Concordo que ela ficou pra trás. Eu particularmente vejo uma grande disparidade em termos de cotação X queda dos resultados futuros.
Eu tô achando ela muito descontada mesmo considerando o resultado recente e ainda mais se considerarmos quando a vida voltar à normalidade. Além disto estamos falando de imóveis em ótimas localizações nos mais variados locais do país.
Eu tô comprado e até aumentei posição recentemente.
Usando o lucro líquido ajustado (R$ 184.198.000,00 do 1S2020 + R$ 515.337.000,00 do 2S2019 = R$ 699.535.000,00):
Empresa BRML3
Cotação atual R$ 10,25
Preço alvo pelo PSBe está em R$ 20,10 com potencial de valorização de 96%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ao ano (na média) para os próximos 5 anos, com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de R$ 20,51 (potencial de valorização de 100%).
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um “crescimento” anual de 1% para os próximos 5 anos.
Um “fenômeno” estranho. Corretora UBS colocando para venda vários lotes de BRML, a maioria com 700 ações. Todas as ofertas em sequência. Qual vantagem de fazer isso? Seriam clientes diferentes? Não acredito.
Pra curto prazo não espero uma alta sustentada não…
A cotação está sendo fortemente influenciada pela perspectiva de uma segunda onda de Covid com possíveis novos fechamentos de Shoppings. Além disto, aquela mini reforma tributária que o governo propôs seria bastante prejudicial ao já debilitado setor de serviços. Neste mesmo dia eu reduzi bastante minha posição e recomprei mais abaixo.
Esta é a empresa que está mais negativa na minha carteira: 15-20% de queda. Este mês eu pretendia aumentar posição apenas na BRFS3 e na HYPE3; mas pelo jeito vou ter que separar uns trocados pra comprar aqui também…
Pra LP eu acredito que a cotação deve se recuperar bastante, só que não sabemos o quanto vai demorar, creio que depende bastante de uma vacina porque assim a normalidade vai ser restabelecida com muito mais tranquilidade. A empresa tem um baixíssimo endividamento de curto prazo, a dívida líquida gira em torno de 2,5 do EBIT e é negociada abaixo de 0,70 do VP; sendo que estamos falando de imóveis com valor real.
Montei uma posição pequena também nessa ação, mas vi muita gente comentando que os shoppings da MULT3 são melhores, você saberia informar se tem mesmo essa diferença toda que justifique o preço? Desde já grato.
Eu só confiaria em PVP dessas empresas imobiliárias se conhecesse cada imovel de perto… É muita pilantragem na hora de avaliar… o laudo pode adotar diferentes metodologias para avaliar…
Então eu me preocuparia com empresas com histórico de lucro e sem rolos…
tem empresas aí que chegou a negociar a 0,4 valor patrimonial… e está largada pelo mercado … brpr3 é um exemplo…
Obrigado pela resposta. Não consigo avaliar bem esses imóveis de shopping. Algum dia vou parar para ver e colocar no google para analisar localização e outros fatores. Vejo as pessoas comentando mais de MULT3, mas BRML3 parece mais descontado. Você acompanha MULT3? Obrigado
MULT x BRML acontece isso.
MULT avalia por valor de aquisição e BRML por valor justo.
MULT também coloca a avaliação pelo valor justo nos ITR’s, mas mesmo assim é difícil de comparar só olhando os números, porque cada supõe um crescimento e usa uma taxa de desconto diferente.
Fiz um cálculo bem grosseiro aqui, fazendo a DCF diretamente utilizando o FFO e já na perpetuidade, somei o caixa, subtraí a dívida bruta e dividi pelo número de ações
Só que aqui tem a desvantagem de considerar que tudo cresce a mesma coisa na perpetuidade, seja shopping classe A, classe B, torre comercial, e além disso considerar que tudo já está na perpetuidade
O @nilsoncsj explicou bem a questão do P/VP de MULT3 x BRML3. Eu realmente não parei pra analisar cada Shopping mas, pelas análises que li, os da Multiplan são vistos como de melhor qualidade no setor.
De toda forma, todas as 4 principais empresas de Shopping estão apanhando bastante este ano e devem se recuperar após a volta da normalidade. IGTA e MULT tem histórico de resultados mais consistentes, ALSO tem mais potencial de crescimento atual e BRML é a que teria melhores múltiplos considerando os resultados “normalizados” anteriores à pandemia. Esta foi a conclusão que chequei quando comecei a olhar o setor. Atualmente só estou acompanhando os resultados da BRML e da ALSO…
Não vou comprar mais, mas tbm não vou me desfazer da minha posição. A sorte dos shoppings em geral segue dependendo da situação do coronavirus, e da recuperação da economia brasileira. Segue meu raciocínio:
Meu único medo na BRMalls é que venha uma nova onda de fechamento dos shoppings de forma forçada, falência de pequenos inquilinos, aumento de vacância, etc… não sei até quando a empresa consegue aguentar sem ter que começar a se desfazer de ativos… e tenha em mente que se chegar realmente a uma “crise” neste setor, dificilmente ela conseguiria vender um shopping pelo seu preço justo, teria que jogar o preço lá embaixo meio que pra “se livrar” do ativo mesmo.
Tomara que minhas previsões não se concretizem. Caso tudo continue como está e melhore pouco a pouco, num médio prazo de até 10 anos por aí, o coronavírus sumir e a economia se recuperar, os shoppings vão voltar a ser valorizados.
Eu também… teria que subir mais de 100% pra voltar à máxima de 2020.
Minha tese aqui é que as perdas de receitas serão temporárias e que com a volta da normalidade a tendência é que estas receitas retornem para próximo dos níveis pré-crise.