BMEB4 - Banco Mercantil

Não sei se tem alguém aqui que acompanha a empresa, mas em 2017 e 2018, ela anunciou pagamentos para a BMEB4 e não anunciou para a BMEB3. Achei que isso só acontecia com estatais. Alguém sabe o motivo do banco ter feito isso? Dois anos sem distribuir lucros pros acionistas controladores? Que doidera é essa?

Eu até entendo a Cemig algo parecido, mas uma empresa privada fazer isso, eu não entendo.

Mais tarde vou dar uma olhada no estatuto da empresa. Mas já levantando uma hipótese, provavelmente é pq algumas empresas tem uma distribuição prioritária para alguma classe definida no estatuto. Ou seja, a preferência na distribuição de lucro é para uma determinada classe de ações, e só deppis de atingir um patamar X de lucro que a empresa dsitribui o excedente para a outra classe.

É só uma hipótese, não tenho ideia se é o caso aqui. Mas fiquei curioso, mais tarde vou procurar isso melhor.

Hmmm. Entendi. Eu não sabia que algumas empresas faziam isso de distribuir um tanto pras ON só depois de atingir X de lucro.

Valeu, @cadu. Eu tb não li o estatuto, mas vou ler.

Dei uma olhada agora no estatuto, e realmente é aquilo que expliquei.

"Nos termos do artigo 8º e parágrafo 2º do artigo 39 do Estatuto Social, será assegurada prioridade
às ações preferenciais na distribuição de dividendos mínimos, sendo assegurado aos titulares das
ações preferenciais o direito ao recebimento de dividendo, por ação preferencial, 10% (dez por
cento) maior do que o atribuído a cada ação ordinária ou o direito ao recebimento de dividendos
mínimos anuais não cumulativos de 6% (seis por cento) sobre o valor nominal da ação, sendo
efetivamente pago o dividendo que, dentre essas duas alternativas, represente o de maior valor. "

Pois é, mas eles pagaram bem mais do que 6%. Eles poderiam ter pagado os 6% pras PN, e o restante pra ON. Eu só não fico mais desconfiado, pq os controladores possuem bastante PN tb, além das ON. Hehehe.

Alguém comprado nesse banco? Na minha análise, vale aportar um pouco, mas… :thinking::thinking: