BMEB4 - Banco Mercantil

Não sei se tem alguém aqui que acompanha a empresa, mas em 2017 e 2018, ela anunciou pagamentos para a BMEB4 e não anunciou para a BMEB3. Achei que isso só acontecia com estatais. Alguém sabe o motivo do banco ter feito isso? Dois anos sem distribuir lucros pros acionistas controladores? Que doidera é essa?

Eu até entendo a Cemig algo parecido, mas uma empresa privada fazer isso, eu não entendo.

1 curtida

Mais tarde vou dar uma olhada no estatuto da empresa. Mas já levantando uma hipótese, provavelmente é pq algumas empresas tem uma distribuição prioritária para alguma classe definida no estatuto. Ou seja, a preferência na distribuição de lucro é para uma determinada classe de ações, e só deppis de atingir um patamar X de lucro que a empresa dsitribui o excedente para a outra classe.

É só uma hipótese, não tenho ideia se é o caso aqui. Mas fiquei curioso, mais tarde vou procurar isso melhor.

1 curtida

Hmmm. Entendi. Eu não sabia que algumas empresas faziam isso de distribuir um tanto pras ON só depois de atingir X de lucro.

Valeu, @cadu. Eu tb não li o estatuto, mas vou ler.

1 curtida

Dei uma olhada agora no estatuto, e realmente é aquilo que expliquei.

"Nos termos do artigo 8º e parágrafo 2º do artigo 39 do Estatuto Social, será assegurada prioridade
às ações preferenciais na distribuição de dividendos mínimos, sendo assegurado aos titulares das
ações preferenciais o direito ao recebimento de dividendo, por ação preferencial, 10% (dez por
cento) maior do que o atribuído a cada ação ordinária ou o direito ao recebimento de dividendos
mínimos anuais não cumulativos de 6% (seis por cento) sobre o valor nominal da ação, sendo
efetivamente pago o dividendo que, dentre essas duas alternativas, represente o de maior valor. "

Pois é, mas eles pagaram bem mais do que 6%. Eles poderiam ter pagado os 6% pras PN, e o restante pra ON. Eu só não fico mais desconfiado, pq os controladores possuem bastante PN tb, além das ON. Hehehe.

1 curtida

Alguém comprado nesse banco? Na minha análise, vale aportar um pouco, mas… :thinking::thinking:

1 curtida
1 curtida

Saiu o resultado e JCP líquido de R$ 0,58 por ação!
O que me preocupa é a estagnação nas Receitas Financeiras, embora o corte de despesas esteja “compensando” isso. O que acharam do balanço? O papel já está ficando em ponto de venda?

Parece que creditaram a quantidade errada de ações. Se eu tinha 1.000 ações, entendo que deveria ter agora 2.000 ações e não 3.000 ações. Não sei se isto é normal e a situação apenas vai normalizar dia 07/12/2021, conforme comunicado. Alguém também está na mesma situação? Do jeito que está, parece que eu poderia vender a ação ganhando 50% de lucro em um dia.

Nesse período da transição os números não valem nada mesmo. Provável que abra dia 7 certo, como você disse. Esse desdobramento parece mais complicado que a média, se até suspenderam a negociação durante. Será que vão liquidar as posições fracionárias de todo mundo, ou se sobrar fração do grupamento eles desdobram em vez de leiloar? Nunca vi um caso desse ao vivo

Hoje já normalizou a posição de acordo com o que era pra ser.