Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Como o @guipasqual falou, tudo vai depender da qntd de dinheiro que vc vai aportar de uma só vez numa ação. Se vc for aportar 40/50k de uma vez, então o preço de compra importa. Mas se vc for fazer aportes mensais de 2/3/4k o PREÇO nao importa muito, o que importará será o VALUATION.

Caso vc se enquadre na opção de fazer pequnas compras de 2/3/4k por mes, então se preocupe em escolhe empresas com bons fundamentos, isso é o mais importante, se estiverem descontadas melhor ainda. Compre. Se não estiverem descontadas, mas, por outro lado, tiverem ainda um otimo potencial de valorização, compre do mesmo jeito. Mesmo que elas estejam subindo e vá fazendo PM. Não importa se o PM vai subir, pois a ação iainda terá um ótimo potencial de valorização. EX.: ENBR3 que tem potencial de chegar proximo dos 40 reais a cotação. Já subiu 15% desde que foi indicada aqui no CAFI, mas ainda tem muito o que valorizar, então pra LP ela ainda esta muito boa pra comprar.

Tem um video de um youtube que agora não lembro, que ele montou uma carteira virtual com apenas 4 acções, entre elas GRendene, wege e vale e faz aportes religiosos de 2k nelas todo mes no mesmo dia sem se importar com o preço. Não esperava cair ou subir, só comprava e mesmo assim, a carteira dele teve nos ultimos 3 anos uma rentabilidade media anual de 20%. Nada mal, hein, pra quem naão olha pro preço. Mais uma vez o que mais importante são os fundamentos da ação seguidos do Valuation, pra te dar uma segurança que ou vc esta comprando uma ação descontada e com otimo potencial de valorização ou não descontada, mas com otimo potencial de valorização ( vai lucrar do mesmo jeito, só não tanto de quem comprou com um desconto maior, mas como disse, se vc é daqueles que faz pequenos aportes todo mes, isso não fará diferença, pois será diluido esses valores no decorrer dos anos ). Nesse mesmo video que citei, ele comparou com alguem que comprava as mesma ações qnd elas tinham pequnas quedas e o resultado, a diferença de que não olhava o preço foi insignificante, mens de 5% no LP. Bote isso na cabe, pra quem faz pequenos aportes o preço será diluido no LP.

Quanto a como fazer aportes, isso ai vai de cada um. Eu por ex.: se tenho 2k pra investir em uma ação eu prefiro dividir em 2 ou 3 aportes. Assim, não corro o risco de comprar no topo, apesar de tb nao comprar no fundo. Mas como é difícil determinar topo ou fundo, eu prefiro fazer assim.

5 curtidas

Escolha bem as empresas e aporte com regularidade e disciplina. Vai ter meses em que você vai pagar mais barato e meses em que vai pagar um pouco mais caro, mas na média as oscilações se compensam e no longo prazo essas variações produzem diferenças inaignificantes (ainda mais se comparadas com a dificuldade de se acertar sempre os fundos e com a possível perda de oportunidades).
Mantenha o foco nas variáveis que você pode controlar (estudo, aumento da tua renda extra bolsa, disciplina, etc) e monitore aquelas sobre as quais você não tem poder de influir, mas sem deixar que isso te estresse demais ou te tire do jogo. Risco e insegurança sempre vão existir no mercado, o jogo é esse mesmo.

4 curtidas

Se não me engano foi o Leandro Cabral do canal 500 pratas.
Ele montou uma carteira “fictícia” e faz aportes mensais nelas de 2.5k/mês em ativos (ações e Fiis) de valor, com foco em geração de renda através dos proventos a longo prazo.

2 curtidas

Isso, é esse cara mesmo. Acho interessante o fato dele ter feito a analise colocando uma tabela de valores e comparando o cara que sempre tentou comprar o mais barato possivel ( nas quedas ) com o cara que não estava nem ai e só comprava todo mês. Até hoje não tinha visto alguém comprovando objetivamente, com numeros, que o preço não é o mais importante, mas sim fazer aportes com regularidade em ações com bons fundamentos e que tenham otimo potencial de valorização.

1 curtida

Bom, não vi o video. Mas as simulações que já vi não levam em consideração que temos uma infinidade de ativos para escolher.
A minha estratégia se assemelha a da CAFI por exemplo. Não é simplesmente esperar o preço mais barato de um ativo, mas sim analisar quais estão mais baratos. Aporto todo mês, mas não necessáriamente no mesmo ativo e nem esperando o preço mais barato.

Eu aporto todo mês, porém cada vez que aporto escolho o ativo que acredito estar mais barato. Não me importo em equilibrar carteira, mas sim em comprar empresas boas a preços bons, e se não tiver nada barato compro renda fixa ou fii até encontrar algo bom e barato.

7 curtidas

Entrei em Duratex, 10,01/10,02.
Aporte fracionado ajuda bastante !!!

Aumentando posição em MDIA3 a 38,45.

35 ? eu fui olhar pra comprar tb. No 35 compro facil kkkk, mas a cotação aqui tá em 38.

1 curtida

Artigo sobre a Trisul:
https://br.investing.com/analysis/trisul--o-mercado-e-maniaco-depressivo-200430035

Só não entendi por que ele fala que TRIS3 está no mesmo preço de EZTC3, os múltiplos estão todos diferentes (pelo menos no fundamentus, vai ver tem algum erro). Talvez seja a relação P/VP que está próxima?

2 curtidas

kkkkkkkkk erro de digitação. 38,45!!!

Isso mesmo, ele compara o P/VP. Análise bem tosca por sinal.

3 curtidas

Não resisti :joy:
Início de posição em Tris3 a 6,35.

3 curtidas

boa tarde CADU

Ta valendo a pena a subscrição de OUJP12 na sua opinião?

Para acrescentar essa Teoria de Preço Importa ou Não Importa foi desenvolvida no mercado americano, devido a grande gama de pequenos investidores na Bolsa de Valores de lá.

Para lá existem três estratégias que são muito usadas e, inclusive, existem vários estudos e discussões por lá.

a) Dollar Cost Averaging – refere-se ao preço médio do dólar, ou seja, o preço diário do dólar. Ela prega a teoria de você aportar (investir) na ação da empresa X de forma contínua sem se preocupar com o preço (mensal, bimestral, semestral, anual etc). Por outro lado, procurando sempre analisar e estudar os fundamentos e perspectivas futuras da empresa/negócio. Ela é sugerida para investidores iniciantes, pois assim eles ingressarão aos poucos na bolsa de valores, se familiarizando com a lógica da bolsa de valores e se vier algum período de queda, o investidor não sofrerá muito, pois fez uma entrada cuidadosa na bolsa de valores. O ponto central que eles pregam é que nesse período o investidor deve procurar estudar e entender o funcionamento da bolsa de valores e assuntos sobre análise técnica e fundamentalista, além de aprender analisar empresa (negócio, setor etc), pois assim definirá o seu perfil de investidor. Algo importante é o investidor estudar, analisar e observar a si mesmo.

b) Value Averaging – refere-se ao valor médio ou preço médio da cotação da ação investida. Essa estratégia foca em fazer preço médio ao longo do tempo com ações que você pretende levar para o médio ou longo prazo. Ela é mais indicada para os investidores que já tem algum tempo de bolsa de valores (6 meses a dois anos), pois já terão uma noção melhor do funcionamento da bolsa de valores e de como analisar empresas, negócios e investimentos. Em termos de retorno financeiro ao longo do tempo ela surte efeitos mais positivos que a estratégia Dollar Cost Averaging.

c) Lump Sum Payment ou Investment – refere-se ao montante fixo, global ou total. É a estratégia em que você faz um aporte de um montante fixo e alto na ação de uma empresa em algum momento. Ela é indicada para investidores experientes e que já possuem um tempo de bolsa de valores e um patrimônio em crescimento e diversificado. Geralmente, é uma estratégia muito usada em períodos de crise, pois encontra-se ações de excelentes empresas com preço descontado. Nos EUA existem alguns investimentos focados em aposentadoria e herança onde as famílias fazem aporte de um montante fixo e alto para um longo período.

Por fim, o aprendizado que fica é o seguinte:

a) Investidor iniciante – começa com a estratégia Dollar Cost Averaging, pois entrará aos poucos na bolsa de valores. Assim não sofrerá muito com os períodos de queda, pois alocou pouco capital na bolsa de valores. Um ponto central é o investidor procurar estudar e entender sobre investimentos, renda variável, bolsa de valores e o seu perfil de investidor.

b) Investidor com tempo de casa (6 meses a dois anos) – pode e deve colocar em prática a estratégia do Value Averaging (Preço Médio), pois a médio e longo prazo ela tende a maximizar o retorno em relação a Dollar Cost Averaging.

c) Investidor experiente – geralmente usam tanto as duas anteriores como a Lump Sum, pois já tem conhecimento suficiente e já acompanha os altos e baixos da bolsa de valores.

Por fim, existe também uma discussão em relação aos mercados eficientes e não eficientes levando em consideração se o preço importa ou não importa (essa eu já ouvi falar, mas não li nada sobre ela).

13 curtidas

Está valendo sim, é um ótimo fundo que vem conseguindo gerar valor p/ os acionistas. Eu vou diminuir metade da posição atual, p/ subscrever a totalidade que tenho direito.

5 curtidas

Um analista profissional e conhecido como o Bruce fazer uma análise dessas é o fim, né? O cara tem 10, 20 indicadores para analisar, além de perspectivas futuras de ambas. Porém, define que a Trisul está cara baseada em apenas 1 indicador, que sozinho não diz quase nada… Meu Deus!!

4 curtidas

Caso eu venda toda minha posição ainda terei direito a subscrição?

agora sim pq ja passou a data “COM”

Positivo