CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Procurei aqui, mas não achei como BVMF no historico da CAFI

1 curtida

Eu tinha entendido que o desempate seria pelo número de votos no histórico (não pelo número de vezes que apareceu na CAFI)

Numero de votos no histórico da participação da CAFI.
Ou seja, para ter um histórico de votos, tem de ter participado da composição da CAFI em algum mês.

3 curtidas

Talvez um critério mais prático de desempate seja entra a empresa com menor P/L

5 curtidas

Ou Peg ratio

1 curtida

Este é mais dificil de implementar como critério, pois é subjetivo (envolve expectativa de crescimento futuro)

E o “sell in May” não aconteceu. Teve um ou dois dias de xepa, mas to esperando Multiplan cair faz 3 meses para recomprar e nessa já subiu R$1,50 do preço que vendi. Acho que nem uma terceira onda me dá o ponto de reentrada. IBOV em alta por 3 meses seguidos, alguém tem um histórico das sequências mensais médias? Até os IPOs estão voltando a fazer fila de novo.

2 curtidas

Resultado da CAFI maio 21:

cafi tabela

Foi um bom mês, porém ainda estamos no vermelho no ano.
Destaque positivo para BBAS com +14,2%
Destaque negativo para SAPR com -4,7%

11 curtidas

Agora q o ibov rompeu topo historio e iniciou tendência de alta no curto prazo o céu eh o limite.

…continuo só olhando e fazendo aportes esporádicos em empresas bem descontadas.

1 curtida

Tecnicamente um P/L negativo acabaria sendo melhor, teria só que acrescentar uma pequena vírgula. Penso que a Cafi historicamente é uma carteira baixo P/L e alto DY, apesar de não serem indicadores absolutos, são predominantes nas votações. Eu pensaria ainda na alternativa de critério de liquidez, por dar menos margem de interpretação. Mas para simplificar, já que é uma situação rara, voto de ir no P/L, mas colocaria:

Menor P/L, exceto se negativo

7 curtidas

Se estamos falando em “valor”, porque não utilizar o DY para desempate?

3 curtidas

Poderiam fazer aquelas enquetes, começando com vários indicadores e a cada votação descartava o menos votado.
Até chegar em dois finalistas. E por fim no campeão.

2 curtidas

Todos vão ter problemas. O P/L da SULA p.e. está inflado por não recorrentes, a sorte é que B3SA é infinitamente mais alto. Por DY ficaria muito parecido, mas também podem haver problemas, fazendo uma matemática simples aqui, o DY de B3SA é maior que o Yield da ação. Se ir para outros indicadores, como EV/Ebit, você exclui todo o setor financeiro. Indicadores como ROE ou ROIC, vistos isoladamente, são de pouca valia, é preciso elencar o elemento preço. Acho que podemos decidir qualquer um, é um evento tão raro que em 10 anos é a primeira vez que acontece. Dei também a terceira via, da maior liquidez, mas isso exlui totalmente qualquer critério de valor.

Podemos até fazer a votação, mas se a participação não for relevante (+20 pessoas pelo menos), acho que devíamos seguir a sugestão do Cadu, por simplicidade e não por ser melhor que qualquer outra.

• Menor P/L
  • Maior DY
  • Maior Liquidez

0 votantes

2 curtidas

Para ficar compatível com o regulamento CAFI, e sem depender de dados externos a CAFI, poderia ver qual teve mais votos historicamente, independente de nunca terem entrado. Claro, isso se tiver essa informação do passado remoto. Podeira ver dos anos recentes que têm voto aqui no fórum.

2 curtidas

É uma ótima ideia, mas não faço ideia se é possível implementar. Poderia por exemplo usar como base os votos dos ultimos 12 meses, ou até mesmo um periodo mais curto de 6 meses.
O problema é que na planilha só tenho os votos dos ativos que entraram na CAFI de algum mês.
Aqui no tópico tem tb os votos que ficaram de fora, mas vc conseguiria implementar algo que fizesse esta busca + computasse estes votos?

1 curtida

Na verdade já se tem os contadores desde o início do ano passado pra cá, depois eu posso ver mais pra trás, dá pra somar na mão mês a mês:

Janeiro 2020
Fevereiro 2020

Abril 2020
Maio 2020

Para os demais meses, é só ir trocando as variáveis “ano” e “mes” na linha da URL.

Observe que alguns meses pode dar um valor diferente do apresentado aqui no fórum, pois o automático pode computar eventuais votos que deram depois da hora que você fechou, ou não contabilizar voto de alguém que já apagou o voto. Mas isso é pouca diferença.

3 curtidas

Eu acho que deveria entrar a empresa que teve mais votos “recentes”, como no mês anterior ao da CAFI. Vai simplificar e também leva em conta o momento atual do papel, como alguma aquisição, venda ou dividendo.

4 curtidas

SULA 72 x 0 B3SA

Só foram contados os votos da posição 9 à 20, que são os que exibo no contador automático.

SULA ganhou disparado, principalmente com votos nos últimos 6 meses.

CAFI_2020/21_Votos_Extra

3 curtidas

Poderia usar o maior score da plataforma do PenseRico, apesar de não ter a menor ideia de como é calculado.

5 curtidas

Eu gostei da idéia, porém isso faria o critério de desempate depender do sistema de contagem de votos. Considerando que a Cafi já migrou de um fórum para outro no passado (2x), isso não poderia ser um entrave no futuro? O segredo da longevidade me parece ter sido a simplicidade.

Apesar de ser muito mais lógico que usar apenas um indicador, ainda fico com o critério que pelo visto vai ser o P/L mesmo.

3 curtidas