BRSR6 - Banrisul

“O Banrisul acaba de reportar seus resultados para o último trimestre de 2019 (4T19). O lucro veio bem acima do que nós e o mercado estimávamos, mas influenciado por ganhos não recorrentes e não caixa, além de uma baixa nas provisões. As principais linhas operacionais, como margem financeira, receita de serviços e despesas administrativas apresentaram pouca ou nenhuma melhora e, como consequência, o lucro antes de impostos apresentou piora significativa trimestral e anual. Esperamos que as ações reajam negativamente aos resultados. Mantemos nossa recomendação de compra no papel, uma vez que o banco é negociado a múltiplos atrativos.”

6 curtidas

Alguma notícia de dividendos?

Nas cotações atuais P/L abaixo de 6, me parece muito atrativo, mais alguém no papel?

2 curtidas

Estou no papel!

Eu estou com uma posição pequena em carteira! Gosto do papel, apenas a ressalva de ser controlado pelo estado! Mas não decepciona! Abc

1 curtida

Estou comprado… posição pequena. Tenho uns 11-12% das ações em bancos, divididas igualmente em itsa, abcb e brsr. Banrisul foi a última a abrir posição.
Sou gaúcho, sempre tive preconceito com o banco… estrutura ineficiente, atendimento ruim, como geralmente são os estatais… apesar disso, tem bons números, paga bons dividendos, e vem com um bom desconto nos múltiplos. É o que acho com maior upside, e vejo como interessante por:

• provavelmente vai continuar pagando dividendos on cost acima da selic, o carrego está legal
  • multiplos que mostrou acima (inexistem hoje nos bancos)… consegue ser lucrativo sendo estatal
  • não teve o rali que o resto das ações (incluindo o setor) tiveram
  • vai ser vendido… pode não ser iminente, mas é inevitável… não tem sentido um estado ter banco hoje em dia… ainda mais um quebrado como o RS. Na média, esses bancos são privatizados a um PVP de uns 2…
9 curtidas

Olá Maicon,
Realmente o banco possui múltiplos atrativos e já quase fiz alocação. Talvez, o fato de estar barato tenha a ver com isso: como o crescimento acelerado das fintechs impactará seus resultados futuros (tema recorrente de análise sobre os grandes bancos); vai ser privatizado ? Permanecerá exclusivamente um banco regional ou expandirá? O banco precisa endereçar melhor estes temas. Apenas como ilustração, o Banco ABC está colocando em execução a estratégia de transformação digital - impacta os resultados no curto prazo mas dá mais sustentabilidade no longo.

4 curtidas

ABC é um banco com um perfil diferente, muito mais para empresa, e não varejo… gosto dele, tb tenho em carteira. Minha composição foi tentar montar carteira com bancos que pagam bons dividendos, em três setores que vejo diferentes (ITSA, BRSR e ABCB)

Entre os bancos públicos, o Banrisul talvez seja um dos menos atrasados no ponto de vista de digitalização. Tem relativos bons canais digitais, como home banking e app decentes. O que as fintechs fizeram foi dar um desconto imenso em todos os bancos… estão considerando que o ROE de todo mundo vai cair bastante, e que esses bancos não vão ser capazes de se reinventar; a meu ver, isso é verdade, mas o mercado está penalizando mais do que deveria… e enquanto não cai, vamos recebendo bons dividendos… Enquanto for estatal, provavelmente deve continuar com um bom payout pois o governo precisa de dividendos para caixa.

O Banrisul é hoje o ativo mais ‘vendável’ do RS, e que pode ter mais interesse comercial e de gerar dinheiro em caixa… Em setembro, ia ser feita uma Oferta secundária de ações, com o governo vendendo parte das suas, sem perder controle acionário, mas foi cancelada justamente pelo preço de mercado estar baixo demais… O RS tá quebrado, quase pegando dinheiro de agiota, e se desiste disso é pq enxerga que realmente está em um valor ridículo. A privatização só não andou até agora pq a legislação estadual manda fazer plebiscito para privatizações (estão tentando mudar isso na câmara). Privatização acho só questão de tempo… e vejo como mais provável do que privatizar o BB. Mas para mim está fazendo sentido entrar mesmo pensando em um cenário sem privatização.

O que vejo de interessante, enquanto for estatal, deve continuar com a folha salarial do estado do RS… isso é uma grande vantagem competitiva (correntistas, emprestimos consignados, serviços, etc). O público fintech para mim é ainda um pouco diferente do público Banrisul, mais de funcionários públicos e pessoas que valorizam interface bancária tradicional. O cartão Banricompras tem muita força no RS, oferece muitos benefícios e acaba sendo utilizado bastante na província aqui… Uma curiosidade, a validação das transições é feita pela CSU Cardsystem (CARD3), diferente dos outros bancos que possuem setor específico para isso… apesar de estar pagando taxa para algo que os bancos fazem internamente, vejo com bons olhos terceirizar isso para uma lider de mercado em vez de tentar uma solução caseira-estatal.

Bem… lógico… pode ter ingerência estatal… pode ter disrupção das fintechs, pode ser que o governo cobre demais para renovar a concessão da folha do servidor estadual… tem vários fatores para o banco deixar de ser lucrativo e começar a deteriorar seu valor… mas com esses balanços recentes e a esse preço, vejo com uma boa margem de segurança. Penso que, na relação risco retorno, acho mais provável ele ser privatizado e passar a valer 100% a mais do que se deteriorar e valer 50% a menos… Dentro de um cenário base de manutenção (e até perda modesta) dos resutlados, me faz sentido estar comprado. Assim, junta três coisas: valor + dividendos + privatização, que para mim faz sentido entrar agora.

13 curtidas

Precinho bom hoje hein. Abaixo do VP…Alguém quer comprar? Eu não to vendendo, mas tem um pessoal que tá.rsrs

Ja tenho uma posição muito grande em bancos, e uma posição média em Brsr6, por isso não vou aumentar posição, mas está em um bom ponto de compra.

Adicionei na carteira por R$ 17,83.

1 curtida

Continha básica. Se repetir os dividendos de 2019 quem adquiriu a 18 vai receber em torno de 6,9% a.a de proventos. Tá pagando melhor que muito Fii. E abaixo do VP.

4 curtidas

Excelente

FATO RELEVANTE

PAGAMENTO DE JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO REFERENTE AO 1º TRIMESTRE DE 2020

O Banrisul S.A. comunica aos seus acionistas que, de acordo com Política de Remuneração aos Acionistas, em reunião da Diretoria ocorrida em 05 de março de 2020 foi deliberado o pagamento de juros sobre o capital próprio referente ao 1º trimestre de 2020, no valor total de R$100.967.023,57 (cem milhões, novecentos e sessenta e sete mil e vinte e três reais e cinquenta e sete centavos), sendo que o valor bruto unitário por tipo e classe de ação será de R$0,24687854 por ON, R$0,24687854 por ação PNA e R$0,24687854 por ação PNB.

Serão beneficiados os acionistas que estiverem inscritos nos registros da Sociedade na data de 10 de março de 2020 (data da declaração), passando as ações a serem negociadas “ex-direito” aos juros intermediários a partir de 11 de março de 2020.

O pagamento ocorrerá em 30 de março de 2020 pelo valor líquido de R$0,20984676 por ação ON, R$0,20984676 por ação PNA e R$0,20984676 por ação PNB, já deduzido o Imposto de Renda na Fonte de 15% (quinze por cento), exceto para os acionistas pessoa jurídica dispensados da referida tributação e que comprovarem sua condição de imunes ou isentos até 16 de março de 2020, os quais receberão pelo valor declarado.

O crédito aos acionistas ocorrerá conforme segue:

• acionistas correntistas do Banrisul S.A. que mantenham dados cadastrais e bancários atualizados receberão o crédito nas contas correntes da própria Instituição. Aqueles que não possuírem dados atualizados deverão apresentar-se na Agência Banrisul mais próxima, munidos de CPF, RG e comprovante de residência, para atualização cadastral e recebimento dos respectivos valores a que têm direito;
  • aos acionistas com ações depositadas na B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão, por Intermédio das Instituições e/ou Corretoras que mantêm suas posições em custódia.

Nos termos do artigo 84 do Estatuto Social da Companhia, do art. 9º da Lei nº 9.249/95 e da Deliberação CVM nº 683/12, o valor líquido dos Juros Sobre Capital Próprio será imputado ao dividendo obrigatório, integrando tal valor o montante dos dividendos distribuídos pela sociedade para todos os efeitos legais.

Os Juros Sobre Capital Próprio não reclamados prescrevem em três anos, conforme legislação em vigor (Lei 6404, artigo 287), contado o prazo da data em que tenham sido postos à disposição do acionista.

Para acessar o documento completo, por favor clique aqui.

Porto Alegre, 05 de março de 2020.

5 curtidas

Estou comprado também.

Tenho observado muito banrisul nos ultimos dias, nesse preço esta muito atrativo, só falta o caixa pra sair as compras.

2 curtidas

Faz um empréstimo no próprio Banrisul…rsrs
Isso que eu chamo de operar alavancado. E deixa as ações compradas em garantia do empréstimo.

5 curtidas

O governo (mesmo quebrado) cancelou o follow-on no ano passado pq o papel estava a 20 reais… é capaz de aceitarem mesmo! :wink:

1 curtida

Aproveitando o tópico. O VP de bancos deve ter grandes alterações no proximo tri com essas quedas? Quão sensível é (pelo menos no casos dos bancos) á queda dos lucros?

1 curtida

VP só vai ter ajuste caso haja prejuizo.
Não vejo sendo o caso… deve haver alguma queda do lucro, em especial por aumento de inadimplência. No pós-corona, vejo aumentando a necessidade de crédito para reaquecer economia.
Banrisul, como é gestor de folha e trabalha muito com consignado, vejo sendo muito mais resiliente.

4 curtidas