CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Eu deixo na exchange (Binance) mesmo, por ser pouca quantia… E eu acabo deixando lá pra aproveitar alguma oportunidade de compra de outra criptomoeda, mas o seguro mesmo seria deixar em uma wallet.

1 curtida

o que vcs acham de CMIG? Por que achan ENBR melhor/pior?

O que acham de KLBN? E de SANB4?

Não gosto de estatais, por isso prefiro ENBR a CMIG. Outro ponto que a perspectiva de crescimento numa estatal é menor, é mais difícil uma estatal fazer investimentos em outra região do país Klabin não me agrada, uma empresa extremamente alavancada, uma hora pode ter problema no preço da commodity, algum risco ambiental ou não conseguir mais rolar sua dívida enorme porque o patamar de juros subiu. Não vejo Santander como o melhor banco do país, se não é para apostar em Itaú prefiro algo mais apimentado que isso.

2 curtidas

As grandes diferenças que vejo entre ENBR3 x CMIG4 são, respectivamente: Div. Yield de 3,4% x 7,2%; P/L de 7,76 x 4,69; P/VP de 1,12 x 0,92.
Será que com toda essa diferença não vale mais a pena CMIG4, mesmo sendo uma estatal?

Quanto a SANB4, o que me agrada é o Div. Yeld de 9,9%.

Quanto a Klabin, também não gosto dos fundamentos. Perguntei para saber a opinião de vocês pois está na carteira do Barsi.

Aliás, todas estas 3 ações (CMIG, SANB e KLBN) estão na carteira do Barsi.

Olha entre cemig e enbr… o que podemos pontuar é… a ENBR irá dar resultados daqui uns 2 3 anos… a CEMIG está, assim podemos dizer, fazendo a lição de casa (desinvestindo) e focando no que e é o forte dela (e ja paga dividendos - se essa é sa intenção de investimento)… da uma olhada uns comentários aqui no forum na CEMIG que terá uma ideia… acredito que vale a pena comprar CEMIG…porém na casa dos 10 reais (uma boa margem de segurança)… entendo o medo das pessoas tem em relação a empresa estatal…porém elas tem vantagens e desvantagens… acredito que pagando com boa margem de segurança não vejo problemas, único ponto que não gosto é eles falarem dela vender a participação da TAESA. (detalhe - veja o histórico que empresa estatal sempre possui múltiplos um pouco mais descontados - tente comprar eles mais descontados que do que a média histórica)

KLABIN - eu tenho gosto da empresa… mesmo sendo commodity é uma das poucas neste sentido que gosto (ainda + pelo fato de pagar dividendos - gosto desta linha). O ponto aqui é o endividamento da companhia e a oscilação do seu lucro líquido (segue a cotação do dólar e de commodity), porém o setor em que a empresa atua as empresas trabalham alavancadas e para manter o crescimento orgânico e/ou inorgânico e manutenção de suas plantas. É uma empresa bem verticalizada e que vive se reinventando e investindo tanto que ela tem mais de 100 anos… e acredito que o papel voltará a ter um grande futuro no mundo diminuindo o uso de derivativos do petróleo, além é claro da klabin não fazer só papel rs…

SANB4 - é boa empresa …alias os 4 principais bancos hoje são bons e estão com bons preços… itau, bradesco, santander e banco do brasil… o que vejo mais descontado é o Banco do Brasil (é também oq mais oscila, por ser estatal)… que já viu postagens (não são muitas) minhas inclusive da CAFI sabe que defendo desde o inicio do ano (inicio de dezembro) o Banrisul também vejo os dois hoje como os mais descontados… tento equilibrar a compra de ambos… + acabo comprando mais banrisul pelo 1- consigo comprar mais ações e 2- a cada 2 ações vai me pagar pouco + que 1 ação do banco do brasil (logico que vejo o banco do brasil com um maior potencial)… e posso até pensar como é um banco bom em uma região…quem sabe algum dia o próprio banco do brasil não o compra igual aconteceu com a nossa caixa…

Espero ter ajudado de alguma forma ou não ter deixado vc com mais duvidas… rs + sempre bom ouvir apenas a opinião dos outros e não as seguir… se vc concorda pode até pensar em seguir… + bom é tomar as decisões e tentar dormir tranquilo.

9 curtidas

Muito esclarecedor. Obrigado pelos comentários.
Nao tinha pensado sobre o crescimento da demanda por papel no longo prazo. Realmente faz muito sentido, pois cada vez mais o homem substitui o plastico por papel (como era antigamente). O mundo não aguenta mais tanto plástico. Aqui na minha praia já foram proibidos canudos de plastico. Agora so canudos de papel.

Não só por isso… a klabin produz matéria prima para absorvente fralda… e outras coisas… podemos ver tbm aumento de e-commerce… ela vem se adaptando pro futuro…

2 curtidas

Tu terias um racional de gndi para passar?
Já li muito e gosto da empresa, mas ela divide bastante as opiniões né.

Meus votos:
COGN3
TUPY3
BBAS3
ENBR3
ITSA4

2 curtidas

ABEV3
COGN3
CSAN3
ITUB3
MDIA3