Vender cloro
Lendo algumas coisas aqui encontrei essa conversa de 2017 e vai de encontro ao que escrevi a uns dias sobre o preço atual dos ativos. Será que estão caros mesmo ? Agora que a economia começou a mostrar sinais mais concretos de melhora já está tudo precificado ?
Meu conhecimento perante a muitos aqui é ínfimo, mas a realidade não deixa dúvidas ! Estamos no início do ciclo !
Muito legal rever estes posts mais antigos com estimativas, eu tb gosto de fazer este exercício.
Se naquela época já estava começando a ficar difícil comprar ativos baratos, agora então é quase um milagre rs.
Continuamos o viés de alta, e ao meu ver a ideia principal é continuar comprado. Eventualmente surgem oportunidades de compra, como foi recentemente na forte queda de Ggrc.
Nos Fiis especificamente fomos para outro patamar com a queda na selic. Agora não tem mais como achar boas empresas, com baixo risco, pagando mais do que um DY de 6% a 7% ano.
Some a isso que ao meu ver ainda estamos no começo do ciclo de alta, a economia deve crescer ainda mais em 2020, e o lucro das empresas devem ter um bom crescimento. Ibov a 150k em 2020? Bem provável…
Concordo com ambos. Apesar de estarmos em um viés de alta o preço dos fiis e algumas ações estão realmente caros, mas talvez essa seja nossa nova realidade (com selic atual e retomada da economia). Os sinais estão aí! No começo do ano prevíamos ibov fechando a 115k (até mais), mas no decorrer do ano pareceu que não aconteceria e… fechamos em 117k (se nada mudar), ou seja, a experiência dos colegas mostrou-se comprovada. Não duvido que ibov chegue em 130 a 150k em 2020. Vai depender de fatores da economia mundial (que deve ser um pouco mais estável após brexit e acordo eua/china), mas também do movimento de novos investidores em fiis e ações (espero que estes não se assustem quando houver uma correção mais Pungente! No longo prazo parece que estamos no caminho certo! 2018 foi ano de eleição (instabilidade), 2019 economia mundial e crises no governo (instabilidade), espero um 2020 mais tranquilo! Abraços amigos e bom final de ano!
Com certeza sempre com muita cautela !!! Mas nosso momento é único depois de vários anos da esquerda no poder …
Apesar de ter sempre entre 20-35% do patrimônio em FII, no começo de 2017 estava achando que existiria grandes chances de termos uma correção, pois os reajustes dos aluguéis eram sempre para baixo, e a vacância sempre aumentando. Acho que o fator decisivo para não ter dito uma correção foi a queda da selic.
E de janeiro de 2017 até outubro de 2018 os FII praticamente andaram de lado, a partir de outubro pra cá vem em uma valorização muito boa.
Prezados, 2019 foi o meu primeiro ano na bolsa de valores, finalizo ele com 23% de valorização da carteira (de junho/19 a dezembro/19), que está dividida conforme a figura abaixo (as % podem variar um pouco em funçao da valorizaçao dos ativos mas em suma a ideia é manter +/- da forma como está). As açoes sao 50% do meu investimento em RV. Outros 25% são em IVVB11 e os outros 25% divido igualmente em HGLG11, BCFF11 e KNRI11.
Pergunto, como vocês avaliam esta carteira e quais pontos eu poderia estudar para alterar/modificar durante o ano de 2020? Na visao de vocês alguma empresa ja atingiu o preço teto e/ou poderia ser substituída por outra mais vantajosa?
Nos Fiis eu trocaria Knri, que acho caro, por Tgar11 ou Maxr11.
Na de ações eu trocaria a carteira inteira, só mantendo Itsa. E compraria algo como Vale, Petro, Bbas, Cogn, Enbr, Tupy e Logg.
Se o teu valor investidor for pequeno, e vc não costuma vender, se for possível trocar sapr4 por Sapr3 sem pagar imposto, acho que vale a pena.
Percepção é esta mesmo:
De jan 17 até out 18 o IFIX se valorizou 15%.
E de out 18 até agora, o IFIX já subiu 48%.
Buenas Cadu.
Você acha que os ativos ja atingiram o preço teto? Pois no meio do ano estes ativos pareciam ser bons investimentos. Que outros motivos voce ve para eu realizar a troca deles? Abraço.
Este valor de 15% foi só de valorização da cotação, sem levar em conta os dividendos.
Fesa, Leve e Grnd dificuldade de crescimento.
Sqia e Bidi caros.
Crpg risco mais elevado.
Agro acho um mistério.
Trpl boa empresa, mas acho Enbr mais atrativa no setor.
Sapr tb atrativa, mas riscos por conta do controlador. Bbas é Petro são estatais mais atrativas.
Boa tarde Pessoal,
Poderiam opinar sobre minha carteira?
BBAS3 5%
ENBR3 17%
ITSA4 21%
KLBN11 20%
BOVA11 4%
TUPY3 10%
SMALL11 5%
SAÚDE 9%
SEGURO 8%
Vou vender o ETF BOVA11 e aumentar a % de algum ativo da carteira.
Saúde: Estou em dúvida ODPV3 e FLRY3
Seguro: Estou em duvida se entro em PPSA3 ou se entro no setor de saneamento com a SAPR4.
Diminuiria posição em Klabin e aumentaria em Bbas.
Ao invés de saúde e seguro, iria de Vale e Petro ou Cogn.
Tem certeza Cadu?
O ifix paga dividendos?
Não paga, é um índice, tipo o Ibov.
Blz, obrigado Cadu!
Então, os 15% já é incluso dividendos.
A cotação sofre o ajuste dos dividendos como todo índice, mas não leva em conta o reinvestimento dos dividendos.