Trump tá afiado, oportunidades a vista.
Aumento de posição em IRBR3 nos R$92,10
aumento de posição GGBR3 a 11,61
Existe diferença no valor dos dividendos pagos entre GGBR3 e GGBR4? ou a diferença é só na liquidez das ações mesmo?
Massacre…ggbr4 perdeu o suporte dos 13,60. Se fechar abaixo nem sei onde vai parar.
Pegou muitas ordens nessa queda. Mais tarde vamos ver !
terminei de comprar a 13,42, já tinha comprado umas a 13,90.
Faça um controle rigoroso da IR Renda Variável, pois senão pagar corretamente incide juros Selic por mora (a forma de cálculo da Receita Federal é bem diferente dos bancos) e pode haver multa sobre o valor devido (senão me engano chega a 100% ou 150% algo assim).
Comprei um pouco de itsa4 a 12,57.
Essa queda de ggbr4 doeu
Diminuição de posição em GGRC e aumento de GGBR3
Eu sou iniciante e sempre falam para aportar mensalmente, mas estou chegando a conclusão que é melhor juntar dinheiro por três meses e aportar quando vierem os resultados trimestrais, porque sempre aparecem oportunidades boas pós resultados (Ex: Vale, Bradesco e Itau), galera mais da antiga concorda? Partindo do pressuposto que você já tem uma carteira consolidada
Aumento de posição GGBR e BBDC
Aumento de posição em Petr4, Prio3, Enat3.
Inicio de posição em Vale3, Movi3
Redução de posição em Ctnm4.
Encerrando posição em Unip3, Irbr3.
Resumo da ópera, usei muito caixa, comprei muita commodity e Movi3 por surfar na redução da Selic.
Faz mais sentido aportar em momentos de oportunidade, que podem ocorrer a qualquer periodo de tempo. Até lá a saída é fortalecer o caixa. Aportes mensais também são uma estratégia viável, mas não vejo com bons olhos. As vezes temos em carteira ações que não estamos dispostos a vender mas tampouco a comprar. Reflito tambem que rentabilidade de LP ê algo muito sensível ao seu ponto de entrada. 25% aqui viram 100% lá na frente.
@diogomg vc esta justificando a premissa por conta das quedas que tiveram e nem sempre isso ocorre… Eu posso usar a mesma premissa em sentido oposto, Ex.: a KROT não saiu o balanço, mas ela saiu dos 8,70 para 13 reais…imagina ai a perda de oportunidade que vc teve esperando o balanço
O Mercado não é burro, muitas vezes ele precifica um ativo muito acima antes do balanço e qnd vem o balanço, não era bem isso e a cotação cai ou o contrário, mas no LONGO PRAZO a cotação acompanha p lucro, pois o mercado corrige tal distorção ocasionada no curto prazo…Por isso deve-se procurar empresas com bons fundamentos.
…mas a pergunta que faço é: e quem disse que ela depois do balanço, ou de um evento X vai cair tanto quanto se vc já tivesse feito o aporte lá atrás, mesmo que com menos grana ? só mãe dina pra saber isso… Pode sair bem mais lucrativo já ir fazendo os aportes lá atrás, mesmo que menores…O objetivo dos aportes mensais é justamente por conta disso, não tem como saber, então vc terá o preço médio das compras que fez…
OBS.: Não que eu esteja defendendo aportes mensais, muitas vezes faço meus aportes mensais, mas muitas vezes demora mais de um mes para eu fazer um aporte.
Eu vejo três pontos importantes que você deve considerar:
A) Quando se está começando a poupar e investir faz sentido os aportes mensais, pois você vai estudando, analisando, acompanhando e formando a sua carteira de investimentos, além de criar o hábito de ser investidor.
B) Ficar procurando oportunidades no mercado é o primeiro passo para os erros, pois estará focando no mercado, ou seja, cronometrando o mercado ao invés de estabelecer uma base sólida para os seus investimentos. Em renda variável tudo pode acontecer, desde crise de 2008 a Joesley Day e Vale/Mariana. Então, quando se tem uma carteira de investimento bem consolidada, consciente e estruturada você saberá como lidar com situações assim é não vender no fundo (pois olhar para o passado é fácil, a questão é lidar com o presente e ter um objetivo definido para o futuro).
C) Por fim, quando se pensa em investir deve-se definir vários objetivos e metas (aposentadoria, acúmulo de patrimônio, especular, day trade, quanto investir, onde, porquê, quando vender etc). Dependendo de como você estrutura o seu investimento muita coisa muda o foco, por exemplo: 1) para Trader o maior risco é a oscilação do mercado, já para o Holder é a inflação no longo prazo; 2) Trader tem que estudar gráficos, bolsa de valores, demanda, oscilações etc (um pouco sobre o ativo); Holder tem que estudar a empresa, seus negócios, sua gestão e governança etc; Especuladores estudam muito o mercado em geral e sua influência na bolsa de valores; Quants trabalham com matemática, estatística e computação na bolsa de valores. Cada um é um investidor, porém com perspectivas, objetivos e nuances bem diferentes.
Ótimo comentário. Qnd vc citou oportunidades no item B…Eu complemento Ao dizer que não se deve buscar oportunidades na bolsa, mas sim na sua carteira, tendo em vista que ela será compostas de empresas sólidas, com bons fundamentos e ótimas perspectivas de crescimento no LP.
Tupy3 95% R$18.65 comprou bastante.
Ggbr3 4% R$11.6 e comprou um pouco
Brap3 R$27.8 pequena compra
Vale3 r$ 48.44 micro compra
Valores acima sao o PM que ficou a compra.
Boa noite ! Matheus brilhou… eu também peguei a tupy3 ( o pm está em 18,67) , ggbr4 13,43, petr4 25,31, ugpa3 19,83/19,87, Enat3 12,67/12,73 , vale3 leilão 48,37.
Amanhã acho que siderurgia vai apanhar mais ,pois o mercado Chinês deve tombar feio e a mídia adora contaminar com noticias . Vai que o minério despenca …
E pelo visto o 2t da Petrobras vai vir muito bom, pois ela fechou no leilão em 25,51 e já está 26,25 no pit.
Entra nas emissões alavancado. Os rateios tem sido gigantes da pra tirar uns 10 ou 20% nas transações.