou fazer um contraponto, como o controlador é o mesmo não vejo tanta diferença em relação a problemas societários ao estar exposto na GGBR ou na GOUA. Caso haja uma recuperação da industria siderúrgica nacional, a goua um pouco mais alavancada tende a ter um resultado melhor e caso a industria vá mal a ggbr tende a ter um resultado melhor.
Comprei a Tris e a Trpl e ambas com crescimento de aprox 8%.
Estou de olho na Guar3, mas estudando melhor ela.
Nesse cenário atual, está sondando quais empresas?
Essa é a carteira atual. Acabei indo de TRPL4, fiquei na dúvida com a ENBR3, mas fiquei com ela. O que acham das proporções?
TRPL paga otimos dividendos, mas não custa nada alerta, caso vc não saiba, mas:
1- As ações delas são negociadas na PN ( não tem tag along )
2- Baixa liquidez nas ON’s ( o tag along só cobre 80% e não 100% )
3 - O controlador possui 89,5% das ON’s, assim só tem 10,5% das ON sendo negociadas
…com isso já fica claro que ela não quer ter sócios minoritários na empresa, só quer quem a financie e sem proteção nenhuma…continuando…
4- Governo tem uma Mão na empresa - Tem participação da Eletrobras ( por volta de 10% )
Eu não me garantiria no setor eletrico só com a TRPL, por conta de todos esses riscos, eu diversificaria com outras do setor eletrico, no caso com a ENBR3.
Muito obrigado pelos esclarecimentos @a103,já estava pensando em aguardar uma subida e reverter em ENBR3 que tem melhor diversificação.
@marcoantonio essa tabela é de algum site ou você que fez?
Poderia compartilhar?
Planilha do Douglas lombello.
Procura no Google, é grátis.
Empresas assim não é bom ficar posicionado nela muito tempo não. É lucrar e pular fora.