Oi @cadu , não sei se entendi bem sua resposta. Pelo que sei, IBOV e IFIX são índices de retorno total, ou seja, no valor deles já é imbutido todos os pagamentos (dividendos, jcp, rendimentos). Então se comprasse todas as ações dos índices (na proporção igual) e reinvestisse os valores recebidos bateria com o índice, o BOVA11 faz isso e segue de perto o IBOV.
“O valor total da carteira é recalculado utilizando-se o preço ex-teórico do ativo
que distribuiu o provento e o redutor é alterado de forma que o valor do índice
mantenha-se constante.”
Perfeito Cadu!
Vou estudar mais sobre os ativos que citaste.
Obrigado!
Alguém já achou alguma matéria ou artigo que dissesse quanto seria o IBOV com o reinvestimento dos dividendos?
Nunca vi. Este tipo de levantamento, com um prazo longo, ia demandar muito tempo e trabalho para ser feito.
Mas já vi levantamentos de alguns ativos, como Bbas3, mostrando a diferença entre só a rentabilidade da cotação, com a rentabilidade + reinvestimento de dividendos no LP, e a diferença para mais que esta última dava era gritante.
Mas foi isso que citei acima, e acredito que já seja feito:
“O Ibovespa simula o desempenho de uma aplicação de recursos nessa carteira teórica, em um cenário em que não há aportes adicionais nem resgates posteriores, e no qual todos os dividendos são reinvestidos.”
O trecho que vc citou, Cadu, está correto. O valor do índice não muda em nada entre a data-com e data-ex (e não deveria mudar). Assim como na média ocorreria numa carteira Real.
Exemplo:
Na data-com vc tem 100 ações no valor de R$100 (R$10.000), paga R$1 de dividendo. Ação passa a valer R$99. Com os R$100 recebidos vc compra 1 nova ação. Agora tem 101 ações no valor de R$99 (R$9999) e sobra R$1.
Se vc receber os dividendos e comprar novas ações, na média comprará as ações com diferença para mais barato no valor do dividendo. Do contrário, todo mundo compraria ações na data-com para vender na data-ex; Sim, isso é feito por alguns, mas não para ganhar mais dinheiro na diferença e sim para abater Imposto de Renda (com risco, pois a ação pode cair mais que o divididendo pago).
Se olhar o BOVA11, que reinveste os dividendos recebidos comprando novas ações na proporção do IBOV, ele acompanha o IBOV (seu valor é sempre um pouco abaixo). Se não fosse assim OU ele estaria disparado acima, ou seu VP estaria na lua.
Pelo que li, se vc comprar todas ações do IBOV e reaplicar os dividendos terá a mesma rentabilidade que o IBOV ou BOVA11.
Onde achou este trecho naqueles links? Não consegui encontrar.
Eu tinha em mente que a rentabilidade era ajustada na data ex, de forma que não interferisse na rentabilidade, mas nunca vi como reinvestimento do dividendo pago. O que se for o caso, me geram muitas dúvidas adicionais sobre como o índice iria funcionar, tais como: o dividendo seria reinvestido somente na data de pgto ou já simulam isso na data ex? Se a empresa só for pagar o dividendo daqui a 3 meses, o indice não faz o ajuste antes? Entre outros.
Esqueci de colocar o link:
Mais um link falando:
“Portanto, mesmo se você investir exatamente nas mesmas ações com a mesma distribuição do Ibovespa, mas não reinvestir os dividendos, seu retorno será necessariamente menor do que o índice.”
Ah sim, achei que era de uma fonte da B3. Mas são de blogs de terceiros. Não sei se é confiável assim.
Na B3 eu não achei nada informando este tipo de coisa. O que achei foi o que postei aqui, deles informando que só fazem o ajuste para não distorcer a rentabilidade: “O valor total da carteira é recalculado utilizando-se o preço ex-teórico do ativo que distribuiu o provento e o redutor é alterado de forma que o valor do índice mantenha-se constante.”
Esse foi os que achei agora rapidamente. Mas sempre li que ETFs e os Principais Índices fazem o reinvestimento. Inclusive já li o como é feito todo cálculo (dúvidas que vc colocou acima), mas realmente não lembro se foi oficial na B3.
Isso de manter o índice constante é o correto. Que é o mesmo que ocorre quando reinvestimos, passamos a ter mais ações de menor valor (pois o dinheiro saiu do caixa da empresa).
Mas só o caso de IBOV vs BOVA11 já comprovaria o reinvestimento, não ?
Índice de Retorno Total:
https://www.investopedia.com/terms/t/total_return_index.asp
vou vender B3SAM41 pagando 0,43
ETF entendo sim que reinveste, pois ele replica de forma real a carteira, comprando os ativos. Já o IBOV ou os outros índices são apenas índices teóricos. Por outro lado o ETF tem uma série de custos e taxas que os índices não tem, o que pesa na rentabilidade.
Esse é o motivo do BOVA11 ir descolando (para baixo) do IBOV. Se não houvesse custos teoricamente deveria cravar em cima.
“O ETF de Ações, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é fundo negociado em Bolsa que representa uma comunhão de recursos destinados à aplicação em uma carteira de ações que busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance, antes de taxas e despesas, de um índice de referência. Como índice de referência do ETF de Ações admite-se qualquer índice de ações reconhecido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).”
Fonte: B3 ETFs
Aumento de posição em COGN e TGAR.
Fechando o ano com praticamente zero de saldo livre na conta rs
Eu estou com umas migalhas kkkkk. Comprei cogn3 em 11,39 /enbr3 21,69/ vale3 53,52 e quase comprando mais maxr11. Vou decidir ainda.
Próxima semana chega um reforço no caixa !!
Para vcs verem como a bolsa subiu de forma muito brusca neste mes. Fazia algumas semanas que não abria o HB. So aportei n inicio do mes para rebalancear a carteira, comprando SAPR3 e HYPE3. Nem o salário todo eu gastei este mes. Fui contra minha filosofia de HOLD e de comprar todo mês e acabei com um dinheiro parado na conta da corretora.
Hoje resolvi abrir meu HB e me deparei com mais de 14% de rentabilidade no mes de dezembro e o pior é que não tenho ação especulativa, só açoes HOLD mesmo. Imagine quem ta especulando ai, ta tudo subindo descontroladamente.
Estou aguardo em.um daytrade na petr4 em 30,29 que tá osso kkkkkkk. Mas.acho que vai dar uma subidinha no final !! Tipo stalinho mas vai kkkkk
E a primeira vez em décadas que temos um governo de direita com projetos para longo prazo. Se o Trump sossegar o facho e for reeleito, 150k vai ser pouco em dezembro …
Tbm investi tudo (o que sobrou é para aporte em subscrição de fiis).
Até fill em leilão estamos tendo … E sem notícias !!!
Se sair um.pib 0,1% acima do esperado e as empresas apresentarem resultados melhores vai ter mais subida … petr4/bbas3/bbdc3/vale3/Ugpa3 vão puxar esse índice com força !
Desde que o Sr TRUMP fique com o alprazolam dele em dia.