BBDC3 - Bradesco

Concordo com o @fortaleza, há poucas situações em que essa inversão do ratio acontece, mas não há outras grandes oportunidades. A média está em 1,09x, mas chegava a mais de 1,20x no início da década passada. A banda positiva hoje é 1,15x e a negativa 1,04x. Se for para tradear a posição, iria próximo desses valores. Como investimento ou para manutenção, vejo a ON mais atrativa, pois você está pagando por liquidez e liquidez de derivativos muito mais do que recebe com a parcela de 10% a mais de dividendos. Especialmente nesse ano em que o BC forçou a distribuição de dividendos mínima, o que se recebe a mais é muito pouco.

1 curtida

essa questao de ficar controlando preco de ON por PN muitas das vezes e um esforço “inutil” poucas vezes se ve uma oportunidade clara nisso, se atentar a free float, liquidez e tag-along me parece muito mais importante que ver qual compensa mais hj ou semana q vem , essa crise me deu a oportunidade de abrir posição no bradesco que vinha a muito tempo querendo , e optei pela ON seguindo o que falei acima

1 curtida

Acho que no bradesco não faz tanta diferença… no itaú paga o mesmo dividendo e a ON é mais barata, logo prefiro a ON… mas há várias ações que essa relação se distorce frequentemente e dá para ganhar na troca…

3 curtidas

Eu prefiro as bbdc4 pq da p remunerar a carteira com outras opções além de dividendos. Somar só os dividendos é pouco, este ano tem pouco.

Existem puts, call e as bbdc4 são bem melhores p remunerar carteira.

@cadu na plataforma ele não está buscando por BBDC, apenas por “Bradesco”,

aparentemente tem um erro ali “906”, talvez seja isso,

image

1 curtida

Verdade, obrigado pelo toque!

1 curtida

Pelo histórico das conversas, percebi que alguns tentam investir em bancos, principalmente nos “digitais”, fazendo a análise como cliente e não como investidor. Como cliente prefiro os “disrruptores” que trabalham de graça lógico. Mas para investir, sem dúvidas os “velhos de guerra” com retorno garantido.

2 curtidas
6 curtidas

gostaria da opinião dos colegas entre BBDC4 e BBAS3 para um carteira de LP

eu não fico entre, tenho ambos

6 curtidas

sim, obrigado pelo retorno. É que já estou um pouco exposto ao setor bancário e gostaria de ter apenas uma em carteira

Longo prazo, +10 anos, melhor Bradesco ou Itau por serem privados. Tem a questão da privatização do BB, mas não dá pra colocar isso na conta. Teve uma discussão acima sobre a 3 ou 4, atualmente acho a 3 mais interessante.

3 curtidas

Estava vendo sobre o possível contágio do Bolsonaro. Parece que o presidente do Bradesco esteve recentemente com ele (após os sintomas) e todos estavam sem mascara.

Galera não manjo nada de contabilidade, espero que alguém possa tirar minha dúvida. Existem prazos para os bancos reverterem essa provisão com devedores duvidosos? Como funciona?

1 curtida

A provisão é uma reserva que o banco faz para compensar calotes dos seus clientes em empréstimos, essa reserva é baseada em uma previsão ou estimativa, e aí entra o grau de subjetividade da coisa.

Se houver inadimplência bem abaixo do esperado, ele devem reverter a provisão e o dividendo deve aumentar, se houver inadimplência acima do esperado a provisão pode aumentar e minar o dividendo…

Porém há aspectos que vão além dos explicados, se inventarem tributar mais os bancos e ainda impor muitas restrições, a provisão pode passar a ser bem diferente para não so resguardar o banco como ter ganhos tributários.

O brasil não é para amadores, e até agora os bancos tem resistido as parasitagens e imensa dificuldade de recuperar crédito dos inadimplentes. Então não me parece essa a maior dificuldade.

8 curtidas

Existe a PDD “legal” e a PDD “adicional”.

“LEGAL”: Os bancos são obrigados a provisionar uma parte do crédito concedido de acordo com o risco (cliente e operação). Este risco vai aumentando/diminuindo de acordo com parâmetros como: tempo de atraso (principal fator), existência de outras operações do cliente em atraso (uma operação em atraso pode “carregar” o risco de outra operação do mesmo cliente mesmo que esteja “em dia”), risco do setor (o setor que uma empresa está inserida pode alterar a classificação de risco de suas operações caso haja uma piora das projeções para este setor, por isto muitos restaurantes reclamaram de não estarem conseguindo crédito na pandemia) e renegociações, as quais podem reduzir ou aumentar o risco da operação a depender da condução destas…

Em geral, o risco vai aumentando de acordo com o tempo de atraso. Exemplo: risco A provisiona 0,5% e é até 14 dias de atraso; risco B provisiona 1% e é entre 15 e 30 dias de atraso; risco C aprovisiona 3% e é entre 31 e 60 dias de atraso; risco D aprovisiona 10% e é entre 61 e 90 dias de atraso; a partir daí vai aumentando de 90 em 90 dias para 30, 50, 70 e 100% (risco H). Então, operações que fiquem mais tempo em atraso geram um provisionamento maior. Caso o tempo de atraso diminua, o provisionamento diminui de acordo com a queda do risco. Além disto, renegociações são importantes porque jogam o vencimento da operação para frente, adiando a alteração do risco em caso de atrasos, e porque geralmente reduzem o risco do operação caso estejam em atraso e haja pagamento de entrada.

Outro fator é que quando há garantias na operação (ex: financiamento de imóveis) este tempo citado acima é o dobro (A até 30 dias, B entre 31 e 60 dias e etc).

“ADICIONAL”: Feita por segurança quando acreditam haver uma piora no cenário futuro.

A principal forma de reverter provisões é reduzindo a inadimplência, principalmente aquela acima de 90 dias, buscando reduzir o risco da operação/cliente. As provisões adicionais tendem a ser reduzidas com a melhora do cenário.

10 curtidas

lawyermg e fabio_barbosa muito obrigado pelos esclarecimentos.

1 curtida

Banco do Brasil já anunciou que o home office ficará e terá uma economia estimada de 1BI com despesas de prédios e manutenções destes com essa nova medida, acredito que Bradesco e Itau não ficarão de fora na nova descoberta. O que acham dessa possível redução gigante de custos dos bancos?

3 curtidas

Não só dos bancos, sou prestador de serviços e já vejo uma movimentação por parte dos meus clientes tanto em TI como em realmente dar continuidade neste Home Office.

1 curtida

Os bancões já estavam com um programa em curso de fechamento de agências desde o ano passado, você pode verificar nos últimos releases de resultados que abordam essa questão. Sou cliente do Itaú e a própria agência que fiz minha conta, inclusive, foi fechada no início deste ano.

A pandemia veio para acelerar esse projeto. O próprio Santander está fechando agências à rodo, principalmente na Europa e o mesmo deve ocorrer por aqui.

Reduzir agências físicas é uma tendência inevitável, inclusive já discutimos por aqui que não são os bancos que estão se tornando digitais e sim as pessoas. Até nos bancos regionais como Banrisul e Banco do Espírito Santo, a maior parte das transações são realizadas pelo Internet banking ou App.

3 curtidas