CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

@cadu
Olá! Sou novo no Pense Rico e também quero seguir a CAFI enquanto estou estudando analise fundamentalista. A ideia é tirar o dinheiro parado na poupança e investir aos poucos na CAFI. Primeiramente queria investir 5 mil reais e aos poucos aumentar meus aportes. A melhor forma seria distribuir de acordo com EXPRESS e seguir o PenseRico relatórios para atualizar a carteira? Qual seria a melhor forma para acompanhar a compra e venda dessas ações em tempo real? Obrigado

1 curtida

Seja bem vindo @pneto
Tanto a Cafi quanto a penserico express são atualizadas no inicio do mês. Assim, caso queira usar estes índices como base, quando terminar o mês é só ficar de olho que o novo relatório da express é divulgado, e a votação na Cafi é finalizada.
Abs Cadu

3 curtidas

Olá @pneto, uma outra opção que muitos foristas também adoram é fazer uma mescla entre CAFI e Express e tirar o melhor proveito dos dois… fica a seu critério. o importante é ter consistência em seus investimento, com boas empresas e focar no longo prazo. Abs

3 curtidas

@pneto, eu particularmente utilizo os dois índices como base das minhas escolhas, vai de acordo com o seu perfil. Eu foco no longo prazo como o Rafael orientou.
Sucesso!

2 curtidas

Ola pessoal, tudo bem com vocês?

Acabei de me cadastrar! :slight_smile:
Tenho acompanhado o Viver de Dividendos ha alguns meses e ele me sugeriu participar do fórum … e aqui estou! rsrs

Estou interessado em investir em acoes mas tenho observado a cotação do IBOVESPA atualmente eh a maior desde Jan/2016.
Gostaria que vocês opinassem na seguinte questão … Eu devo investir agora, com o IBOVESPA em alta(com os precos das acoes elevados), ou devo esperar a queda do índice?

Vocês utilizam para fazer suas analises fundamentalistas, de acoes do Brasil, apenas a plataforma PenseRico (https://plataforma.penserico.com) ou vocês utilizam algum outro site ou ferramenta para suas analises?

Tenho procurado, mas esta difícil localizar, um site free onde eu consiga realizar os filtros que eu gostaria para selecionar acoes para comprar … eu iria aplicar os filtros com os itens listados abaixo:
– o volume médio mensal
– o lucro/prejuízo dos últimos anos
– dividendos distribuídos nos últimos anos
– payout
– dividend yield

Vocês conhecem algum site free onde eu possa fazer o filtro com os itens acima?
… por exemplo, no site tem uma lista de todas as acoes existentes na bolsa, utilizando os itens acima eu consiga filtrar as acoes para realizar a compra, entende?

Desde já agradeço!

Abraços.

2 curtidas

Seja bem vindo @marcosalberto

Eu só uso a plataforma da pense rico. Note que as empresas já aparecem na plataforma em uma ordem decrescente de atratividade, com base em indicadores fundamentalistas - saiba mais aqui.

Vc também pode selecionar critérios fundamentalistas para excluir ou incluir empresas, bastando clicar no ícone roda de engrenagem", na parte superior a direita.

Capturar

Fora isso, utilizo uma outra plataforma de análise gráfica, só p/ determinar melhor ptos de compra/venda, mas esta fica em segundo plano, sendo de menor importância.

E sobre o melhor momento de compra na bolsa, isso é complicado de dizer. No curto prazo, qualquer coisa que eu escrever tem boas chances de dar errado. Olhando com base no gráfico, o IBOV continua em tendência de alta, e difícil dizer até quando isso vai durar. Fato é que tem muitas empresas que subiram muito, e poucas barganhas na bolsa. Mas ainda é possível encontrar boas empresa a bons preços. P/ isso utilize o ranking da plataforma como uma forma de pré-seleção de empresas, p/ ir estudando estas mais a fundo. Também de uma olhada nos nossos relatórios da pense rico express, com o indice Pense Rico que montei e atualizo, e também aqui na carteira da CAFI. Todos servem como um norte.

1 curtida

Assim superando o último topo - continua fundos e topos ascendentes, ou seja, tendência de alta;
Perdendo o último fundo caracteriza-se que o índice vai ter um recuo só não pode formar um pivô de baixa para ir buscar os 58k (último fundo);

1 curtida

Pior cenário seria este:
Ao invés de correção fazer um topo mais baixo;

1 curtida

Boa Tarde a todos os amigos !

Cheguei nesse fórum por indicação do Viver de Dividendos. Sou iniciante no mundo dos investimentos e irei começar a Investir em FIIs para receber dividendos e reinvesti-los. Optei por começar pelo FII, depois investir em Ações brasileiras, e por fim, investir no mercado americano. As dúvidas são as seguintes:

  • Alguém poderia me indicar uma boa corretora? Estava pensando em me cadastrar na corretora RICO, o que você acham?

  • Quanto eu terei no total que investir em cada fundo imobiliário ? Por exemplo: estava pensando em investir R$ 300,00 mensais e futuramente reinvestir os dividendos recebidos até atingir R$ 3.000,00 em cada FII. O que vocês acham dessa estratégia ? Existe algum parâmetro onde eu possa decidir melhor o valor total investido em cada FII?

  • Estou estudando a Plataforma PenseRico, irei utilizá-la para escolher boas empresas para Investir, para que futuramente eu venha receber dividendos , porém percebi que a plataforma não tem empresas de FII. Alguém poderia me indicar bons FIIs para eu começar a Investir?

  • Todas as empresas da Plataforma Pense Rico pagam dividendos para seus acionistas ?

  • Como eu sei se uma empresa paga ou não dividendos para seus acionistas ?

  • Como eu descubro se a empresa paga dividendos mensalmente, trimestralmente, semestralmente ou anualmente ?

Desde já agradeço os esclarecimentos. Abraços a Todos !

1 curtida

Olá @adrianofreire
Em termos de corretora, diria que hoje, pensando em custo x benefício, a Mirae seria a mais em conta.
Citaram aqui no forum também a Modal, mas eu não conheço.

É uma estratégia boa. Não existe melhor estratégia de como ir aplicando, vc tem de usar aquela que combine melhor com seu perfil de investidor, e que te deixe confortável. Para uma pessoa que está começando, e em fase de acumulação de patrimônio, eu usaria como norte tentar investir todo mês 10% da sua renda de seu trabalho. Isso no longo prazo faz uma diferença absurda na rentabilidade. Vc pode usar a nossa plataforma da Pense Rico Express, lá tem uma tabela onde vc coloca o valor que deseja investir, e ela reaplica, de forma proporcional, as empresas que estão no nosso índice.

Fiz há um tempo atrás algumas indicações de FIIs atrativos, veja aqui. Fora isso pode usar o indice da Pense Rico que monto, que está na área da Express, e que tb tem FIIs selecionados.

As que estão no nosso ranking hoje pagam sim, pois DY de zero é um dos critérios de exclusão.
Um modo fácil de ver se uma empresa paga dividendos é olhar o seu DY, se for igual a zero, significa que ela no último ano, não pagou proventos.
P/ saber a periodicidade paga dos dividendos, só mesmo consultando o link da empresa na bovespa, vendo o histórico das datas de pagamentos. Mas diria que isso não tem muita relevância ao selecionar uma empresa p/ investir.

6 curtidas

Muito obrigado Cadu pelos esclarecimentos!

1 curtida

Não entendi essa parte que você disse Cadu: “Vc pode usar a nossa plataforma da Pense Rico Express, lá tem uma tabela onde vc coloca o valor que deseja investir, e ela reaplica, de forma proporcional, as empresas que estão no nosso índice”. Pois não achei essa opção na plataforma…

Vou dar meus votos para o próximo mês do cafi antes do começo da divulgação dos resultados.
Meu foco continua sendo mais conservador, levando em conta critérios fundamentalistas, governança, diversificação e, é claro, a plataforma penserico .
grnd3, ciel3, itub3, odpv3, flry3, egie3, krot3, mplu3.

2 curtidas

Neste link: https://express.penserico.com/
Acesse o relatório.
Selecione: Top Picks, e depois selecione “Ações e Fiis”
Aí aparece esta tabela que te falei.

relat1

2 curtidas

Obrigado Cadu !

1 curtida

Achei excelente Cadu a tabela. Tenho acesso também ao relatório mensal. Isso ajuda muito os Investidores Iniciantes. Irei utilizar ela como base para os meus Investimentos em FII e Ações. Provavelmente irei realizar o pagamento anual para ter acesso as Tabelas/Relatórios das Small Caps, Blue Chips e Stocks (Empresas Americanas).

2 curtidas

Meu voto será para

Sapr3, SBSP3 e Tiet4

2 curtidas

Seguem meus votos para a CAFI deste mês.

Empresas do setor de energia com DY acima da taxa selic:
GEPA3
TAEE11
Empresas do setor de construção, que tem apresentado resultados operacionais melhores e se beneficiarão da queda da selic:
TRIS3
DIRR3
Empresas do setor de varejo que apresentam operacional consistente ao longo do tempo:
GRND3
CGRA4
Empresas de ciclo mais longo, que tem investimentos em maturação e apresentam resultados operacionais melhores constantemente.
ALUP11
KLBN11

3 curtidas

Seguem meus votos da CAFI novembro 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma

ITSA3
ABCB4
BBSE3
TAEE11
EKTR4
FLRY3
MPLU3
GRND3

Adicionei duas empresas novas nos votos deste mês, que apareceram na parte de cima do ranking: EKTR4 e FLRY3. Fleury teve um excelente resultado, o que fez seus indicadores ficarem mais atrativos. Já a Elektro é uma small cap, de baixa liquidez, mas que está muito descontada na bolsa, e apresenta um ótimo histórico de resultados.

2 curtidas

Bom Dia Cadu !

Na plataforma PenseRico eu tenho informações detalhadas de várias empresas pagadoras de dividendos. Informações mais detalhadas de FII’s eu consigo apenas no Fórum da PenseRico correto ?

1 curtida