Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Você está muito diversificado. Diversificação em excesso gera redução do retorno. No caso das ações, seria bom você dar uma estudada melhor em qual delas atendem ao seus parâmetros.

1 curtida

compra de UGPA3 a 19,98
meu pm tava muito alto

1 curtida

também

1 curtida

Eu não tenho nada contra a diversificação. Pelo contrário, acredito que ela seja importante no longo prazo para mitigar riscos. Eu tenho 35 ativos em carteira atualmente.

Tirando as posições em CGRA, GRND, UGPA e BBDC, não faria alterações.

Nos FIIs, me desfaria de SDIL e de VISC.

2 curtidas

Replicando o que foi dito, a diversificação está excessiva. Mesmo que o seu financeiro seja grande, só vale a pena ter este número de ações (acho que contei 18) se 90% estiver concentrado em cerca de 8-12 empresas. Aí você poderia aproveitar algumas oportunidades com uma fração do seu capital, mas do jeito que está, transmite mais insegurança do que proteção do principal.

PS: Eu não venderia CGRA.

4 curtidas

Diversificou tanto que virou pulverização… Melhor analisar os conselhos do @cadu Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras - #3975 por cadu.

1 curtida

Bem, primeiro, para diversificação, eu não sei se eu colocaria FII e ações no mesmo saco. Para mim são produtos bem diferentes, apesar de terem uma correlação negativa com RF. Então, essas carteiras tendo a deixar separadas.

É, interessante a discussão de diversificação… Acho que o grande problema é que quando se está com papéis demais, é difícil de acompanhar tudo isso, exceto se vive do mercado… Fica fácil se perder! Ah, e também, cuida se não está pagando muita corretagem. No mais, não vejo problema com diversificações (ou pulverizações) quando se vê oportunidades igualmente boas, apenas vai reduzir teu sharpe da carteira no longo prazo e ser, de certa forma, mais conservador. Além disso, fica mais fácil de fazer planejamento tributário

P.S. As ações estão boas, talvez um pouco demais no setor bancário, ficaria com ITSA4, me desfazendo de BBDC e ITUB. Tb gosto de CGRA. HYPE não me agrada muito. Nos FIIs, está tudo esticado, muito de logística, mas acho que são os que estão com melhor preço agora mesmo. Eu iria aportando em RF liquida para aproveitar promoções futuras.

3 curtidas
4 curtidas

@cadu, por que está achando a GGBR3 com uma boa entrada?
A GUAR3 eu vejo boa entrada

1 curtida

Pois Ggbr3 ainda é uma das poucas ações atrativas que não subiram neste ano.
Guar3 tb está atrativa.

3 curtidas

TRIS3 deu uma derretida boa hoje, mais uma dessas e posso pensar em fazer um aporte.

1 curtida

Não vejo problema também em diversificar. Como o pessoal falou, isso reduz um possível ganho maior mas mitiga o risco. Não me agrada ter, por exemplo, 5%+ do meu capital em uma empresa só.

1 curtida

aumento de posição em SBSP3, NEOE3, WEGE3

Opa, muito obrigado a todos pelas respostas. A diversificação acabou sendo uma conseqüência do fato de evitar girar a carteira e ir adquirindo papéis que considerei bons durante esse período. Mas realmente acabou ficando um pouco pulverizada, vou estudar as mudanças propostas. Valeu mesmo!

3 curtidas

Eu ñ gosto de diversificar…sou muito agressivo…quase irresponsável mesmo…rs…máximo de ativos q fiquei numa carteira foram 3.

Eu tenho uma carteira bastante diversificada e não tenho do que reclamar do seu desempenho!! Tenho 50% em debêntures, LC, CDB, Fundos multi e LCI/CA!!!
Outros 30% em ações:
ENBR
TRPL
TAEE
EGIE
NEOE
SAPR
ITSA
ABCB
SGPS
PMAM (miquinho de estimação :crazy_face:)
FLRY
TRIS
BBSE
ECOR
TUPY
HYPE
LOGG (não entrei ainda, mas será meu aporte)
Os outros 20% FII
HGLG
GGRC
ABCP
ALZR
MALL
HGRE
HTMX
FIIB
MFII
JSRE
HFOF
CBOP
MGFF
Acho q isso depende de cada investidor, por exemplo, se no próximo mês HAPV der um pto de entrada, eu não penso 2vezes e coloco na carteira tbm!! Tirando PMAN, julgo q tenho bons ativos que pagam bons aluguéis/dividendos

10 curtidas

Olha só porque falamos que é difícil manter controle quando se tem ativos demais, postou o mesmo ativo mais de uma vez (NEOE). Não vejo problema em ter vários ativos, mas precisa existir uma separação entre aquilo que é para longuíssimo prazo e para swing trade.

1 curtida

Obrigado, corrigido!!

Iniciando meus investimentos em renda variável, minha carteira inicial ficou assim:

Renda fixa: 50%
Ações:
ITSA4 - 10%
ENBR3 - 10%
Pssa3 - 10%
MDIA3 - 10%
Leve3 - 5%
Fesa4 - 5%

Alguma dica para o iniciante?

Parabéns a todos que participam do fórum!

5 curtidas

Quem entrou no IPO da NEOE, alguém sabe quando as ações estarão em custódia??

1 curtida