CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

OIBR3
SAPR4
BEEF3
SULA11
NEOE3
LOGG3
TRIS3
RANI3

3 curtidas

Para Janeiro/2021:

PSSA3
EQTL3
MDIA3
LEVE3
ENBR3
FLRY3
SAPR4
POMO4

2 curtidas

SLCE3
AGRO3
ENBR3
SMTO3
KEPL3
TGMA3
VALE3
OIBR3

3 curtidas

MULT3
ABCB4
WEGE3
ITSA4
ENBR3
FLRY3
PRIO3
TRIS3

2 curtidas

COGN3 - Acredito que os preços atuais oferecem boa margem de segurança dado a todo potencial que o setor possui e a experiência da empresa em explora-lo. No momento o principal problema da Cogna é a kroton, mas o processo de transformação já começou e a promessa é de casa arrumada em 2021. Ótimo ativo para quem tiver um pouco de paciência para 2022 em diante.

BEEF3 - A empresa vem melhorando trimestre a trimestre, inclusive pagou dividendos. E atualmente o mercado precifica a empresa inteira apenas pelo preço da Athena Foods. Não tenho na carteira, mas estou considerando adicionar.

CVCB3 - Acredito que a queda foi bem maior do que deveria, abrindo uma boa janela de oportunidade. Setor deve voltar ao patamar de 2019 só lá em 2022, então ela tem tudo para se recuperar até lá. A empresa está bem capitalizada para aguentar, inclusive conseguiu renegociar boa parte da dívida. Setor parece estar se recuperando com força, pelo menos no mercado interno. Enquanto isso a empresa vai ganhando marketshare, ótimo para o pós pandemia.

WIZS3 - Tem análise no canal, nos preços por volta de R$ 8 voltei a ser comprador, pois acredito que o preço já contém um certo pessimismo no aceso ao balcão da caixa. Ao meu ver as chances de permanência é maior que 50%, deixando uma assimetria favorável para investimento na empresa. Segue ultima analise realizada.

IRBR3 - A empresa está focando nos produtos que tem mais margem em detrimento de marketshare, ao meu ver na direção certa. O 4T20 ainda será impactado por essa mudança e no 1S21 de forma mais suave. Continuo achando um ótimo negócio para quem pode esperar pelo menos 1 ano. Claro que não estamos falando em voltar para R$ 40, mas por volta de R$ 10 é provável. Hoje a empresa anunciou pequeno prejuízo em outubro, e considerando os efeitos não recorrentes o lucro seria de 110 mi.

VLID3 - Empresa de tecnologia, tem vários novos projetos em andamento e qualquer hora um deles pode decolar. Além disso tem receita metade da receita em dólar. É um bom negócio por um bom preço. Foi sancionado projeto pare renovar a carteira de habilitação com 10 anos para quem tem menos de 49 anos, vai impactar a empresa só daqui a 5 anos, diminuindo um pouco do valor justo.

MYPK3 - Empresa vende rodas e ouros produtos indispensáveis ao setor automotivo, assim que o mesmo se recuperar o upside deve ser interessante. Setor está se recuperando em uma velocidade maior do que a esperada incialmente e recentemente apresentarão vários projetos que podem ser bem interessantes.

BRSR6 - Forte nos empréstimos consignados. Além disso o banco pode surpreender expandindo suas operações além do rio grande do sul. Uma das ações mais descontadas no setor bancário. Recentemente anunciou um bom PDV, vai impactar no resultado de 2020, mas já vai trazer retornos em 2021. Quase não sabiu em novembro e continua sendo uma boa opção.

Da última votação para essa, troquei apenas DMVF e CMIG por BEEF e WIZS.

Todas essas empresas, exceto BEEF, na minha própria carteira, confira.

13 curtidas

Primeiramente, feliz ano novo a todos!

Ano novo, carteira “velha” (mas nem tanto, uma troca apenas :blush: retirei Alupar e inclui Méliuz):

Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual:

  • NEOE3: a empresa apresentou crescimento do lucro em 11 dos últimos 12 trimestres! Em geração: atualmente tem mais de 3500 MW de capacidade instalada (sendo 500 MW de parques eólicos) e tem mais de 1000 MW de capacidade instalada em construção de ativos eólicos, o que aumentaria em mais de 28% sua capacidade instalada para 4500 MW. Em transmissão: tem potencial de atingir até 5.541 km de linhas e 50 subestações, sendo que atualmente tem menos de 700 km de linhas e 8 subestações em operação. Além disto a empresa se beneficiará pelo IGP-M mais alto;

  • BRSR6: destaque para o P/L, pelo foco regional e por negociar num preço cerca de 75% abaixo da máxima do ano e apenas 25% acima da mínima do ano. O último resultado foi muito fraco, mas o PDV aprovado vai gerar uma enorme economia a partir de 2021, representando o valor do lucro de cerca de 1 trimestre;

  • CASH3: no tópico “linkado” eu descrevi os principais motivos: crescimento bem superior aos das empresas de tecnologia disponíveis e/ou até de outros setores entre 2017 e 3T2020; empresa lucrativa com múltiplos atualmente aceitáveis e baratos se considerada a perspectiva de crescimento; enorme aumento da atuação da empresa em soluções financeiras, com perspectiva de expansão para novos segmentos nesta área. Na minha opinião a empresa atualmente combina os melhores múltiplos do setor de tecnologia com o maior crescimento apresentado de 2017 até 2020;

  • HYPE3: empresa que vai sair da crise melhor do que entrou por causa das compras de Buscopan e Takeda, além disto a pandemia afetou pouco ela, vide os resultados dos últimos 2 trimestres. Está num setor resiliente (pode crescer independente da atividade econômica) e favorecido pelo envelhecimento da população. Bons dividendos;

  • SAPR4: enxergo muito potencial de valorização mesmo num cenário pessimista quanto à renovação tarifária, apresentando múltiplos muito descontados;

  • LOGG3: é a empresa que mais me sinto seguro de ter na carteira, está em plena fase de crescimento (mais de 30% no lucro a cada trimestre) com imenso potencial de aumento da ABL, é favorecida pela tendência atual de expansão do comércio eletrônico sem se expor à “guerra de preços” travada entre as varejistas do setor. Por fim, ainda está com um preço justo, sem múltiplos muito esticados;

  • BRFS3: os preços dos seus produtos tem se recuperado. A empresa está melhor em 2020 e isto ainda não se refletiu no preço da ação;

  • JBSS3: a empresa vem apresentando resultados excelentes e na minha opinião é uma das empresas com maior potencial de valorização (talvez a maior) com base nos últimos anos.

14 curtidas

Itsa4 enquanto estiver abaixo de 14 tô dentro o ano todo
Brsr6 melhor banco médio
Bbdc4 melhor banco
Bbse3 melhor seguradora de banco😃
Enbr3 dividendos
Neo3 crescimento
Ccro3 oportunidade
Embr3 oportunidade

5 curtidas

BBAS3
PETR4
VALE3
EMBR3
BBDC3
USIM5
EQPA3
KLBN4

3 curtidas

Meus votos esse mês, sem mudanças:
AALR3
COGN3
BRPR3
LOGG3
BBAS3
MYPK3
SAPR4
ALSO3

4 curtidas

SAPR4 BOM E BARATO

ENBR3 BONS PROJETOS P 22, PRECO HJ ESTA BOM

BRSR6 QUEM ESPERAR VERÁ, ÚLTIMA DO PACOTE… PREÇO AINDA ESTA OTIMO.

FESA4 ESTOU COM EXCELENTES EXPECTATIVAS P COMMODITIES COMEÇANDO AGORA.

11 curtidas

aqui vão algumas sugestões um pouco fora da caixa. Fundamentalistas sim, mas de risco, acima do meu habitual. Foco: buscar uma rentabilidade muito acima do Ibovespa, acreditando que o rally permanecerá em Janeiro. Sorte a todos!

  1. NGRD3 - junte as palavras tecnologia, machine learning, data science, em um polo industrial como Joinville, e combine com um IPO que passa despercebido e sai abaixo da faixa mínima. O que isso significa? bem, ate agora, quem comprou no IPO ja fez mais de 50% e os preços atuais ainda não ultrapassaram as faixas indicativas do IPO. É uma aposta, como era a Locaweb, de multiplicação de capital.

  2. PFRM3 - valuation muito descontado em relação aos seus pares e inclusive em relação a DMVF. Empresa em processo de turn around bem consolidado no 3T20.

  3. PRIO3 - já andou muito e deve andar mais. Não vejo o preço do Petroleo baixando em Janeiro e operacionalmente a empresa está muito bem.

  4. SMLS3 - risco aqui. Sempre a história da Gol, que fez uma proposta ridícula a qual certamente será contestada pelos minoritários. Preço da ação ja ultrapassou a nova proposta feita pela Gol, que não terá outra alternativa senão a de aumentar, se realmente quiser ficar com a Smiles. Vejo um risco alto aqui em caso de mais restrições devido ao Covid, mas a assimetria ao meu ver compensa.

  5. SAPR4 - seguindo a linha de muitos aqui, um dos poucos papeis seguros, que pagam bons dividendos e que parece ter o valuation muito descontado. Época de chuvas deve recuperar um pouco da crise hidrica e aliviar a cotação.

  6. COGN3 - apanhou muito. Terá sido demais? eu acho que sim. Não vejo como a ação poderá se sustentar abaixo de 5 reais com seus pares se recuperando, retorno das aulas e etc. E só voltar a 5 reais já significa, por incrível que pareça, alta em torno de 10%.

  7. FESA4 - precisamos de commodities na carteira neste início de ano e aqui temos uma empresa de grandes qualidades fundamentalistas e que, devido a uma política de hedging desastrada, não viu seus preços se recuperarem neste fim de ano.

  8. IRBR3 - sim, IRB. O fim da suspensão do processo da Susep é inevitavel e deverá acontecer em Janeiro, sendo importante gatilho para o papel andar (por sinal, ele comecou a andar forte nos últimos dias). Esta claro que, sem os problemas dos contratos podres e sendo descontinuados, a empresa é lucrativa. Acredito que está no caminho.

8 curtidas

Antes de mais nada um Feliz Ano Novo repleto de muita saúde pra todos, porque pra sermos ricos já estamos no caminho certo. :grinning:
Vamos pra janeiro de 2021:

  1. BBAS3: O mais descontado dos maiores bancos, vai continuar a valorização em 2021.
  2. TRIS3: Potencial de crescimento com a taxa básica de juros baixa para 2021.
  3. SHUL4: A Microcap que não para de crescer. Para o alto e avante.
  4. JBSS3: O controlador comprou em novembro R$350.000.000,00 em ações a um preço médio de R$22,50, sem contar derivativos. Maior sinal de promoção do que isso impossível.
  5. SULA11: Como falei em novembro, os planos de saúde serão reajustados em até 35% em 2021. A Sula é uma ação do setor de saúde e não é precificada como tal.
  6. SAPR4: Empresa boa pagadora de dividendos, num setor que com a votação do veto do saneamento vai andar. A questão tarifária é secundária e a volta das chuvas deve ajudar. Pra mim continua sendo a maior oportunidade de 2021.
  7. ENBR3: Vai pagar o mínimo de R$1,00 de dividendo por ação a partir de 2021. O setor de energia é um dos mais descontados da Bovespa. Dentro do setor a ENBR3 é quem inova com projetos de mobilidade elétrica, além de ter um P/VP de 1,16. Assinou um acordo de investimento na Blue Sol, empresa com o histórico de 12 anos de geração de energia solar distribuída que atua no seguimento de franquias. Inovando sempre.
  8. PNVL3: A minha novidade de janeiro. Crescimento constante não refletido no preço da ação. Guidance é abrir 500 farmácias até 2025. Preço alvo pra 2021 é R$41,00. Tá barata.
17 curtidas

PSSA3
LOGG3
SAPR4
COGN3
ENBR3
ITSA4

3 curtidas

SAPR4
ENBR3
BBAS3
STBP3
GNDI3
BRAP4
RAIL3

2 curtidas

SAPR11
BBAS3
BBSE3
ITSA4
TRIS3
ENBR3
VIVT3
HYPE3

3 curtidas

BBAS3
ENBR3
SAPR4
VIVT3
TRIS3
FESA4

2 curtidas

BBAS3
SAPR4
SULA11
MULT3
SHUL4
TGMA3
ENAT3
HYPE3

3 curtidas

Em 16 anos como investidor no mercado de ações, nunca tinha lido nenhum livro sobre investimentos. Exceto The black Swan.
Tudo que aprendi foi na prática e acompanhando este forum e alguns investidores como Barsi.
Hoje estou quase terminando o primeiro livro “The intelligent investor” e está servindo apenas para fortalecer tudo que já aprendi neste forum.

Hoje me considero um investidor inteligente de sucesso e agradeço a vocês. Vocês foram a minha principal escola. Obrigado por tudo. 2020 foi sensacional para investidores inteligentes. Agora é fazer caixa e aguardar a próxima crise.
Feliz 2021!!!

Para finalizar. Seguem meus votos. Vejo apenas duas ações ainda baratas na bolsa.

Taee11
Bbse3

10 curtidas

Seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 21:
Vou indicar empresas que acredito ainda terem um bom potencial de valorização, as quais também sofreram uma queda mais forte, e uma outra parte de empresas que continuam com bom potencial de crescimento.

Empresas mais voltadas p/ crescimento:
TRIS3
LOGG3
TUPY3
COGN3

Empresas com foco maior em valor:
BBAS3
PETR4
ENBR3
ITSA4

Em breve trago o fechamento do ano da CAFI.

21 curtidas

Olá, @heitorod! O livro do Graham foi uma leitura excelente que fiz e me ajudou muito a enfrentar minha primeira grande crise no mercado acionário.

Deixo aqui o link de um resumo que fiz do livro para que você tenha os ensinamentos de Graham sempre a mão.

Meus votos pra CAFI Janeiro/2021:

ENBR3
FESA4
BRSR6

15 curtidas