BRKM3 - Braskem

Pois é, não conheço nada da empresa, mas tô pensando em entrar pelo tanto que tá apanhando kkkkk

A dificuldade aqui é estimar uma projeção do lucro nos próximos 12 meses. Com tantos fatores agindo negativamente sobre o ativo, e riscos potenciais e sem saber a magnitude deles, fica complicado traçar um preço alvo.

Mas levando em conta o FCD, anualizando o último resultado (LPA de 0,65), com taxa de desconto de 9%, e projetando um crescimento de 8% ano, o preço alvo daria em 13,73. Sendo que a cotação atual está em 31,25.

Já se pegar o resultado anual (LPA de 3,46), e estimar 0% de crescimento, o preço alvo estaria em 52,04, dando um potencial de valorização de 63%.

Dois ptos a levantar. Acho a margem de segurança baixa, mesmo no cenário mais otimista com o LPA anual (que provavelmente vai reduzir nos próximos trimestres) para o risco. E estimar qual seria a projeção do LPA p/ os próximos trimestres (acho esta uma tarefa quase impossível de se fazer com uma boa precisão).

4 curtidas

Braskem é a prima rica ( ou agora nem tanto…rs) da UNIP…por aki se tem uma boa idéia do balanço dela…e parece q vem chumbo grosso com preço da soda e pvc rasteiros como o balanço da Braskem mostrou… como o próprio mercado já tá se adiantando…queda à vista. Tô lotado de UNIP6 mas já desencanei e sei q alguma reação só ano q vem mesmo…até lá…sigo acumulando…ñ mais agora pq din din acabou…hehe

2 curtidas

Últimos 22 pregões, só uma alta. Nunca vi nada parecido. O MP está cogitando uma multa de R$20 bi. A Vale, com tanta tragédia e mortes foi multada em R$10bi. Aí já estão de sacanagem.

1 curtida

O caso tem viés político e isso é ruim para a Braskem. Agora o MPF pode cogitar o quanto eles quiserem no valor da ação, porque a questão não é só o quanto, mas é também o quando. Este tipo de ação vai envolver uma série de obrigações de fazer e monitoramento de riscos durante vários anos. Neste caso, por incrível que pareça, teria saído mais barato se tivessem matado todo mundo. Em Santo Amaro, na BA, há o caso de uma cidade inteira contaminada por uma mina de chumbo fechada nos anos 90, dois processos correm em cima. Um é uma ação civil pública instaurada em 2002 pelo MPF, pedindo a recuperação da área contaminada da mina: perda provável. Outro um processo da Associação da Vítimas pedindo todo tipo de indenizações (muitas pessoas morreram ou adoeceram) e constituição de fundos de auxílio e tratamento médico: perda remota. Como o caso remete a Odebretch e a Petrobrás, capaz de correr como um foguete.

4 curtidas

Com todos os riscos embutidos, graficamente hoje está dando compra.

1 curtida

EXCLUSIVO: Odebrecht contrata Lazard para retomar venda da Braskem
Geraldo Samor

Leia mais em EXCLUSIVO: Odebrecht contrata Lazard para retomar venda da Braskem - Brazil Journal

1 curtida
1 curtida

To achando que só essa desculpa do cenário das cmdt’s químicas ruins não vai explicar o 3T que vem aí já que me parece que existe uma planta da Braskem que ainda permanece parada e que causou demanda forte por soda cáustica, inclusive chegaram a importar dos EUA para suprir a falta, pois a Braskem ainda não achou uma solução para conseguir sal gema aqui no Brasil de forma rápida e eficiente (pararam com a mineração em Alagoas)

‘’ Demand was strong in Brazil as local producer Braskem shut down its caustic soda plant due to shortage of salt resulting from subsidence at its Maceio, Alagoas mine. ‘’

Situação complicada a da empresa.

1 curtida

A Braskem tem vários problemas:

  1. uma dívida elevada,

  2. uma planta importante parada,

  3. possíveis danos ambientais que poderão gerar um grande passivo,

  4. possíveis danos para a população de Maceió que têm um enorme potencial de passivos

  5. Possíveis problemas com as instituições financeiras que possuem ações do controlador como garantia de uma dívida que aparentemente não será paga.

  6. Um excelente oportunidade de problemas trabalhistas na controladora e brsk tbm…

Cada tópico destes deve ser avaliado de maneira aprofundada, a empresa está descontada sim, mas eu não acredito que vale a pena.

A planta de Salgema é um excelente ativo físico, mas a empresa e sua dívida e seus demais problemas eu acredito que não valem a pena.

Acredito que o Alaska está se desfazendo devido aos problemas supracitados.

2 curtidas

O Próprio Alaska disse em um vídeo de uma live á alguns anos atrás que só não entrou em Unipar porque não tinha liquidez suficiente quando ela estava lá pelos 10 reais.

E faz sentido.

Mesmo com o histórico do controlador da Unipar, preferi ela. Me parece uma empresa com menos riscos que a Braskem por incrível que pareça.

Agora que Braskem está descontada não restam dúvidas, porém, é uma empresa muito maior e muito mais global que a Unipar por ex. Logo, acho muito mais difícil de analisar.

1 curtida

Seguindo a colocação sobre o Alaska, o comentário do Bredda é que o mercado precifica a Braskem como se estivesse pior do que ela realmente está… dentro de uma lógica de risco/retorno, é um tipo de investimento que pode valer a pena desde que em uma porção limitada da carteira…

Unipar mesma coisa no passado, foi de 3 a 30+… esse tipo de upside 10x não vai ter com Itau, magalu, vale, ou outras que estão a voo de cruzeiro e com o mercado animado e precificando melhor…

A Braskem fatura seu valor de mercado em receita a cada 6 meses… qualquer melhora de margem pode fazer o papel disparar!

1 curtida
2 curtidas

É a prima “rica” da Unipar…hehe…gosto de dá uma conferida no balanço da Braskem…dá alguns toques do setor em geral…

"Spread PVC

7

: aumento em relação ao 2T19 em função de: (i) maiores preços de PVC na Ásia ante à redução da oferta causada por paradas programadas e não programadas em toda a região, além da redução das taxas de utilização na China para melhora da qualidade do ar nas festividades associadas ao feriado nacional da primeira semana de outubro; e (ii) menores preços de EDC nos Estados Unidos devido a maior taxa de utilização recente das plantas americanas com a expectativa de maior volume de exportação de soda caustica, frustrada pela menor demanda global, fazendo com o que o EDC também ficasse sobreofertado, e devido à limitação de estocagem deste produto."

2 curtidas

Agora em definitivo…
Estou comprando unip6 aos pouquinhos, comecei em 29,05 e agora não sei se essa notícia é positiva ou não para unip.

2 curtidas

Ainda ñ consegui perceber se a UNIP conseguiu se “aproveitar” e ganhar mercado com este fato até agora… se ñ me engano - essa pergunta foi feita na audioconferência do 2T/19…mas a respota foi meio evasiva…

1 curtida

Possíveis perdas da Braskem com ações judiciais valem mais de duas vezes seu valor de mercado

Coluna do Broadcast

19 de novembro de 2019 | 05h56

ARQUIVO 15/11/2013 ECONOMIA NEGOCIOS – Planta de refinaria da Braskem nos EUA – La Porte Texas

Por Fernanda Guimarães

As contingências judiciais classificadas como possíveis pela Braskem no fim de setembro correspondiam ao dobro de seu valor de mercado atual. Nas notas explicativas de seu balanço, divulgado na noite de quinta-feira, 14, véspera de feriado, a petroquímica alertou investidores que as perdas com ações judiciais podem chegar a R$ 48,74 bilhões. Hoje, o valor de mercado da empresa é de aproximadamente R$ 24 bilhões.

LEIA TAMBÉM: Fissuras no solo fizeram Maceió decretar calamidade pública

Mineração de risco . O valor das ações contra a Braskem praticamente quintuplicou em relação ao fim de 2018. O principal motivo é a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal em Alagoas, pedindo reparação socioambiental contra a Braskem e outros réus. O poder público pleiteia condenação no valor de aproximadamente R$ 28,7 bilhões por danos causados em três bairros de Maceió, cujas ruas e casas têm apresentado afundamentos e rachaduras. Na noite de quinta-feira, a Braskem reportou um prejuízo de R$ 888 milhões, anunciou o fim das atividades de extração de sal-gema , propôs que fossem retiradas 1,5 mil pessoas de suas casas e o monitoramento de áreas de resguardo.

Reportagem publicada no Broadcast no dia 18/11/2019, às 10:29:07

4 curtidas

Essa aí nem tento fazer um trade . Perigosíssima !!!
Só observo a distância…

1 curtida

BREAKING: Ex-CEO José Grubisich é preso nos EUA acusado de corrupção na Braskem

Natalia Viri

2 curtidas