BBAS3 - Banco do Brasil

Se você fazer conta é surreal.
O dobro do salário por 1/3 da eficiência de uma instituição privada.
Na ponta da caneta, ganham 4x,5x a mais que o mercado!

2 curtidas

Sem contar a aposentadoria que chega a ser 5x a de um trabalhador da iniciativa privada, já que servidores públicos podem acumular aposentadorias.

1 curtida

Quanto mais perto da eleiçao mais populista ficam as decisões daqueles que estão no poder.
Foi assim com todos que tentaram se reeleger.
Veja como foi diferente com o Temer. Ele sabia que não tinha chances de reeleição e enfiou uma reforma atrás da outra, tentou colocar o Brasil nos trilhos. Mas aqueles que queriam mais 4 anos no poder travaram tudo.

3 curtidas

Na ânsia de atacar, estás se equivocando.
Trabalhadores do Banco do Brasil são empregados regidos pela CLT e têm exatamente as mesmas regras de aposentadoria dos demais empregados do setor privado.
Suas aposentadorias estão limitadas ao teto do RGPS.
Com todo respeito, há muita desinformação sobre as regras salariais e de aposentadoria do setor público.
Eu, por exemplo, sou servidor público. Comecei a trabalhar aos 14 anos de idade. Estou com 51 anos de idade. Tenho 37 anos contínuos de contribuição. Pelas regras atuais, somente irei me aposentar aos 60 anos de idade, com “somente” 46 anos de contribuição.
Pago contribuição previdenciária sobre a totalidade da minha remuneração.
A soma de IR e contribuição previdenciária consome mais de 40% da minha remuneração.
É preciso buscar melhores fontes de informação.

18 curtidas

Normal!

1 curtida

Pelo que entendi, ainda não foi confirmado, certo?

2 curtidas

Acho que vc que está se equivocando. O que eu disse que que a aposentadoria de um servidor custa até 5x mais para o país, não que eles ganham isso. Falei de forma geral, não de servidores epecíficos. Sei bem que existem diferenças de remuneração, pricipalmente entre as esferas municipais e federais e que os impostos sobre servidores são pesados.
Mas é inegável o altíssimo custo sobre o país.

3 curtidas

Não é normal no setor privado.
Se você é profissional liberal, empresária ou empregado do setor privado, você sabe perfeitamente que você não paga mais de 40% na soma IR e contribuição previdenciária.
Temos que ser justos.
A comparação pode e deve ser feita. Mas tem que ser como um todo.

No meu caso, tenho direito a aposentadoria integral, mas tenho uma série de restrições. Não posso exercer outra atividade remunerada (salvo a de professor), não posso me candidatar a cargo político sem deixar meu cargo, não posso exercer atividade político-partidária, não posso ser sócio-gerente de uma empresa, tenho exigência de dedicação exclusiva e mais um monte de outras restrições.

Quer ver um exemplo. Aposentadoria integral no Serviço Público Federal.

Quando esse assunto é tratado, somente se fala que os servidores têm direito a aposentadoria integral, mas não se fala que:

• isso só vale para os que entraram até 2013;
  • os que entraram antes de 2013, contribuem pela totalidade da remuneração como base de cálculo (isso nunca é dito pelos que fazem comparações).

No meu caso, eu aceitaria de bom grado me aposentar com as mesmas regras dos celetistas, desde que, em tudo, me fizessem iguais a eles:

• eu poderia advogar além de exercer minha função pública;
  • eu receberia horas extras;
  • eu teria FGTS;
  • eu contribuiria somente pelo teto do RGPS;
  • a União me devolveria, com correção pelo IPCA/SELIC, o que contribui acima do teto em todos esses anos;
  • eu poderia me candidatar a cargo político;
  • eu poderia ser sócio-gerente;
  • eu poderia exercer atividade político-partidária;
  • etc.

Antes que me digam algo como “tá reclamando? deixa o Serviço Público”, eu diria o mesmo “tá reclamando? venha para o Serviço Público”.

14 curtidas

É tanta coisa que você até se esqueceu de duas outras diferenças importantes:

• A alíquota do servidor agora é maior.
  • Ele continua contribuindo após se aposentar. (com o que passar do teto).
12 curtidas

Isso é óbvio.
É óbvio que a média de aposentadoria do Serviço Público tem de ser maior.
A contribuição, dos que já se aposentaram no Serviço Público, sempre foi pela remuneração integral. Na iniciativa privada, é pelo teto do RGPS.
É isso que eu falo. Compare coisas iguais com coisas iguais. Quando comparar coisas diferentes, seja isento e mostre TODAS as diferenças entre os dois casos.
Além disso, com todo respeito por todas as profissões, na iniciativa privada há mais funções cujo salário naturalmente é menor, o que evidentemente torna menor a média salarial e a média de aposentadoria.

Deveria ser tudo absolutamente igual para todos, segundo penso, com a ressalva da estabilidade para funções realmente típicas de estado, mas vou encerrar esse debate por aqui.

Bom dia a todos.

8 curtidas

Pessoal, esse é o tipo de discussão que rende. Apesar de louvável o debate, o tópico não é apropriado.

7 curtidas

Opa, lugar errado.
Sorry

1 curtida
5 curtidas

Queria ter saldo pra comprar umas calls, defasado em 6% a cotação agora…

Risco Brasil e de governança entrando com força.

Ouvi palestra do Damodaran ontem falando sobre valuation. Tem que considerar estes riscos antes de chegar no número do preço alvo.

Empresa velha precisa se reestruturar de forma concisa, rápida e barata. O mundo está se automatizando cada vez mais, inteligência artifical com força, processos digitais de larga escala, burocracia reduzida. Olha o Nubank aí minha gente! Não perceber isso, não perceber a entrada de outros players é tiro no pé - e o risco Brasil bate na porta, atraso atrás de atraso, interferência atrás de interferência.

Autarquia e livre mercado aonde se pode demitir porque não gosta?

Quando o empresário/produtor rural precisa de dinheiro, não é no Nubank que eles vão. :smiley:

5 curtidas

Apesar de não ser o tópico apropriado, vou dar um pitaco na discussão acima. O problema do custo dos servidores no Brasil não é o valor da remuneração que se recebe, mas sim a quantidade de gente que recebe sem trabalhar. O Brasil tem 500 mil servidores federais, sendo que a metade trabalha e a outra só enrola. Falo isso com propriedade, sou servidor federal há 15 anos e já passei por 3 órgãos diferentes. Depois que você passa no concurso e adquire estabilidade, você trabalha apenas se quiser. Desconheço um gestor que abriu um processo disciplinar por vagabundagem de servidor. Isso sim mata a sociedade e não o salário/aposentadoria altos de algumas carreiras. Enfim, fico puto com essa realidade, mas infelizmente não posso fazer nada, pois não tenho competência legal para instaurar processos disciplinares.

8 curtidas

Levei a discução par ao OFF Topic

1 curtida
10 curtidas

A novela continua…

E, pelo visto, a Caixa já vai em sentido contrário…

8 curtidas