BDR's - Brazilian Depositary Receipts

eu continuo investindo via fundo ( western ) , a rentabilidade/historico do fundo supera inclusive o ivvb, não tenho muitas dores de cabeça, como a dificuldade de acompanhamento da carteira por ex … sinto falta ou ao menos não conheço algum fundo semelhante para investir em reits , não tenho interesse em ter conta fora para esses investimentos, assim como tbm n me vejo investindo diretamente nas empresa seja por bdr ou com conta gringa, o investimento passivo em fundo me atende 100%

3 curtidas

Penso em investir em dois ou três ETFs pela Passfolio. Teria alguma vantagem tributária investindo nos Bdrs?

11 curtidas

Caramba, fica muito caro!

1 curtida

Inviabiliza o investimento direto.

2 curtidas

Mas sobre os dividendos você não paga mais nada, porque já são tributados na fonte nos EUA em 30%, e há o acordo evitando bitributação. Só se for algum país sem acordo

1 curtida

Alguém tem a Instrução Normativa disso? Pensei que fosse equiparado a ações.
Mas essa tabela progressiva deve ser a do gcap, começa a aumentar de 15% depois de alguns milhões de reais.

1 curtida

Começou a farra dos BDRs…

2 curtidas

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1585, DE 31 DE AGOSTO DE 2015
Art. 56. Esta Seção dispõe sobre a incidência do imposto sobre a renda sobre os ganhos líquidos auferidos por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, em operações realizadas nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, existentes no País.
§ 1º O disposto nesta Seção aplica-se, também, aos ganhos líquidos auferidos:
I - por qualquer beneficiário:
a) na alienação de Brazilian Depositary Receipts (BDR), em bolsa;
[…]
Art. 57. Os ganhos líquidos auferidos em alienações ocorridas nos mercados à vista, em operações liquidadas nos mercados de opções e a termo e em ajustes diários apurados nos mercados futuros sujeitam-se ao imposto sobre a renda à alíquota de 15% (quinze por cento).

2 curtidas

Qual a fundamentação legal?

Não faz muito sentido mesmo, tudo que li a respeito foi nessa linha, a não ser que tenham adotado uma nova instrução. A sensação é que é mais propaganda para vender fundos.

1 curtida

2) A taxa em cima dos dividendos é fixada em 5%?

R: Não. Esse valor depende da instituição que faz a escrituração das ações.

Para as BDRs que o itaú faz a escrituração (como Amazon, Coca-cola e Nike), a taxa é de 5%.

Já para as BDRs que o Banco B3 faz a escrituração (como Adobe, Alphabet e Apple) a taxa é de 3%.

3) Qual a diferença entre a liquidez dessas 3 opções?

R: Hoje, investir lá fora te dá um diferencial importante: opções. Investindo diretamente você tem muito mais opções pra investir do que fazer por BDR.

Porém, existe aqui uma coisa que é importante ser dito: apesar da falta de opções, as BDRs não têm pouca liquidez como dizem ter.

Isso porque existem os Market Makers.

  • Os Market Makers são instituições encarregadas de trazer liquidez a um ativo. Eles existem na B3, e são peças muito importantes para que sempre haja oferta e demanda no mercado.

Por conta deles, a liquidez das BDRs na bolsa não é tão ruim como dizem ser.

4) Os Market Makers cobram spread?

R: Sim, cobram. Porém, vale dizer que esses spreads variam muito, e caíram bastante principalmente com a abertura das BDRs (mas tem que ser verificado até quando isso vai ficar baixo). Hoje, os valores variam de 0,1% até o máximo de 2% (por regra, não pode ultrapassar 2%).

5) Como eu posso verificar o spread que estou sendo cobrado?

R: Você pode tentar criar uma ideia seguindo esses passos:

  1. Descobrindo o valor do dólar comercial, E o ratio da BDR (quantas BDRs valem 1 ação)

  2. multiplicando o dólar comercial pelo preço da ação em dólares, e depois dividindo conforme o ratio.

  3. Com isso, você descobre o valor no BR. Aí, é só comparar com o preço da BDR.

Exemplo prático:

Ação Facebook em dólar: $282.12

Dólar Comercial x Ação: R$1.586,64

Rateio BDR x Ação: 28 BDRs equivalem a 1 ação (fonte: banco b3)

Preço da BDR no mercado (no momento que estamos gravando): R$57,10

Spread = R$57,25 – R$57,07 = R$0,44

6) E o que é o risco de conversibilidade nas BDRs?

R: O risco de conversibilidade é um risco que deriva do seguinte: quando você investe em uma BDR, você está investindo em um ativo internacional, mas o seu dinheiro continua no Brasil.

Ou seja: você está investindo num ativo lá fora, MAS o seu dinheiro está correndo o risco-país do Brasil. De certa forma, você está correndo dois riscos de países distintos.

Um exemplo é a Argentina: lá, devido à crise, o país impôs um controle rigoroso em cima do dólar, onde as pessoas não podem mais comprar dólar como quiserem, e o mercado “paralelo” é caçado. Aqui, os argentinos sofrem as consequências de um risco de conversibilidade, já que o dinheiro deles agora é estritamente controlado pelo governo. O argentino que criou uma conta diretamente no exterior não corre os mesmos problemas que o dinheiro dele que está na Argentina.

7) Posso transformar uma BDR em uma ação direto no exterior, caso eu queria?

R: Sim! É possível. Porém, vale apenas dizer que tem um custo nisso, já que você está “cancelando” a BDR pra converter em ações diretamente lá fora. Os custos variam de instituição. Algumas cobram R$0,10 centavos por BDR, outras R$0,05.

8) poderia pontuar os principais diferenciais de cada uma das 3 opções (BDRs, Investimento Direto e Offshore):

Diferenciais das BDRs:

- Praticidade na hora de investir, já que você consegue investir na sua corretora aqui no Brasil.

  • Você QUASE não tem ônus direto na compra de uma BDR, recebendo praticamente a mesma coisa que comprar diretamente. Os custos acabam sendo majoritariamente a taxa dos dividendos (que varia de instituição), e também o IOF que incide junto aos dividendos.

  • Você pode converter as BDRs em ações lá fora quando você quiser, atento apenas ao custo no cancelamento.

  • Nas BDRs, você não corre um problema que você pode correr no caso do investimento direto: o imposto sobre herança. Caso você venha a falecer com mais de US$60 mil dólares no exterior, pode ser incidido um valor de no mínimo 40% referente ao ITCMD americano. Não é um problema que vai te afetar normalmente, mas é algo que você deve se preocupar – principalmente se você tem já um bom patrimônio e já começou a pensar em sucessão patrimonial.

  • Agora com a abertura das BDRs, elas se tornaram acessíveis e PODEM ter uma diminuição nos spreads

DIFERENCIAIS DO INVESTIMENTO DIRETO:

  • Como investimentos menores de US$60 mil não caem no problema de herança, o investimento direto acaba tendo esse diferencial quando você não tem muito dinheiro investido.

  • Apesar dos custos maiores, investir diretamente te dá uma maior oferta de produtos de investimentos.

  • Outro ponto importante e talvez a principal vantagem é que investir no exterior diretamente te dá a possibilidade de vender até R$ 35 mil por mês em ações e não pagar Imposto de Renda sobre o ganho de capital.

DIFERENCIAIS DO OFFSHORE:

  • Assim como nas BDRs, existe a possibilidade de você não ter problema com o imposto sobre herança. A sucessão acaba acontecendo no Brasil (caso o dono da offshore morra), mas lá nos EUA não acontece.

  • Outro diferencial é que você só pagará realmente um imposto efetivo caso você pegar o dinheiro do offshore e trazer pro seu país de origem.

Isso significa, por exemplo, que se você criar um offshore pra investir no mercado americano, você pode ir trabalhando esse dinheiro nos Estados Unidos indefinidamente sem pagar imposto – e pagará somente caso você trazer o dinheiro de volta pro Brasil.

  • O único “problema” é que fazer um offshore tem custos altos, que podem beirar hoje cerca de 2k dólares + manutenção anual. Por isso, o offshore só se torna viável quando você tem muito dinheiro.
7 curtidas
  1. Os ganhos auferidos na alienação de BDR são tributados pelo imposto de renda de acordo com as regras aplicáveis à negociação, no Brasil, de valores mobiliários emitidos por pessoas jurídicas domiciliadas no País

Acho que essa é a primeira evidência que vejo que tributação na venda de BDRs = Ações sem espaço para interpretação

http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?idAto=1366&visao=anotado

Achei interessante!

1 curtida

Está restrito à investidores qualificados. É isso mesmo?

Pessoal, estou estudando faz um tempo a MELI, gostaria de verificar se algum forista tem algum material bacana sobre ela, sobre valuation etc.

Não é um valuation, só minha opinião. MELI teve os crescimentos de receita trimestrais mais fortes desde 2008 no ano passado. Acho difícil isso se sustentar, provavelmente vai ter uma correção em algum momento quando a receita estagnar um pouco. Com um price sales ratio de 18, e não sendo mais nenhuma small cap, eu considero que tem expectativa à beça embutida no preço, mas justamente por isso não olhei a fundo a empresa

No Market Beat todo mundo dá compra, então sei lá

Valeu!

Comprei 3 BDR de REIT na sexta, segunda vou compra outros 3.

Dólar caindo dá um bom ponto de entrada.

Pra não pagar o spread e comprar na pedra, vá com calma e espere o robozinho do MM trabalhar. Tem um vídeo no canal do Rodrigo Medeiros onde ele explica e faz uma venda ao vivo. Evite operar com a bolsa americana fechada!