Bbas3
Bbdc3
Tris3
Eztc3
Sula11
Lren3
Sapr4
Logg3
BBDC3
PSSA3
HYPE3
PARD3
LOGG3
SAPR3
PETR3
BBAS3
ENBR3
LOGG3
SAPR4
SULA11
Sem alterações.
ENBR3
HYPE3
BRFS3
ITSA4
PSSA3
SAPR4
BBAS3
HYPE3
LOGG3
SAPR4
ITSA4
PARD3
CPLE3
SIMH3
Estou comprando:
CAML3
WEGE3
BRML3
FESA4
FLRY3
NTCO3
KLBN11
DXCO3
Seguem meus votos p/ a CAFI janeiro 22:
Vou indicar empresas que acredito ainda terem um bom potencial de valorização, as quais também sofreram uma queda mais forte, e uma outra parte de empresas que continuam com bom potencial de crescimento.
Empresas mais voltadas p/ crescimento:
TRIS3
LOGG3
DOHL4
PARD3
Empresas com foco maior em valor:
BBAS3
PETR4
ENBR3
ITSA4
BBAS3
BRSR6
ABCB4
CPLE3
SAPR4
CSMG3
Resultados da CAFI dezembro 21:
A forte queda nos ativos financeiros puxou a rentabilidade para baixo, mesmo assim tivemos um mês positivo, embora no ano o resultado tenha sido bem fraco.
Colocando agora a rentabilidade de cada ativo no mês:
Segue meus votos para janeiro, só mudou a ordem:
DMVF3 - empresa bem abaixo do valor patrimonial, cada farmácia está saindo praticamente por apenas R$ 1 mi. Saí mais barato comprar a empresa toda do que montar a mesma quantidade de lojas do zero.
COGN3 - a empresa tem demonstrado ajustes assertivos, educação não vai acabar, acho que será uma das grandes beneficiadas no pós pandemia.
IRBR3 - aumento da taxa de juros e nova direção deve deixar os resultados vermelhos para trás em breve, embora esteja demorando um pouco mais do que previa.
CIEL3 - tem melhorado nos últimos trimestres, parece que o pior ficou finalmente para trás, terminou o ano com yield de quase 8%.
TRIS3 - setor todo penalizado pelo aumento da taxa de juros, a empresa é bem conservadora e deve continuar a entregar bons resultados. Atualmente está precificada abaixo do valor patrimonial.
BRSR6 - um dos bancos mais baratos da bolsa e com possibilidade real de privatização. Negociado a menos de 5 vezes lucro e a menos da metade do valor patrimonial.
SULA11 - o aumento dos juros deve beneficiar a empresa.
BEEF3 - anda gerando muito caixa, mesmo com o preço do boi lá em cima.
Todas presentes na minha carteira .
BBAS3
UNIP6
IRBR3
MDNE3
DEXP3
CPLE6
Vou dar um palpite mas deixar o @cadu responder. Segundo tenho na minha base de dados, a primeira cotação do IFIX foi em 30/12/2010 a R$1.000,00.
Ainda assim tem um gap de 18 meses até o gráfico comparativo. Recordo que à época, não sei se já em 2009, havia a Cafi dos FIIs (me falta o nome). Pode ser isso, mas deixe o mestre @cadu responder. Fica apenas a correção quanto a data de lançamento do IFIX
Sds.
A resposta para esta pergunta certamente estava no antigo forum do Infomoney, pena que eles deletaram o forum. Estava tentando recorrer a memória, mas não me recordo qual foi o ajuste feito. Acho que no período pré Ifix, peguei o Fii com maior liquidez na bolsa e usei a rentabilidade dele.
Estava fazendo um textículo para meu linkedin e acabei usando o IMA-B como comparativo. acho muito interessante comparar o desempenho dos investimentos contra uma cesta de NTN-Bs, fica a sugestão.
Só tive dificuldade para conseguir os dados históricos sem ter uma plataforma paga. Não sei como mas no clube dos poupadores tem um gráfico “azeitado” dentro do tradingview e tem o comparador da xp, mas esse fica limitado a 3 benchmarks.
Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual:
-
GUAR3: empresa que vinha crescendo sua Receita Líquida durante incríveis 39 trimestres! Mais ai veio a pandemia e ela foi bastante afetada. Na minha opinião, devido à sua capacidade de gestão e à sua condição financeira tem tudo para sair desta crise muito mais forte do que entrou, já que algumas de suas principais concorrentes estão em situação muito inferior. Dentro de sua operação existe a Midway que é atualmente uma das 10 maiores instituições financeiras do país em número de clientes;
-
PCAR3: vale cerca de 6 bi e tem 5,3 bi de dívida líquida. Vai receber 5,2 bi em 26 parcelas de 12/2021 até 01/2024 e tem um faturamento “ex-Extra” de 40 bi anuais. Uma margem EBITDA de 7-8% daria um EV/EBITDA de 2! Além disto, na minha opinião, o futuro do varejo alimentar é 1 - compras fracionadas de última hora + compras promocionais pelo digital (é o que eu faço); e 2 - grandes compras no atacado ou “atacarejo”. Por isto, acredito que finalmente está indo no caminho certo!;
-
FLRY3: Está num setor resiliente (pode crescer independente da atividade econômica) e favorecido pelo envelhecimento da população. Bons dividendos, excelente gestão e com reconhecida eficiência em aquisições;
-
NEOE3: a empresa apresentou crescimento do lucro em 15 dos últimos 16 trimestres! Alia grande capacidade de gestão, com múltiplos bastantes atraentes e muitos projetos em desenvolvimento. Além disto a empresa tem exposição relevante em distribuição, geração e transmissão;
-
LOGG3: é a empresa que mais me sinto seguro de ter na carteira, está em plena fase de crescimento com imenso potencial de aumento da ABL, é favorecida pela tendência atual de expansão do comércio eletrônico sem se expor à “guerra de preços” travada entre as varejistas do setor;
-
SAPR3: até o momento a crise hídrica impactou muito mais a cotação da empresa (e, infelizmente, a vida dos paranaenses) do que seus resultados. É claro que isto tem atrapalhado a operação dela, mas passado este momento, a tendência é voltar a evoluir como antes;
-
RANI3: empresa com vários projetos entrando em operação, tanto voltados para redução de custos quanto para aumento de produção. Alia excelente redução de alavancagem, com menor dependência futura de insumos, redução de custos com energia, bons dividendos futuros e múltiplos baratos, mesmo com a alta recente;
-
KLBN4: empresa exportadora com parte da receita dolarizada e com aumento da produção de embalagem biodegradável. Início de operação da máquina 1 da Puma 2 no 3T21 com 77% de capacidade (atingindo 100% no 3T22) e com a máquina 2 iniciando no 2S23.
OBS: Não coloquei ALLD e LVTC (que hoje seriam minhas 2 primeiras escolhas) pela restrição de negociação destas ações por até 18 meses após a Oferta Restrita.
Goau
Sapr
Itsa
Eztc
Romi
Talvez o @cadu consiga localiza o antigo patrono e trazer para cá. Se não me engano, o índice continuou no fórum que sucedeu. Mas obrigado por lembrar de mim, mas é que além de não entender nada de FIIs, eu não gosto de FIIs rs: muitas emissões, muito gente querendo ganhar com gestão, não é minha praia.
Segue a rentabilidade dos principais índices disponíveis na Anbima (deixei uma pequena explicação para quem não está familiarizado com, TP=Títulos Públicos):
@cadu e @sr_fouquet : usando a time machine da para acessar snapshots do fórum da Infomoney.
Exemplo: Fórum InfoMoney :: Exibir tópico - CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista - InfoMoney
Bem legal rever: lembrando um pouco da cronologia, vi que o fórum mudou em 2013, acho que foi a partir dessa época que passei a participar pouco e depois de um mais um tempo, não entrei mais de vez. Engraçado ler minha entrevista na época (10 anos atrás), meu livro e filme favorito continuaram os mesmos.
Que bacana isso.
A carteira naquela data:
Carteira CAFI de 03/2010
1ª - EZTC (7 votos);
2ª - ELPL (6 votos);
3ª - GRND (5 votos), POSI (5 votos);
4ª - COCE (3 votos), GETI (3 votos), FRAS (3 votos);
5ª - PRBC (2 votos);
Legal ver em como 10 anos as empresas mudaram muito. EZTC continua sendo uma máquina de vendas. GRND sofreu com a queda dos juros + crise, POSI foi uma montanha russa, PRBC fechou capital, ELPL e GETI mudaram o controlador, FRAS sofreu na crise mas continua uma ótima empresa, COCE continua atrativa em termos de AF, mas sem crescimento nos lucros.