Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

VENDA QUAL3. meu pm era 16,xx.

Zerando logg3
Não gostei de alguns últimos movimentos da gestão, emissão de um pequeno percentual de cotas para a gestão e a recente subscrição. Estão diluindo recorrentemente o capital sem mudanças significativas no restante.
Está fora dos meus padrões/requisitos mínimos de investimento c relação a múltiplos e indicadores.
Vou fazer o mesmo que o gestor: Vender.

6 curtidas

Poderia me ajudar na formação de uma estratégia?( estou iniciando no ramo) Vocês realizam lucros constantes e reapliacam os valores? Pq tenho ouvido falar que não se deve rodar patrimônio (Bastter) e, confesso que ainda não decidi a estratégia a ser utilizada…

Também zerei Logg3 agora há pouco. Vou esperar definir o preço do follow on e vejo se reentro.

1 curtida

Sim, realizo lucro quando acho que minha ação está cara e reaplico em outra que considero estar barata. Como sei se está cara ou barata? Estude contabilidade, valuation.

Rodar patrimônio: Depende do tamanho do seu patrimônio vs taxa de corretagem. Qnt maior a corretagem para seu patrimônio, menos você deve girar (ou arrumar corretora com corretagem menor).

Se você está iniciando agora, o melhor conselho que posso te dar é começar pequeno. Comece com no máximo 10% do patrimônio em ações e pouco a pouco vá aumentando, ao longo de meses ou semestres. No início, recomendo fortemente você comprar/trocar mensalmente as ações recomendadas no tópico do CAFI. Estude-as e vá comprando coisas diferentes à medida que for ganhando experiência.

8 curtidas

Não eh só tamanho de patrimônio X taxa de corretagem não.

O tamanho da girada de patrimônio + frequência na girada por sim só já poderá prejudicar seus ganhos no LP, em virtude dos constantes pagamentos de IR q vc ira fazer em cada girada de patrimônio, isso influenciará diretamente nos juros compostos e reduzir, assim, os ganhos. Sem contar os dividendos, jsc, entre outras vantagens que a não girada de patrimônio pode ocasionar.

8 curtidas

Com relação ao IR, vai depender também do seu patrimônio. A meu ver, se for acima de uns R$ 500k, o custo-benefício da isenção começa a ficar questionável, visto que o tempo para desova de uma ação cara pode demorar muitos meses e uma eventual queda desta ação durante o processo cancelaria o ganho na isenção, sendo mais rentável vender tudo quando estiver caro.

Se seu patrimônio for abaixo disso, o argumento do @a103 está corretíssimo.

2 curtidas

Neste caso acima de 20k né?

1 curtida

Neste exemplo que vc citou sim, mas vou dar outro exemplo que eh o mais comum ( pois eh difícil uma pessoas q têm 500k em uma só ação kkk ).

A situação que eu coloco eh vc girar patrimônio de forma desnecessário. Só girar patrimônio se necessário e não ficar pulando de galho em galho, q eh o que vejo mais.

Ex.: vc compra uma ação X por 10 reais e ela tem um potencial de valorização pra chegar nos 40 reais. Aí a ação bate os 15 reias ( subiu ± 30% ) e vc vende, sem os fundamentos terem mudado, simplesmente por conta de uma notícia especulativa ou pq apareceu outra ação mais “descontada” e aplica nesta outra ação. Vendendo acima de 20k e pagando IR, e sempre fazendo isso. Seria melhor, vc aportar nesta ação mais descontada, sem vender a outra, e deixar a outra continuar a valorizar. Mas ao ficar fazendo esse movimento sempre, vc vai tá sempre pagando IR em cada girada e no LP isso pode prejudicar seus ganhos.

Isso eh oq vejo com mais frequência, ação nem chegou perto do seu valor final e a pessoa já vende e realocar em outra…”pula de galho em galho”.

Estou partindo da permissão de ações com bons fundamentos e não especulativas.

9 curtidas

Venda de todos meus fiis realizando um lucro.
Por questões de falta de tempo vou me dedicar exclusivamente a ações, estou ajustando a carteira para facilitar o acompanhamento, vendendo algumas posições menores e diminuindo a diversificação.

8 curtidas

Aumento de posição em FVPQ11 e SLCE3

Tb aumentei posição em SLCE3.

1 curtida

Opa, mostra ae tua carteira depois desse ajuste. Valew!

1 curtida

@acustic mostro, mas pode demorar para ajustar.

Acho que cada um tem que avaliar o que funciona melhor para você, porque cada pessoa tem situações diferentes.

Ex1 jovem 25 anos, sem família para sustentar, não tem nada guardado, vai começar a investir agora, ganha R$5.000, pouca R$3.000 por mês.

Esse pode aportar, cada mês em uma ação diferente, e quando for vender, vender abaixo dos 20k.

Ex2 pai de família 40a, esposa e filhos para sustentar, já junto R$500 mil, hoje ganha R$10 mil, gasta R$12 mil

Esse é bom ter uma parte na renda fixa, porque no momento está tendo que fazer resgates, e para investir, tem que girar um pouco

2 curtidas

Estava pensando em estratégias de estar “full alocado” em ativos de renda variável. Mesmo para reserva de oportunidades e reserva de emergência.

A lógica seria a seguinte: tentar montar uma carteira com ativos sem correlação ou correlação inversa. Além disso, com alguns ativos que gerem dividendos todo mês
Comporia, por exemplo:

• Ações (Brasil e exterior) - Talvez com alguma estratégia de hedge com opções, lançamento coberto, etc.
  • Long-shorts setoriais que possam ser carregado por bastante tempo (ex. L:ITSA4/S:BBDC4; L:GGBR3/S:USIM5)
  • FIIs (dividendos mensais)
  • Ouro (dolarizado)

Assim:

• Os FIIs colocam dividendos mensais, que podem ser reinvestidos ou então usar para custeio pessoal se necessário. FIIs também tem menor volatilidade, facilitando vendas se necessário.
  • Ouro geralmente tem correlação negativa com ações… Em momentos de queda (oportunidade) podem ser vendidos para comprar ações.
  • Os Long-Shorts tendem a caminhar junto… tendo vários, alguns devem estar dando lucro, e na necessidade, podem ser fechados (mesmo em baixa de mercado)

Any guess?

2 curtidas

Há principalmente o ponto a favor sobre não girar o patrimônio, que o @a103 já mencionou e é bem óbvio, mas que a meu ver tende a compensar independente do IR, que é o ganho composto. Compra de ação a 20 reais, venda a 24 reais: 4 reais, 20% de ganho. Não gira a carteira, alguns anos depois, a ação passa a valer 50 reais, nova valorização de 20%, 10 reais, 50% de ganho. É muito difícil reinvestir tão bem que você consiga superar no longo prazo essa matemática simples.

6 curtidas

Isso é muito pessoal, o @cadu é 100% RV, eu não consigo 100%RV hoje…

Também tem a questão de quanto vc tem, se consegue fazer aporte ou tem que fazer resgate, e o tamanho do aporte/resgate em relação ao que vc tem.

Se alguém tem 10 mil reais, e consegue aportar R$1 mil por mês é fácil ficar 100% RV.

Mas se vc tem 300 mil reais, e tem que resgatar 3 mil por mês para complementar a renda, aí já é mais difícil ficar 100% RV.

3 curtidas

Achei uma estratégia interessante.
Sobre o long e short setoriais, eu acho mais arriscado. Fiz poucas vezes, e a maioria sem muito sucesso rs, como esta aqui:

Prefiro fazer este tipo de operação visando ganhar um premio na correlação entre On e Pn, como neste caso:

3 curtidas

Estou L:itub3 S:itub4 e L:petr4 S:petr3
Mes passado fechei bbdc3/4 e vivt3/4. Operacao custo zero, lucro de 2 e 5% do valor comprado. Esse mês evitei abrir ou fechar operações por causa de IR.

Mercado brasileiro é interessante para arbitragem… mas faço é mais para aumentar um pouquinho rentabilidade da carteira…

4 curtidas