BBDC3 - Bradesco

Aí depois o BB lança aquele comercial da diversidade e esses caras vão mudar de banco novamente rsrsrs
É muita falta do que fazer esses boicotes, pois n vão afetar em nada o banco.

6 curtidas

image

https://www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmConsultaExternaCVM.aspx?tipoconsulta=CVM&codigoCVM=906

8 curtidas

Amanhã vem forte

Bonificação de 10%

3 curtidas

ou não

Fechamos no talvez?

1 curtida

Pelo que andei lendo, veio abaixo da expectativa de mercado… Confesso que também esperava resultado um pouco melhor na última linha do balanço, mas pesaram a mão novamente na PDD.

Destaque positivo, mais uma vez, para o segmento de seguros e para o contínuo crescimento do Next!

7 curtidas

Vem mais bonificação de 10% novamente.

No primeiro ano que investi no Bradesco, ganhei 2 ações, ano passado foram 5 e nesse ano provavelmente 10 novas ações. Imagina isso no longo prazo, quando eu tiver 1000 ações por exemplo?

Fico abismado quando vejo pessoas comentando que bonificação não altera nada, pois é descontado da cotação. Como não altera nada? O número de ações aumenta, logo o dividendo também será maior, isso sem você fazer nada, apenas mantendo as ações em carteira. Enquanto as pessoas ficarem focadas apenas em cotação, esse tipo de pensamento irá persistir, infelizmente.

4 curtidas

Para meus olhos leigos, achei o balanço ótimo.
Lucro record, guidance cumprido em quase tudo, custos sobre controles, inadimplencia baixa, crescimentos em todas as frentes.

Agora se o consenso do mercado esperava 2,8% acima do que veio, será que as ações caem hoje?

Acho legal bonificacao, mas concordo que nao altera tanto (o que importa mais é o lucro). Note que ao existirem mais ações o lucro é dividido em mais ações (ou seja, o dividendo por ação fica menor!).

Exemplo:

100 reais de lucro e 100 acoes no mercado → 1 real por acao. Se vc tem 10 acoes, ganha 10 reais.
100 reais de lucro e 110 acoes no mercado (apos bonificacao) → 0.91 real por acao. Se vc tem 11 acoes (ganhou uma) → 10 reais de dividendos.

Ou seja, nao muda o seu dividendo total! (a nao ser que lucro suba). Claro, aquele pequeno dividendo mensal que o banco paga não é reduzido (mas ele é pouco e, adicionalmente, o valor a mais que o BBDC paga neles sairá do lucro que, assim, ficará um pouco menor ao dividirem para pagarem aqueles dividendos mais gordos).

Resumindo: o que importa mais na minha opinião é o lucro da empresa e qual percentual da empresa pertence a você.

4 curtidas

Supondo que o BBDC pague um dividendo semestral de R$ 1,00 por ação.

Antes da bonificação

100 ações = R$ 100 em dividendos

Após bonificação

110 ações = R$ 110 em dividendos

Diferença de R$ 10 reais, como assim não muda nada?

1 curtida

Suponha que você tenha uma padaria com um sócido. Essa padaria tem 2 ações (você tem 1 e seu sócio tem outra). Se o lucro dela é 10000 reais e é todo distribuído: o dividendo por ação = 10000/2 = 5000 reais para cada.

Suponha que resolvam bonificar em 100%. Agora, há 4 ações da padaria e cada um dos sócios tem 2. A não ser que o lucro suba (e isso não aconteceria como consequencia da bonificacao, mas por outros motivos), o dividendo por ação agora seria 10000/4 = 2500 reais (ou seja, cada sócio continua recebendo seus 5000 reais…).

Alguém poderia argumentar: mas o lucro pode subir e, assim, o dividendo por ação continuar o mesmo após a bonificação. Se isso acontecer, caso a bonificação não tivesse acontecido o dividendo por ação teria sido maior (ou seja, daria na mesma…)

Pelo que sei as empresas fazem bonificação por alguns motivos: aumentar capital social, manter o preço da ação mais estável (no caso de BBDC, próximo a 20 reais) e aumentar liquidez. Se não houvesse bonificacao os precos com o longo prazo tenderiam a ficar muito altos.

10 curtidas

bbdc poderia pegar esses 4 bi da bonificação e distribuir para os acionistas como dividendos ou jcp. Hj em dia eu só consigo enxergar a bonificação como uma forma da empresa não querer distribuir o lucro, mas o mercado não é bobo, e a ação já está caindo 5% na b3.

Até mesmo um programa de recompras seria beeemmm mais interessante do que essa bonificação.

Parece até que o próprio controlador não tem interesse algum em destravar o papel.

3 curtidas

Se o banco pagar 1 real por ação antes e pós bonificação, o lucro aumentou. A bonificação não faz diferença

Edit: Confirmei aqui, o LPA do Bradesco foi maior em 2016 do que no ano passado, embora o lucro tenha ido de 15 bi para 21 bi

Altera apenas do ponto de vista tributário. O que importa é lucro.

Mas o Bradesco está com um programa de recompra de ações bem grande, além da bonificação.

2 curtidas

A bonificação em instituições financeiras é interessante sim. Com o aumento do capital social a cia pode se alavancar mais devido ao Indice de Basileia III.

5 curtidas

A bonificação por natureza é um reinvestimento e não uma remuneração. Qual seria a relação entre as duas coisas? Só se no caso for uma crítica à idéia do banco continuar crescendo, mas neste caso não é mais fácil comprar Itaú?

1 curtida

Não vejo relação. Está caindo 5% porque o resultado foi abaixo do esperado.

O bradesco está com o lucro societário menor que o de 2019, mesmo bonificando a cada ano. A bonificação nao garante que o lucro vai aumentar na mesma proporção. Se o banco tivesse entregando crescimento, eu não me importaria com a bonificação, mas não é o caso.

E minha opinião também é uma questão pessoal, pois não estou mais na fase de acumular papéis do banco, então sempre prefiro a distribuição do lucro, de forma saudável é claro.