Aí depois o BB lança aquele comercial da diversidade e esses caras vão mudar de banco novamente rsrsrs
É muita falta do que fazer esses boicotes, pois n vão afetar em nada o banco.
Amanhã vem forte
Bonificação de 10%
ou não
Fechamos no talvez?
Pelo que andei lendo, veio abaixo da expectativa de mercado… Confesso que também esperava resultado um pouco melhor na última linha do balanço, mas pesaram a mão novamente na PDD.
Destaque positivo, mais uma vez, para o segmento de seguros e para o contínuo crescimento do Next!
Vem mais bonificação de 10% novamente.
No primeiro ano que investi no Bradesco, ganhei 2 ações, ano passado foram 5 e nesse ano provavelmente 10 novas ações. Imagina isso no longo prazo, quando eu tiver 1000 ações por exemplo?
Fico abismado quando vejo pessoas comentando que bonificação não altera nada, pois é descontado da cotação. Como não altera nada? O número de ações aumenta, logo o dividendo também será maior, isso sem você fazer nada, apenas mantendo as ações em carteira. Enquanto as pessoas ficarem focadas apenas em cotação, esse tipo de pensamento irá persistir, infelizmente.
Para meus olhos leigos, achei o balanço ótimo.
Lucro record, guidance cumprido em quase tudo, custos sobre controles, inadimplencia baixa, crescimentos em todas as frentes.
Agora se o consenso do mercado esperava 2,8% acima do que veio, será que as ações caem hoje?
Acho legal bonificacao, mas concordo que nao altera tanto (o que importa mais é o lucro). Note que ao existirem mais ações o lucro é dividido em mais ações (ou seja, o dividendo por ação fica menor!).
Exemplo:
100 reais de lucro e 100 acoes no mercado → 1 real por acao. Se vc tem 10 acoes, ganha 10 reais.
100 reais de lucro e 110 acoes no mercado (apos bonificacao) → 0.91 real por acao. Se vc tem 11 acoes (ganhou uma) → 10 reais de dividendos.
Ou seja, nao muda o seu dividendo total! (a nao ser que lucro suba). Claro, aquele pequeno dividendo mensal que o banco paga não é reduzido (mas ele é pouco e, adicionalmente, o valor a mais que o BBDC paga neles sairá do lucro que, assim, ficará um pouco menor ao dividirem para pagarem aqueles dividendos mais gordos).
Resumindo: o que importa mais na minha opinião é o lucro da empresa e qual percentual da empresa pertence a você.
Supondo que o BBDC pague um dividendo semestral de R$ 1,00 por ação.
Antes da bonificação
100 ações = R$ 100 em dividendos
Após bonificação
110 ações = R$ 110 em dividendos
Diferença de R$ 10 reais, como assim não muda nada?
Suponha que você tenha uma padaria com um sócido. Essa padaria tem 2 ações (você tem 1 e seu sócio tem outra). Se o lucro dela é 10000 reais e é todo distribuído: o dividendo por ação = 10000/2 = 5000 reais para cada.
Suponha que resolvam bonificar em 100%. Agora, há 4 ações da padaria e cada um dos sócios tem 2. A não ser que o lucro suba (e isso não aconteceria como consequencia da bonificacao, mas por outros motivos), o dividendo por ação agora seria 10000/4 = 2500 reais (ou seja, cada sócio continua recebendo seus 5000 reais…).
Alguém poderia argumentar: mas o lucro pode subir e, assim, o dividendo por ação continuar o mesmo após a bonificação. Se isso acontecer, caso a bonificação não tivesse acontecido o dividendo por ação teria sido maior (ou seja, daria na mesma…)
Pelo que sei as empresas fazem bonificação por alguns motivos: aumentar capital social, manter o preço da ação mais estável (no caso de BBDC, próximo a 20 reais) e aumentar liquidez. Se não houvesse bonificacao os precos com o longo prazo tenderiam a ficar muito altos.
bbdc poderia pegar esses 4 bi da bonificação e distribuir para os acionistas como dividendos ou jcp. Hj em dia eu só consigo enxergar a bonificação como uma forma da empresa não querer distribuir o lucro, mas o mercado não é bobo, e a ação já está caindo 5% na b3.
Até mesmo um programa de recompras seria beeemmm mais interessante do que essa bonificação.
Parece até que o próprio controlador não tem interesse algum em destravar o papel.
Se o banco pagar 1 real por ação antes e pós bonificação, o lucro aumentou. A bonificação não faz diferença
Edit: Confirmei aqui, o LPA do Bradesco foi maior em 2016 do que no ano passado, embora o lucro tenha ido de 15 bi para 21 bi
Altera apenas do ponto de vista tributário. O que importa é lucro.
A bonificação em instituições financeiras é interessante sim. Com o aumento do capital social a cia pode se alavancar mais devido ao Indice de Basileia III.
A bonificação por natureza é um reinvestimento e não uma remuneração. Qual seria a relação entre as duas coisas? Só se no caso for uma crítica à idéia do banco continuar crescendo, mas neste caso não é mais fácil comprar Itaú?
Não vejo relação. Está caindo 5% porque o resultado foi abaixo do esperado.
O bradesco está com o lucro societário menor que o de 2019, mesmo bonificando a cada ano. A bonificação nao garante que o lucro vai aumentar na mesma proporção. Se o banco tivesse entregando crescimento, eu não me importaria com a bonificação, mas não é o caso.
E minha opinião também é uma questão pessoal, pois não estou mais na fase de acumular papéis do banco, então sempre prefiro a distribuição do lucro, de forma saudável é claro.