Concordo com o @fortaleza, há poucas situações em que essa inversão do ratio acontece, mas não há outras grandes oportunidades. A média está em 1,09x, mas chegava a mais de 1,20x no início da década passada. A banda positiva hoje é 1,15x e a negativa 1,04x. Se for para tradear a posição, iria próximo desses valores. Como investimento ou para manutenção, vejo a ON mais atrativa, pois você está pagando por liquidez e liquidez de derivativos muito mais do que recebe com a parcela de 10% a mais de dividendos. Especialmente nesse ano em que o BC forçou a distribuição de dividendos mínima, o que se recebe a mais é muito pouco.
essa questao de ficar controlando preco de ON por PN muitas das vezes e um esforço “inutil” poucas vezes se ve uma oportunidade clara nisso, se atentar a free float, liquidez e tag-along me parece muito mais importante que ver qual compensa mais hj ou semana q vem , essa crise me deu a oportunidade de abrir posição no bradesco que vinha a muito tempo querendo , e optei pela ON seguindo o que falei acima
Acho que no bradesco não faz tanta diferença… no itaú paga o mesmo dividendo e a ON é mais barata, logo prefiro a ON… mas há várias ações que essa relação se distorce frequentemente e dá para ganhar na troca…
Eu prefiro as bbdc4 pq da p remunerar a carteira com outras opções além de dividendos. Somar só os dividendos é pouco, este ano tem pouco.
Existem puts, call e as bbdc4 são bem melhores p remunerar carteira.
@cadu na plataforma ele não está buscando por BBDC, apenas por “Bradesco”,
aparentemente tem um erro ali “906”, talvez seja isso,
Verdade, obrigado pelo toque!
Pelo histórico das conversas, percebi que alguns tentam investir em bancos, principalmente nos “digitais”, fazendo a análise como cliente e não como investidor. Como cliente prefiro os “disrruptores” que trabalham de graça lógico. Mas para investir, sem dúvidas os “velhos de guerra” com retorno garantido.
gostaria da opinião dos colegas entre BBDC4 e BBAS3 para um carteira de LP
eu não fico entre, tenho ambos
sim, obrigado pelo retorno. É que já estou um pouco exposto ao setor bancário e gostaria de ter apenas uma em carteira
Longo prazo, +10 anos, melhor Bradesco ou Itau por serem privados. Tem a questão da privatização do BB, mas não dá pra colocar isso na conta. Teve uma discussão acima sobre a 3 ou 4, atualmente acho a 3 mais interessante.
Estava vendo sobre o possível contágio do Bolsonaro. Parece que o presidente do Bradesco esteve recentemente com ele (após os sintomas) e todos estavam sem mascara.
Galera não manjo nada de contabilidade, espero que alguém possa tirar minha dúvida. Existem prazos para os bancos reverterem essa provisão com devedores duvidosos? Como funciona?
A provisão é uma reserva que o banco faz para compensar calotes dos seus clientes em empréstimos, essa reserva é baseada em uma previsão ou estimativa, e aí entra o grau de subjetividade da coisa.
Se houver inadimplência bem abaixo do esperado, ele devem reverter a provisão e o dividendo deve aumentar, se houver inadimplência acima do esperado a provisão pode aumentar e minar o dividendo…
Porém há aspectos que vão além dos explicados, se inventarem tributar mais os bancos e ainda impor muitas restrições, a provisão pode passar a ser bem diferente para não so resguardar o banco como ter ganhos tributários.
O brasil não é para amadores, e até agora os bancos tem resistido as parasitagens e imensa dificuldade de recuperar crédito dos inadimplentes. Então não me parece essa a maior dificuldade.
Existe a PDD “legal” e a PDD “adicional”.
“LEGAL”: Os bancos são obrigados a provisionar uma parte do crédito concedido de acordo com o risco (cliente e operação). Este risco vai aumentando/diminuindo de acordo com parâmetros como: tempo de atraso (principal fator), existência de outras operações do cliente em atraso (uma operação em atraso pode “carregar” o risco de outra operação do mesmo cliente mesmo que esteja “em dia”), risco do setor (o setor que uma empresa está inserida pode alterar a classificação de risco de suas operações caso haja uma piora das projeções para este setor, por isto muitos restaurantes reclamaram de não estarem conseguindo crédito na pandemia) e renegociações, as quais podem reduzir ou aumentar o risco da operação a depender da condução destas…
Em geral, o risco vai aumentando de acordo com o tempo de atraso. Exemplo: risco A provisiona 0,5% e é até 14 dias de atraso; risco B provisiona 1% e é entre 15 e 30 dias de atraso; risco C aprovisiona 3% e é entre 31 e 60 dias de atraso; risco D aprovisiona 10% e é entre 61 e 90 dias de atraso; a partir daí vai aumentando de 90 em 90 dias para 30, 50, 70 e 100% (risco H). Então, operações que fiquem mais tempo em atraso geram um provisionamento maior. Caso o tempo de atraso diminua, o provisionamento diminui de acordo com a queda do risco. Além disto, renegociações são importantes porque jogam o vencimento da operação para frente, adiando a alteração do risco em caso de atrasos, e porque geralmente reduzem o risco do operação caso estejam em atraso e haja pagamento de entrada.
Outro fator é que quando há garantias na operação (ex: financiamento de imóveis) este tempo citado acima é o dobro (A até 30 dias, B entre 31 e 60 dias e etc).
“ADICIONAL”: Feita por segurança quando acreditam haver uma piora no cenário futuro.
A principal forma de reverter provisões é reduzindo a inadimplência, principalmente aquela acima de 90 dias, buscando reduzir o risco da operação/cliente. As provisões adicionais tendem a ser reduzidas com a melhora do cenário.
lawyermg e fabio_barbosa muito obrigado pelos esclarecimentos.
Banco do Brasil já anunciou que o home office ficará e terá uma economia estimada de 1BI com despesas de prédios e manutenções destes com essa nova medida, acredito que Bradesco e Itau não ficarão de fora na nova descoberta. O que acham dessa possível redução gigante de custos dos bancos?
Não só dos bancos, sou prestador de serviços e já vejo uma movimentação por parte dos meus clientes tanto em TI como em realmente dar continuidade neste Home Office.
Os bancões já estavam com um programa em curso de fechamento de agências desde o ano passado, você pode verificar nos últimos releases de resultados que abordam essa questão. Sou cliente do Itaú e a própria agência que fiz minha conta, inclusive, foi fechada no início deste ano.
A pandemia veio para acelerar esse projeto. O próprio Santander está fechando agências à rodo, principalmente na Europa e o mesmo deve ocorrer por aqui.
Reduzir agências físicas é uma tendência inevitável, inclusive já discutimos por aqui que não são os bancos que estão se tornando digitais e sim as pessoas. Até nos bancos regionais como Banrisul e Banco do Espírito Santo, a maior parte das transações são realizadas pelo Internet banking ou App.