Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Concordo com o que você disse, mas da mesma forma que o colega a103, o que talvez você não tenha percebido é que o preço médio, em tudo o que você relatou, em nada interfere na sua tomada de decisão.
Toda a sua tomada de decisão foi baseada em outros critérios, como você mesmo colocou:

O seu critério foi o preço da ação e o fato de vc querer manter a fundamentação da carteira. Para você o benefício de manter a fundamentação da carteira mais do que compensa o custo mais elevado de aquisição do ativo (preço) quando comparado a relação benefício/custo de outros ativos. Perfeito, pessoalmente eu acho que é assim que tem que ser feito
O fato do seu PM ter subido muito ou pouco é irrelevante, isso é consequência dessa sua avaliação. Se o PM é sua referência, OK, mas não foi ele o seu parâmetro de decisão, mas sim o preço que você pagou na ação.

Por isso, na minha opinião, ficar falando em PM não faz qualquer sentido.

edit: O problema do PM para tomada de decisão é que ele te remete a uma escolha que você fez em uma circunstância provavelmente diferente da atual. Uma vez que você tenha comprado um ativo, é isso o que você tem em carteira, um ativo, e não o preço que você pagou por ele.
Quanto ao PM e rentabilidade de longo prazo, concordo. Saber a rentabilidade é importante na medida que ter permite avaliar suas escolhas no passado, e ver onde você errou e acertou.

1 curtida

Mas o PM não é motivo pra tomar a decisão de comprar ou não. É outra confusao que esta havendo qnd eu , e acho que os demais que usam o termo, qnd citamos o termo PM. O PM serve mais como controle mesmo dos valores que estão sendo pagos no somatório de todas as açoes daquela empresa que vc tem e não o fator que irá determinar a compra ou não da ação. É tanto que quem faz PM não esta se importando em que a ação suba, pois o que esta sendo levado em consideração na compra ou não da ação são os fundamentos dela e demais aspectos citados nos post anteriores. Se ela ainda esta descontada e tem bom potencialmente de valorização continuamos a comprar mesmo que a cotação dela tenha subido em relação a primeira compra que fizemos…até chegar a um patamar que não é mais atrativo essas compras.

Cada ação comprada em um periodo tera o seu valor e sua valorização contada a partir daquele período da compra. Mas fazendo o PM permitirá um melhor controle dos valores. só isso.

1 curtida

O preço não importa, de fato, se você:

  • Faz pequenos aportes (com relação ao seu patrimônio)constantemente
  • Investe no longo prazo (ex: 20 anos)
  • Tem uma carteira diversificada
  • Não fica vendendo ativos

Existem vários estudos que comprovam que, nesse cenário acima, preço não importa mesmo.
Entretanto, aqui no fórum a filosofia é meio que um misto de buy & hold com análise de tendência. O Cadu mesmo já disse que usa um pouco de análise técnica pra entrar e sair de ativos. Então nesse caso preço com certeza importa.

6 curtidas

Boa tarde!
Qual ponto de compra da LREN3 de vcs?

Venda de wege a 19,79 foi uma das primeiras a comprar excelente empresa porém muito esticada.

Indice futuro quase em 100k e exterior no azul. Hj tem leitura do relatório da reforma, será que passaremos dos 100k? abc e boas compras

Abertura de posição em HGRU11 a R$ 107,00.

Venda de metade da posição de GRND3 e compra em VULC3.

1 curtida

Analisei a um tempo atrás e não me agradou.
Mono/mono com rendimento de 7,5%. Não é um rendimento ruim, mas só abrirei posição se chegar a 105.
De qualquer forma, 107 é o mais barato que esteve nos últimos meses.

Compro acreditando que a gestão do CS pensa em aumentar o tamanho do fundo através de novas emissões em um futuro próximo, como o VP está beirando os R$103 a R$107 fico com um VM/VP de 1,04 e com as distribuições regulares na casa de R$ 0,68/cota o yield deve girar na casa de 7,62% a.a. no patamar de aquisição, se cair compro mais. Agora a R$105 o yield vai a 7,77% a.a., não acho um incremento que justifique o risco de deixar o dinheiro desinvestido. Olhando o histórico de rendimentos nos meses de Junho e Dezembro há um repique nos rendimentos (acredito ser pagamento de cupom de CRI) e o contrato é reajustado pelo IPCA no mês de março, então com esses fatores o yield para os próximos 12 meses pode chegar bem próximo de 8% (com uma margem de quase 4% sobre o prêmio de uma NTNB 2035). Isso sem falar que o contrato do empreendimento é atípico e até 2029. Ao meu ver está interessante e condizente com os riscos.

3 curtidas

Venda parcial de SUZB3 e inicio de posição em MALL11 a 99,50

11 curtidas

seguindo seus passos! e muito triste por ter comprado quase nada de SUZB rsrs

2 curtidas

Mas esse yield não me parece ser real.
O fundo parece estar queimando caixa para manter os dividendos. Acredito que uma projeção de cerca de 0,55 ao mês é mais plausível.

Segui os passos do Cadu, havia tbm comprado Suzano e agora vendi e comprei uma parte em MALL11

2 curtidas

Comprei mall 11 a 99,52 99,50 e 99,48 (seguindo a tática de fracionar a compra).

3 curtidas

Pegou até uma de 99,31 na mall11. Blz

1 curtida

Alguem sabe dizer se saiu alguma notícia ruim ou regulamentação, ou algo do tipo no Setor eletrico ?. Pensei que tinha sido so com a ENBR a queda, mas notei, salvo melhor juízo ( são muitas empresas do setor eletrico ), que praticamente todas caíram nos últimos dias.

1 curtida

Não achei nada de relevante. Provavelmente foi o forte viés de alta que o IBOV engatou nas ultimas semanas. É natural as elétricas, que tendem a ter um fluxo de caixa mais estável, ficarem de lado em altas mais fortes do IBOV. Ou ainda servirem como redução de capital p/ compra de empresas em outros setores que se beneficiam diretamente, ou mais rapidamente, de uma retomada da economia.

O maior mistério está na queda de ITSA4, não entendi pq nos últimos dias ela não tem acompanhado o IBOV, pelo contrário.

5 curtidas

cade minha grana para aportar + em enbr e itsa? aff kkk

2 curtidas

Achei o pq:

6 curtidas