Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Do ponto de vista fundamentalista, não sei te dizer. Mas se quiser especular fazendo ST, KROT3 está sendo a melhor ação da bolsa. :wink:

Essa servirá como um belo aprendizado e 10,82% a.m. está muito bom.

2 curtidas

@sr_fouquet na época eu só não comprei pois não gostava do controlador, continuo não gostando e compartilho a decisão de ficar fora com você. Ainda acho a empresa barata e com ótimos números.

3 curtidas

A estácio me parece melhor que Kroton

Abertura de posição em FESA4 a 18,35

2 curtidas

Hoje, depois de muito relutar, me posicionei em GNDI3 (podia ter entrado nos 40,XX).

Vamos ver se esses “mega-múltiplos” indicam uma grande perspectiva futura e continuidade do crescimento, ou, só um preço pra lá de caro.

Segundo relatório de ações da JGP de Agosto:
“O que nos parece caro atualmente são: (1) as empresas com modelos de negócios claramente vencedores, como empresas de pagamentos e de comércio eletrônico (Pags, Mercado Livre e Magalu, por exemplo); (2) outras, que estão evoluindo seus modelos de negócios e implementando transformações digitais que estão funcionando, como Localiza e Natura; ou, finalmente, (3) modelos que resolvem grandes problemas, trazendo crescimento sustentável de longo prazo, como Hapvida, Intermédica e Arco Educação.

As ações aparentemente baratas são as de empresas domésticas cíclicas e aquelas da “velha” economia, como bancos e commodities – sendo que estas últimas têm seu valor impactado pela recessão da manufatura global desde maio. Usamos o termo “aparentemente”, pois empresas com múltiplos altos podem não estar caras se apresentarem bom crescimento de maneira sustentável no médio e longo prazos e empresas que tenham múltiplos baixos podem estar encrencadas, sobretudo no momento atual em que vivemos, quando vários fatores como o aumento da penetração da internet móvel e da mídia social permitem o desenvolvimento de vários modelos de negócios disruptivos. Dessa forma, preferimos hoje pagar valuations caros para empresas que estamos convictos que têm modelos de negócios e execução vencedores, ao invés de outras com modelos de negócios em situação complicada nos próximos anos.”

Novas aquisições estão em vista e há um certo consenso em torno de um preço-alvo de ~$64 para o final de 2020.

2 curtidas

Sr_Fouquet, como soube que o fundo estava comprando muitas ações da empresa? Algum comunicado?

1 curtida

@tygoufaynanchal, no tópico da empresa falo um pouco sobre o assunto. Mas basicamente as fontes de referência foram as oficiais, formulário de referência e comunicados ao mercado de aquisição/alienação de participação acionária, também consultei o fundo na CVM por sua própria sugestão.

O que acontecia era:
O fundo A comprava as ações do fundo B, e na próxima divulgação oficial, tinham as ações do fundo B e mais algumas compradas a mercado.
Depois repetiam o processo com o fundo C.
O free float creio que atingiu o menor patamar histórico.

E no final das contas descobri que o fundo A era basicamente um fundo detido por outros fundos, provavelmente aqueles que estavam sendo comprados, ou na verdade incorporados ao patrimônio deste.

Como as ações são de baixa liquidez, tive que acompanhar o book em alguns momentos, e a Capital Markets (administradora da LIS Capital, dona do fundo Regilo, que é o fundo A acima, gerido por um rapaz novo demais para inspirar confiança) tinha sempre uma presença muito forte no sentido de manter os preços altos e seguir comprando.

3 curtidas

Entendi. No livro do Peter Lynch ele fala que é sempre bom ficar atento com participação de bancos, corretoras e fundos nas empresas, pois a maioria das teenbagger que ele encontrou não tinham essas participações.
Ele cita que quando há muito dessas participações acaba ocorrendo uma manipulação do mercado e jogando o preço lá pra cima (vide MGLU), pois eles vão antecipando as perspectivas futuras da empresa na ação e incluindo um ágio de especulação no preço.
Outro fato que ele cita é que em alguns casos grandes fundos, bancos etc “roubam” os acionistas minoritários, pois se eles vêem que uma empresa tem grande potencial de valorização no futuro, então eles acabam comprando o máximo de participações (as vezes a empresa toda) e jogando para fora os minoritários.

4 curtidas

Eu acho o valuation barato, mas tenho bastante pé atrás com o controlador e esses fundos.

4 curtidas

Não tenho dúvidas de que a valorização ocorrida neste período se deva em grande parte a entrada deste fundo da LIS Capital e ao “conglomerado de fundos” que aparentemente reuniram em torno de si, apesar das melhorias físicas e financeiras da empresa. Mas como a participação de pessoas físicas é muito pequena em termos de volume na bolsa brasileira, estamos sempre nadando no meio dos tubarões e é preciso ficar esperto com as jogadas societárias, principalmente em empresas de porte tão pequeno.

2 curtidas

@matheuspiedade, acho difícil achar no momento empresas que reúnam rentabilidade e potencial como a Excelsior. Incrível como diferentes gestões podem fazer de um negócio um fiasco ou uma mina de ouro, a JBS parece realmente ter um diferencial neste sentido. Estão investindo consistentemente em novo maquinário, planejaram a expansão da fábrica porque o parque atual já não comportava, imagino que a eficiência realmente estava no limite, se não me engano o aumento da capacidade da produção física será da ordem de 30 a 50%; enfim, perspectivas excelentes, zero dívidas, setor altamente defensivo, não é a toa que os fundos estão tomando conta.

3 curtidas

Ao nadar com tubarões, a foca quando quer se despistar dele, ela nada atrás da barbatana do tubarão, pois este é o ponto cego dele. Na primeira oportunidade ela pula fora e some no mar. Essa estratégia serve como aprendizado para nós.

2 curtidas

por que não HAPV3 ?

Screenshot_20190915-234711
Ainda bem que vendi grendene, não vejo ninguém mais usando.

Hahahahaha

7 curtidas

Pergunta que não quer calar:

Quem está participando da compra de ações da trisul. A oferta de ações foi por 10 reias e será liqüidada hoje, certo ? … questão eh: a cotação dela está baixo dos 10 reias. Então,
Os contemplados pela subscrição vão pagar mais caro do que ela está sendo negociada a mercado ?

3 curtidas

Engraçado, parece que a clear já pegou meu dinheiro que estava em conta, mas ainda não estou com as ações em posse

Vão pagar praticamente o valor de mercado, visto que hoje está em aproximadamente 10,00.
É um risco que existe quando participa de uma subscrição ou oferta publica. Se o ativo cai muito depois do pedido, não tem muito o que fazer, faz parte do jogo.

4 curtidas

Pior q o volume de negociações da sexta feira foi absurdo. Provavelmente por conta dessa subscrição.

Notei agora, da minha conta tb já saiu e as ações ainda não foram contabilizadas. Se não me engano eh um dia pra isso acontecer.

1 curtida