CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Sem duvidas, muitas delas são pra curto prazo. Azul, oi, petr, etc. Tem tido bastante sucesso.

Seguem meus votos

Petr4 - valor. A base da bolsa e do Brasil. Minha maior posição em carteira.
Bbas3 - valor e dividendos
Taee11 - dividendos
Trpl4 - crescimento e dividendos
Itsa4 - dividendos
Cogn3 - crescimento
Tupy3 - crescimento
Bbse3 - dividendos

6 curtidas

HYPE3
ENBR3
SAPR4
FLRY3
TRIS3
ITSA4
BBDC3
LREN3

5 curtidas

BBDC3
ENBR3
ITSA4
LOGG3
PARD3
SAPR4
TRIS3
TUPY3

5 curtidas

CAML3
FESA4
KLBN4
TUPY3
BBAS3
ENBR3

4 curtidas

PSSA3
SAPR11
CIEL3
EGIE3
SBSP3
CMIG4
CPLE6
SUZB3

Apliquei a magic formula na carteira do ETFBBSD e adicionei Suzano por ter carater defensivo/dolar.

3 curtidas

Acho que tá votando duas vezes por causa do ticker na frase

3 curtidas

É importante que não sejam usados os códigos dos ativos fora das listas de votos para a CAFI, porque acaba contando em duplicidade no contador. Melhor se referir à companhia pelo nome mesmo…

3 curtidas

08/2020:

ITSA4
ENBR3
BBAS3
FLRY3
MYPK3
EGIE3
RENT3
BBSE3

2 curtidas

CAFI 08/2020

ITSA4
SAPR4
BBDC3
ENBR3
TRIS3
LOGG3
TUPY3
COGN3

3 curtidas

BBSE3 - dividendos
TUPY3 - crescimento
FESA4 - crescimento e dividendos
LOGG3 - crescimento
BBAS3 - ainda descontada dos seus concorrentes
EGIE3 - dividendos (acho a melhor elétrica da bolsa)
EMBR3 - está muito descontada, aposta de crescimento no curto/médio prazo
COGN3 - crescimento, IPO da vasta deve impulsionar a ação

7 curtidas

HYPE3
PARD3
BBDC3
EQTL3
ITSA4
SAPR4

5 curtidas

Para agosto votarei nas ações que basicamente replicam a minha carteira.

BBDC3
ITSA4

TAEE11
EGIE3
ENBR3

SAPR4
FLYR3
LOGG3

7 curtidas

Meus votos:
Bbas3
Bbse3
Bbdc3
Itsa4
Taee11
Enbr3
Posi3
Petr4

7 curtidas

COGN3
BBAS3
BRSR6
HYPE3
BBSE3

IRBR3 - Pimentão.

2 curtidas

BBSE3
SAPR4
ENBR3
EGIE3
BBDC4
ITSA4
BRSR6
TUPY3

3 curtidas

oibr3
egie3
enbr3
tasa3
itsa4
hapv3

2 curtidas

TRPL4 - Redução de custos, melhora da eficiência… não recorrentes importantes ganhos p proximos 3 anos. Grande potencial de alavancagem, excelência em execução de projetos com prazos curtos implicando maiores lucros, competitividade p ganhar novas concessões, contratos renovados (5a RLP) com um certo risco mas com potencial grande de retorno, maiores que contratos de 30 anos. Excelentes margens, excelente modelo de negócios. Compromisso de payout mínimo de 75%, fracionados de agora em diante em 4x ao ano. Não se assustem se verem um ROE perto das máximas históricas nos próximos 3 anos, resiliência à crise.

TAEE3 - Contratos saudáveis, mais estabilidade e menos crescimento. Exposição a concessões mais longas com menor risco, menor potencial de crescime to. Porém ótimas margens, ótima e rápida execussão de projetos, grande fluxo de dividendos e possibilidade de lento crescimento constante, seguro acima da inflação, resistência à crise.

Sapr4 - possibilidade de manter ou ampliar conforme o crescimento urbano. Juros baratos permitem a constrição de novos imóveis, que podem ser atendidos pela empresa.

Unip - Novo marco, recompras constantes e dividendos esporádicos proporcionando retornos acima da média aos acionistas. Negócio cheio de barreiras, bom negócio, com vantagens competitivas locais. Lucrativa e resiliente nas crises. Oportunidade de participar se um bom negócio a LP, com um DNA que tem gerado bastante retorno. Novos projetos que aumentarão margens, aquisição de novas plantas.

Brsr6 - Aumento do crédito no meio da crise, com governo oferecendo recursos para o sistema financeiro intermediar, preços atrativos.

Fesa4 - Exposição ao dólar, empresa com crescimento acima da média, ótima gestão, razoáveis dividendos, dívida equilibrada, ótimos projetos de melhora de eficiência, minas quase únicas por mais de 80 anos. Retornos satisfatórios, patrimônio barato se vc considerar o preço de terrras. Mais barato ainda se fosse vender as minas… e bem barato dada a ótima gestão e know-how de mineração e siderurgia. Boa vantagem competitiva com energia barata, empresa verticalizada e moeda mais desvalorizada que seus pares.

Bbse e pssa : se cairem os precos com os novos balancos, comprarei este mes. Nao sera p sempre. Mesma justificativa do @sr_fouquet

Todas voltadas para valor, mas transmissao, ferbasa com uma pitada boa de crescimento.

Sanepar um lento e constante crescimento. Que pode ser interessante se comparado com negócios q crescem de maneira menos consistenre.

25 curtidas

Votos do mês:

Ainda acredito que está barato os bancos, porém mantenho meus votos de acordo com o mês passado segue a “cópia”:

Ainda achando que tem potencial… 3 bancos dos quais votarei em dois rs Banco do Brasil, Banrisul e Bradesco são os mais descontados… a escolha por bancos é que hoje acredito que são ainda o setor mais descontado.

BBAS3 - Múltiplos baixos - P/L e V/VP abaixo dos seus históricos, lucros crescentes (isso já bastava rs), porém além disso… está bem descontado que seus pares “grandes”, com indicadores na mesma média, se não alguns melhores. Neste momento de incerta (aumento do PDD) - vejo (igual o banrisul) como empréstimos mais defensivos (agricultura e consignado), está caminhando na área digital (com isso tendência é diminuir os custos), e sendo do governo ajuda a receber bons dividendos (distribui cerca de 40%) - algo que eu busco na minha carteira.

BRSR6 - posso usar a mesma explicação do banco do brasil, o banco possui bons múltiplos e está super barato. Quem assistiu a live que foi postado no fórum do banrisul teve boas ideias sobre o estado do Rio grande do Sul, e sobre o tamanho do banco por lá; outro ponto o banco quer fazer um reestruturação vendendo a parte de cartões, focando no core do banco que seria empréstimos rurais e consignados (ganhando assim eficiência operacional), não acredito hoje em uma rápida digitalização do banco, acredito que no caso dele o forte é estar presente nas pequenas cidades do Rio Grande do Sul, porém acredito que ela deva acontecer, podendo até manter “pontos de atendimento” uma estrutura mais enxuta que um banco, ganho assim mais eficiência operacional.

Mantenho tbm a UNIPAR, Transmissão paulista e LOG-IN pelo motivo do mês passado:

UNIP6 - O marco regulatório de saneamento vai sair, vamos precisar de 500 a 700 bilhões de investimentos na área. Isso por si só mostra um potencial grande para empresa de construção e saneamento, meu voto é na UNIPAR pois ela é que vai fornecer a matéria prima o funcionamento das empresas de saneamento, além é claro para fazer os canos necessários para fazer as instalações rs… brincadeiras a parte… é uma empresa sazonal, depende bastante do preço de sua commodity, porém sua commodity é difícil de abrir outras empresas principalmente em um espaço curto de tempo para concorrer com ela perdeu margem e alguns múltiplos, vejo como algo temporário e ela tem tudo para voltar em um período próximo.

TRPL4 - aproveitar que deve pagar dividendo no próximo mês, paga bons dividendos, na casa dos 20 está em um preço, é aquela ação que não está cara e não está super barata, está “no preço”, porém vejo potencial na empresa para os próximos anos manter bons DY e se endividar com novos e bons projetos, sua controladora já mostrou capacidade então acredito nisso.

LOGN3 - vejo como uma empresa com bons múltiplos, barata e que tem tudo a crescer os próximos anos… com aumento forte neste ano, porém não compro pois não paga o mínimo de dividendo que eu quero que são os 6%, seria uma ação para o futuro “aposta” - e não é o caso que uso hoje em minha carteira; porém voto nela para a carteira CAFI.

Adiciono este mês apenas por acreditar em assimetrias

CTNM4 - Acredito que ela está em uma assimetria de preço, apesar de possuir um fluxo de caixa irregular vejo como uma empresa de potencial principalmente durante e pos pandemia… acredito que as pessoas olharam mais para o conforto de suas casas - aumentando assim reformas e produtos para residências.

BMGB4 - ação muito descontada em comparação com seus pares menores, uma carteira de credito defensiva, o que pesa no balanço do banco são as provisões de ações judiciais, mais nada que justifique essa assimetria grande. (não é uma ação que compraria para carteira hoje pois não paga dividendos, porém compraria para alavancar patrimônio)

8 curtidas

será que esses “tickers” citados no comentário não vão atrapalhar o cálculo automatizado da CAFI? @cadu

2 curtidas