Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Oi @cadu , não sei se entendi bem sua resposta. Pelo que sei, IBOV e IFIX são índices de retorno total, ou seja, no valor deles já é imbutido todos os pagamentos (dividendos, jcp, rendimentos). Então se comprasse todas as ações dos índices (na proporção igual) e reinvestisse os valores recebidos bateria com o índice, o BOVA11 faz isso e segue de perto o IBOV.

Dei uma confirmada, e é isso que entendo:
IBOV
IFIX
Manual

1 curtida

“O valor total da carteira é recalculado utilizando-se o preço ex-teórico do ativo
que distribuiu o provento e o redutor é alterado de forma que o valor do índice
mantenha-se constante.”

1 curtida

Perfeito Cadu!

Vou estudar mais sobre os ativos que citaste.
Obrigado!

1 curtida

Alguém já achou alguma matéria ou artigo que dissesse quanto seria o IBOV com o reinvestimento dos dividendos?

1 curtida

Nunca vi. Este tipo de levantamento, com um prazo longo, ia demandar muito tempo e trabalho para ser feito.

Mas já vi levantamentos de alguns ativos, como Bbas3, mostrando a diferença entre só a rentabilidade da cotação, com a rentabilidade + reinvestimento de dividendos no LP, e a diferença para mais que esta última dava era gritante.

1 curtida

@rafabap , @cadu

Mas foi isso que citei acima, e acredito que já seja feito:
“O Ibovespa simula o desempenho de uma aplicação de recursos nessa carteira teórica, em um cenário em que não há aportes adicionais nem resgates posteriores, e no qual todos os dividendos são reinvestidos.”

O trecho que vc citou, Cadu, está correto. O valor do índice não muda em nada entre a data-com e data-ex (e não deveria mudar). Assim como na média ocorreria numa carteira Real.
Exemplo:
Na data-com vc tem 100 ações no valor de R$100 (R$10.000), paga R$1 de dividendo. Ação passa a valer R$99. Com os R$100 recebidos vc compra 1 nova ação. Agora tem 101 ações no valor de R$99 (R$9999) e sobra R$1.

Se vc receber os dividendos e comprar novas ações, na média comprará as ações com diferença para mais barato no valor do dividendo. Do contrário, todo mundo compraria ações na data-com para vender na data-ex; Sim, isso é feito por alguns, mas não para ganhar mais dinheiro na diferença e sim para abater Imposto de Renda (com risco, pois a ação pode cair mais que o divididendo pago).

Se olhar o BOVA11, que reinveste os dividendos recebidos comprando novas ações na proporção do IBOV, ele acompanha o IBOV (seu valor é sempre um pouco abaixo). Se não fosse assim OU ele estaria disparado acima, ou seu VP estaria na lua.

Pelo que li, se vc comprar todas ações do IBOV e reaplicar os dividendos terá a mesma rentabilidade que o IBOV ou BOVA11.

4 curtidas

Onde achou este trecho naqueles links? Não consegui encontrar.
Eu tinha em mente que a rentabilidade era ajustada na data ex, de forma que não interferisse na rentabilidade, mas nunca vi como reinvestimento do dividendo pago. O que se for o caso, me geram muitas dúvidas adicionais sobre como o índice iria funcionar, tais como: o dividendo seria reinvestido somente na data de pgto ou já simulam isso na data ex? Se a empresa só for pagar o dividendo daqui a 3 meses, o indice não faz o ajuste antes? Entre outros.

1 curtida

Esqueci de colocar o link:

Mais um link falando:
“Portanto, mesmo se você investir exatamente nas mesmas ações com a mesma distribuição do Ibovespa, mas não reinvestir os dividendos, seu retorno será necessariamente menor do que o índice.”

2 curtidas

Ah sim, achei que era de uma fonte da B3. Mas são de blogs de terceiros. Não sei se é confiável assim.

Na B3 eu não achei nada informando este tipo de coisa. O que achei foi o que postei aqui, deles informando que só fazem o ajuste para não distorcer a rentabilidade: “O valor total da carteira é recalculado utilizando-se o preço ex-teórico do ativo que distribuiu o provento e o redutor é alterado de forma que o valor do índice mantenha-se constante.”

1 curtida

Esse foi os que achei agora rapidamente. Mas sempre li que ETFs e os Principais Índices fazem o reinvestimento. Inclusive já li o como é feito todo cálculo (dúvidas que vc colocou acima), mas realmente não lembro se foi oficial na B3.

Isso de manter o índice constante é o correto. Que é o mesmo que ocorre quando reinvestimos, passamos a ter mais ações de menor valor (pois o dinheiro saiu do caixa da empresa).

Mas só o caso de IBOV vs BOVA11 já comprovaria o reinvestimento, não ?

Índice de Retorno Total:
https://www.investopedia.com/terms/t/total_return_index.asp

4 curtidas

vou vender B3SAM41 pagando 0,43

ETF entendo sim que reinveste, pois ele replica de forma real a carteira, comprando os ativos. Já o IBOV ou os outros índices são apenas índices teóricos. Por outro lado o ETF tem uma série de custos e taxas que os índices não tem, o que pesa na rentabilidade.

Esse é o motivo do BOVA11 ir descolando (para baixo) do IBOV. Se não houvesse custos teoricamente deveria cravar em cima.

“O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência. Como índice de referência do ETF de Ações admite-se qualquer índice de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).”

Fonte: B3 ETFs

Aumento de posição em COGN e TGAR.
Fechando o ano com praticamente zero de saldo livre na conta rs

10 curtidas

Eu estou com umas migalhas kkkkk. Comprei cogn3 em 11,39 /enbr3 21,69/ vale3 53,52 e quase comprando mais maxr11. Vou decidir ainda.
Próxima semana chega um reforço no caixa !!

2 curtidas

Para vcs verem como a bolsa subiu de forma muito brusca neste mes. Fazia algumas semanas que não abria o HB. So aportei n inicio do mes para rebalancear a carteira, comprando SAPR3 e HYPE3. Nem o salário todo eu gastei este mes. Fui contra minha filosofia de HOLD e de comprar todo mês e acabei com um dinheiro parado na conta da corretora.

Hoje resolvi abrir meu HB e me deparei com mais de 14% de rentabilidade no mes de dezembro e o pior é que não tenho ação especulativa, só açoes HOLD mesmo. Imagine quem ta especulando ai, ta tudo subindo descontroladamente.

3 curtidas

Estou aguardo em.um daytrade na petr4 em 30,29 que tá osso kkkkkkk. Mas.acho que vai dar uma subidinha no final !! Tipo stalinho mas vai kkkkk

2 curtidas

E a primeira vez em décadas que temos um governo de direita com projetos para longo prazo. Se o Trump sossegar o facho e for reeleito, 150k vai ser pouco em dezembro …

5 curtidas

Tbm investi tudo (o que sobrou é para aporte em subscrição de fiis). :+1:

2 curtidas

Até fill em leilão estamos tendo … E sem notícias !!!
Se sair um.pib 0,1% acima do esperado e as empresas apresentarem resultados melhores vai ter mais subida … petr4/bbas3/bbdc3/vale3/Ugpa3 vão puxar esse índice com força !
Desde que o Sr TRUMP fique com o alprazolam dele em dia.

3 curtidas