CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Apesar de não estar explícito nas regras, acho que não valem BDRs.
Poderiam esclarecer @cadu e @sr_fouquet?

1 curtida

obrigado pelo toque! se não puder o GPIV33, troco pela EALT4, que divulgou bons resultados, e está com P/L de 4,xx. Não vejo como ela possa permanecer nestes patamares por muito tempo, visto que é uma empresa financeiramente saudável, com lucros recorrentes e o que parece ser uma boa gestão.

1 curtida

Sou eleitor apenas, mesário e coordenador da Cafi sempre foi o @cadu, esse mercado de BDRs é uma novidade. Não faço idéia de como deveria abordar.

1 curtida

Bbas3
Beef3
Mtre3
Tris3
Mult3
Logg3
Neoe3
Pssa3

5 curtidas

TRIS3
BEEF3
LOGG3
TUPY3
BBAS3
ITSA4
PARD3
ENBR3

5 curtidas

Nunca tinha pensado nisso.
Não tenho nada contra, pois se enquadraria em ações que são negociadas no Brasil.
Vamos ouvir a opinião dos colegas, quem tiver algum pto a considerar contra ou a favor, por favor escreve aqui pra debatermos.

1 curtida

Acho que não seria positivo aceitar BDR, a carteira perderia o benchmark de referência que é o IBOV/SMALL. Assim como nunca foi possível colocar ouro/dólar/sp500 na carteira. que continue sendo uma carteira de ações fundamentalista e da B3.

10 curtidas

EZTC3
BBAS3
FESA4
UNIP6
TUPY3
SULA11

4 curtidas

Da minha parte, acredito que significaria um avanço em direção a uma carteira mais global, mas ainda dentro do escopo oferecido pela B3. Ou seja, se for possível negociar uma ação japonesa como a Mitsubishi pela nossa bolsa, do meu ponto de vista seria elegível. No entanto, não poderia votar nessa ação como ação estrangeira com o símbolo que receberia em sua própria bolsa original. Ainda penso que seria uma coisa excipiente, duvido muito que qualquer BDR entrasse logo na Cafi, são quase 700 papéis, o dobro do nosso mercado e muito pouco explorado pelo pessoal em geral. No entanto, a longo prazo, isso pode se incorporar de uma maneira mais significativa. Quanto ao benchmark, de forma geral, a grande batalha sempre foi com o S&P 500, em razão dos nossos índices, com talvez a nem tão forte exceção do Small, serem carteiras de ações e não índices. Mas ainda assim, eu limitaria às séries de BDR´s de ações, excluindo os ETF´s, que me parecem ser a série 39. É o que penso.

3 curtidas

Poderiamos fazer a CAFI BDR

2 curtidas

Acho que a CAFI já tem benchmarks mais amplos.
Já tem um tempo que ampliei este, e agora comparo os resultados:
caf

Acho que é um caminho

Não creio que irá vingar.

3 curtidas

Lembro o caso da IAFI, acho que era esse o nome, para fundos imobiliários, apesar de ser uma idéia bem apelativa, também não vingou. Se for ou não utilizar BDRs, penso que o ponto é pensar se eles poderiam fazer parte da CAFI. Digo corroborando o ponto do @cadu.

2 curtidas

Minha suspeita é que mesmo se fosse permitido votar em BDRs eles dificilmente entrariam na CAFI devido à baixa votaçào (a impressão que tenho é que relativamente poucas pessoas os conhecem ou os possuem em carteira)

3 curtidas

Acho que isso poderia estender um pouco o debate e de repente ser colocado em votação ou o @cadu decidir. A verdade é que ele tem sido o mantenedor da carteira por 12 anos. Acho que uma decisão desse calibre no mínimo, teria que dar a ele a palavra final.

• Você é a favor da inclusão de BDR’s de ações no escopo de ações permitido pela Cafi? Seriam vedadas as séries que tratam de BDR’s de ETF’s, sendo permitidas apenas aquelas que tratam explicitamente de ações (32,33,34,35).
  • Sim
  • Não

0 votantes

O resultado da votação fica para aprovação, veto ou emenda do @cadu, em razão da posição de patrocinador da carteira.

1 curtida

Acho que eu ainda não participava do fórum nesta época.
Poderia ser realizada uma nova tentativa de criar essa carteira voltada para os FIi? Será que teria adesão?
Quanto à possibilidade de incluir BDRs, minha opinião é que misturaria conceitos diferentes. BDRs são muito influenciados pelo câmbio, por exemplo, o que poderia sugerir alguns erros de interpretação.
Talvez não dê quorum suficiente, mas seria mais interessante criar índices segregados (BDRs, FIIs).

4 curtidas

Acredito que hoje teria adesão suficiente para sobreviver. A dificuldade dessas carteiras é atravessar os momentos mais sombrios da economia e seguir consistente na participação e na administração da carteira. Para criar, basta alguém assumir, criar um tópico e dar início a uma carteira de FII’s, BDR’s, ações estrangeiras etc.

Em relação às BDRs, discordo pois temos ações que funcionam como verdadeiras BDR’s. JBS p.e. está listada na B3 por comodidade, deveria ter migrado para a NYSE faz tempo. Suzano, Klabin, são todas empresas muito dolarizadas que respondem ao câmbio imediatamente.

Acredito que o jogo de moedas faça parte dessa itinerário, são coisas congruentes e não conflitantes. A bolsa da Argentina p.e. está em forte alta nos últimos 2 anos, isso em razão da inflação de 40% a.a., isso evidencia que o benchmark para qualquer investidor acaba sendo global de todo jeito, até por isso temos também o S&P como principal referência de performance, ou pelo menos é com quem brigamos.

7 curtidas

Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Pelo nome vale qualquer ativo.
Se for só ações, deveria se chamar Carteira de Análise Fundamentalista de Ações (CAFA).

Postei e corri… :running_man:t2: :grin:

3 curtidas

Vale votar na poupança rs

2 curtidas

A maioria prefere não incluir Bdrs, então vamos manter assim.

7 curtidas

Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Vamos para o mês de abril.
BBAS3 - Banco mais descontado + agro.
SULA11 - Empresa de saúde não precificada como tal.
SHUL4 - Microcap de grande crescimento.
ENBR3 - Valuation descontado + projetos de energia limpa.
CSAN3 - Além da sinergia com a reorganização societária, os IPOs da Raízen e Compass podem destravar valor.
BEEF3 - Dos frigos foi o que não andou, ainda !
PNVL3 - Guidance voltado para um forte crescimento.
TRIS3 - Melhor construtora da bolsa.

8 curtidas