Como o @guipasqual falou, tudo vai depender da qntd de dinheiro que vc vai aportar de uma só vez numa ação. Se vc for aportar 40/50k de uma vez, então o preço de compra importa. Mas se vc for fazer aportes mensais de 2/3/4k o PREÇO nao importa muito, o que importará será o VALUATION.
Caso vc se enquadre na opção de fazer pequnas compras de 2/3/4k por mes, então se preocupe em escolhe empresas com bons fundamentos, isso é o mais importante, se estiverem descontadas melhor ainda. Compre. Se não estiverem descontadas, mas, por outro lado, tiverem ainda um otimo potencial de valorização, compre do mesmo jeito. Mesmo que elas estejam subindo e vá fazendo PM. Não importa se o PM vai subir, pois a ação iainda terá um ótimo potencial de valorização. EX.: ENBR3 que tem potencial de chegar proximo dos 40 reais a cotação. Já subiu 15% desde que foi indicada aqui no CAFI, mas ainda tem muito o que valorizar, então pra LP ela ainda esta muito boa pra comprar.
Tem um video de um youtube que agora não lembro, que ele montou uma carteira virtual com apenas 4 acções, entre elas GRendene, wege e vale e faz aportes religiosos de 2k nelas todo mes no mesmo dia sem se importar com o preço. Não esperava cair ou subir, só comprava e mesmo assim, a carteira dele teve nos ultimos 3 anos uma rentabilidade media anual de 20%. Nada mal, hein, pra quem naão olha pro preço. Mais uma vez o que mais importante são os fundamentos da ação seguidos do Valuation, pra te dar uma segurança que ou vc esta comprando uma ação descontada e com otimo potencial de valorização ou não descontada, mas com otimo potencial de valorização ( vai lucrar do mesmo jeito, só não tanto de quem comprou com um desconto maior, mas como disse, se vc é daqueles que faz pequenos aportes todo mes, isso não fará diferença, pois será diluido esses valores no decorrer dos anos ). Nesse mesmo video que citei, ele comparou com alguem que comprava as mesma ações qnd elas tinham pequnas quedas e o resultado, a diferença de que não olhava o preço foi insignificante, mens de 5% no LP. Bote isso na cabe, pra quem faz pequenos aportes o preço será diluido no LP.
Quanto a como fazer aportes, isso ai vai de cada um. Eu por ex.: se tenho 2k pra investir em uma ação eu prefiro dividir em 2 ou 3 aportes. Assim, não corro o risco de comprar no topo, apesar de tb nao comprar no fundo. Mas como é difícil determinar topo ou fundo, eu prefiro fazer assim.