Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

A VALE é uma exportadora e o dólar só vem subindo. Além disso, é bom dar uma olhada no preço do minério de ferro. No geral, a bolsa toda vem caindo com as incertezas do mercado, ou seja, não quer dizer que a VALE ficou ruim, o preço das ações é definido no curto prazo pela lei da oferta e da procura, logo se há, por exemplo, uma fuga de investidores do mercado acionário por um motivo qualquer o preço das ações tendem a sentir esse efeito. No geral, tudo pode acontecer no curto prazo, sair uma pesquisa com Ciro crescendo nas intenções de voto e o mercado despencar mais ainda ou o Alckmim despontar por conta do tempo de TV e o otimismo voltar e a bolsa subir. Ou seja, no curto prazo o preço das ações é definido por qualquer besteira, não dependem necessariamente dos fundamentos das empresas. Acho que a VALE continuou tendo lucro esta semana, independente do mercado, mas isso é uma questão pessoal e do perfil de investidor e o tempo de maturação dos seus investimentos.

Grato pela resposta, Eduardo. Comprei ações da vale pensando mais a longo prazo mesmo, só o momento da compra acho que foi ruim. A minha pergunta foi porque fiquei receoso de estar irracionalmente “morrendo com o papel” esperando ser “pago de volta”. Você vê alguma oportunidade de compra atualmente? Peço desculpas pela minha inexperiência. Estou longe do nível da galera deste fórum, tanto que estou cogitando se colocar os recursos em um fundo de ação não seria melhor. Comecei a investir mais porque achei que seria interessante usufruir da isenção de IR como um pequeno investidor.

Hoje há muitas ações baratas na bolsa. Gosto de setores como Bancos e elétricas, mas também não tenho tanta experiência, a Vale é uma ótima empresa, mas é de um setor cíclico, que sofre influência do dólar e do preço da commoditie. Olhe a carteira CAFI do mês e veja os três ou quatro papeis que estão no topo, daí estude a empresa e o setor, além da regularidade dos lucros, nível de endividamento, etc. Não sou analista CNPI, então não posso recomendar ações, pois existe pena de reclusão nesses casos. Avalio empresas do seguinte modo: Pego o Lucro por ação (LPA) e divido pela cotação, daí terei a “rentabilidade por ação”. Este valor parte é distribuído aos acionistas através de proventos (dividendos + juros sobre o capital próprio etc) e a outra é reinvestida no negócio para manter a empresa e aumentar os lucros e consequentemente dividendos futuros. No longo prazo a cotação acompanha os lucros, por isso busque empresa com histórico de lucros constantes. Como estou começando, assim como você, eu busco empresas boas pagadoras de dividendos, então, por exemplo, se a empresa lucra R$1,00 por ação e distribui 90% desse lucro (R$0,90) e sua cotação está R$10,00, o meu retorno através de proventos é de 9%. Se a cotação cair e os fundamentos da empresa mantiverem constantes, a tendência é a mesma manter o mesmo nível de lucros e até aumentar. Logo, vamos supor que o Lucro continue R$1,00 por ação e a empresa mantenha o mesmo nível de distribuição (R$0,90), mas por algum fator exógeno o preço da ação caia para R$5,00. Assim, nesse novo preço eu estarei recebendo de dividendos 18%. Ou seja, a queda pode ser uma oportunidade. Gosto de empresas que me remunerem acima da renda fixa. Uso a estratégia do Décio Bazin, recomendo a leitura do livro. Nessa estratégia há um fator psicológico que me estimula a continuar comprando nas quedas, pois o dividendo aumenta. Logo o meu foco é o dividendo. No entanto, há várias estratégias de investimentos e métodos de avaliação de empresas, não estou dizendo que o foco em dividendos é melhor ou pior, ele é apenas mais um, mas que atende o meu caso e me ajuda com o lado psicológico, pois foco no retorno e não no preço da ação, assim quando ela cai eu não me incomodo tando, pois o dividendo continua caindo na minha conta do mesmo jeito.

3 curtidas

Belo time em ECOR3!

2 curtidas

Alguma notícia de ecor?? Tá fogueteando bonita hj

Sempre que chegar próximo desse valor e estiver com dinheiro, compro.

Minha ordem ficou mofando lá em 7,00 que raiva :disappointed_relieved:

cadu…to querendo iniciar posição em krot3…tá valendo!?

Eu não gostei da aquisição que ela fez da Somos, não por conta da empresa per si, mas sim pelo preço pago, foi muito elevado. A empresa vai aumentar bem sua alavancagem por conta desta operação, o que deve pressionar as despesas financeiras, e por consequência o lucro. Eu esperaria mais p/ comprar, talvez se vir na casa dos 8.

2 curtidas
2 curtidas

cadu pra mim , se a ecorodovias cair pra 7.05 ja e bom compra um pouco , esse preço já vale??

1 curtida

Sim, a ação ainda está muito barata.

Petr4? Acham que suzb3 já deu o que tinha que dar?

Pessoal, bom dia…

Tenho 7k pra iniciar posição pra LP em uma ou duas ações a definir…embora já esteja alocado 100% em um único ativo ( de forma irresponsável,digo. kkk ). Mas do jeito q está este cenário volátil…como vcs se comportam? Estão líquidos esperando baixar mais ou estão encarando e comprando o q poderiam comprar mais barato mais tarde? Juntei estes 7k pq é o q dá pra guardar do parco salário durante meses…hehe…Acredito q com a possibilidade da esquerda ameaçar em um eventual segundo turno o IBov vá dá uma bela corrigida…o problema é q está tudo muito indefinido…como está o pensamento de vcs? Líquidos e esperando baixar mais?

Bom dia pessoal. Sempre existe a discussão sobre a diferença entre diversificar a carteira e sobre pulverizar, ou seja, ter meia dúzia de ativos ou ter 20, 30 ativos. Com essa da MPLU, gostaria de reabrir a discussão, a final, quem quer seguir a linha de Buffet, e ter 6 ativos, a essa hora teria uma boa parcela do patrimônio em risco, já quem prefere ter 20 ativos ou mais, sentiria apenas um pequeno incômodo. O que vocês pensam a respeito?

Invisto há pouco tempo, mas esse foi um dos tópicos que mais pesquisei. Cheguei à conclusão que, no Brasil, é muito arriscado ficar em meia dúzia de ativos, visto que aqui a probabilidade de a empresa se envolver em corrupção ou o agir de má fé com o pequeno investidor é consideravelmente maior que nos EUA.

Acredito que é até possível ter uma carteira pequena e segura, mas o leque de ativos para se investir fica bem menor, porque o grau de segurança das empresas a serem compradas deve ser maior. Por exemplo, uma carteira com ITSA, ABEV, BVMF, GGBR, VALE e PETR é uma carteira com meia dúzia de ativos e bem segura.

Para empresas menores, que trazem mais risco, acredito ser necessária uma maior diversificação.

Eu sempre tento manter minha carteira de ações entre 10 e 15 ativos (e a de FIIs com esse mesmo número).

2 curtidas

Boa tarde, shion.
Se você vai se manter com estes 7k, eu dividiria esse valor em umas 4 compras até o final do ano. Isso diminui o risco da posição. Agora, se você vai fazer outros aportes mensais, dá pra fazer uma ou duas compras e manter os aportes.

2 curtidas

Eu acho que depende de varias variáveis.

Um coisa é um jovem de 20-25 anos, que mora com os pais, não tem dependentes, está começando a formar o patrimônio e consegue poupar um valor significativo. Esse pode ser mais agressivo.

Outra coisa é alguém com 40-50 anos, que tem dependentes, tem um patrimônio bem maior, e precisa de parte das receitas dos investimentos para manter as despesas.

No primeiro caso, não vejo problemas em ser mais agressivo e concertar mais em poucos ativos, ou se manter líquido aguardando uma subida da esquerda para tentar comprar mais barato.

No segundo caso, acho mais interessante ser mais conservador, fazer movimentos pequenos.

1 curtida
1 curtida