CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Bem vindo a participação na CAFI @The_magic_boolean
bacana seus votos. PRIO3 é uma empresa que não conheço, vou dar uma estudada nela depois e volto aqui p/ debatermos.
Abs

Segue a composição final da CAFI janeiro 17:

1ª - 4 votos: TAEE11

2ª - 3 votos: GRND3, EZTC3, CIEL3, PRBC4, FESA4, ITSA4

3ª - 2 votos: PSSA3

1 curtida

Este é a antiga empresa HRT, que ficou famosa na bolsa no passado por uma forte queda, devido a super estimativas nas suas projeções. Embora esteja com indicadores atrativos, não deixa de ser uma empresa de alto risco.

Cadê , você poderia comentar o seu método para montar uma carteira de ações ?

A base de escolha das ações tem sido esta metologia:

Com base nisso, faço uma análise nas primeiras 25 empresas que aparecem. Com base nestas, olho o histórico de resultados, buscando empresas que tenham um fluxo de caixa mais estável, visto o momento de turbulência econômico atual. Destas que tenho indicado p/ a CAFI, note que a imensa maioria tem um bom resultado histórico de resultados. Talvez a única que já teve um curto período de resultados negativos seja CARD3, e que também é um pouco mais dependente do PIB do país. Mas é uma empresa com um bom potencial de valor, e quando indiquei pela primeira vez, estava na casa dos 4,50. Fechou na sexta cotada a 5,36.

No blog da pense rico fiz uma postagem detalhando um pouco mais como montar uma carteira de ações.

Ficou muito bacana o site e o fórum, Cadu, parabéns. Estava bastante ausente dos fóruns, não só por questão de tempo mas principalmente pela qualidade que foi perdida. Comecei a acompanhar novamente no Clubinvest e espero que esse novo espaço consiga reunir aquela qualidade nas discussões que havia no Infomoney.

Estou avaliando abrir uma nova posição na minha carteira atual e estava pensando em TAEE11, mas a redução de 50% de RAP prevista para alguns contratos no futuro próximo está me deixando meio temeroso. Vejo que você vem votando nela na CAFI. Você acredita que ainda é um bom momento para abrir posição nela?

Abraço

1 curtida

Seja bem vindo @Potiguar, e obrigado pelo elogio!
Ainda vejo a empresa como atrativa sim.
Sobre a RAP, esta já vem sendo descontada do fluxo de caixa da empresa todo trimestre, sendo que quando tivermos o vencimento de fato, não trará um impacto negativo significante no caixa.

E CARD3 segue subindo bem, batendo agora em 6,30!

Fui querer deixar para votar na ultima hora e ano novo, acabei não votando mês passado… Por isso já vou colocar os meus votos, tenho costume de aplicar e deixar bom tempo, e concentrar em poucas empresa, por isso vou resumir em 3 empresas, duas delas tenho a muito tempo e a outra já tive, e voltei a comprar agora.

Eztc3 - Apesar da queda do lucro nos ultimos trimestres a empresa não tem dívida, é bem administrada, e acredito que quando a economia e o setor melhorarem os lucros vão aumentar e a ação pode voltar para os patamares dos R$30 no medio prazo (2-3 anos).

Cgra4 - Apesar do ano de 2016 dificil a empresa consegue manter o lucro, não tem dividas e é bem administrada.

Itsa3 - No setor costumava aplicar no banco do brasil e o banco parana, nas cotações atuais acho que esta valendo mais a pena aplicar em itsa, banco grande, com bons multiplos, e bom DY.

Queria aproveitar para perguntar a opinião de vcs, em especial ao grande Cadu, sobre CDB? A maior parte do meu dinheiro esta aplicado no tesouro direto selic, e com essa queda, hoje em 13%, mas já estão projetando que pode ficar em menos de 10% no final do ano, vou ter que buscar outras opções, e na XP, vi alguns CDB pagando 118% do CDI, achei interessante e comecei a aplicar, mas uma quantia bem pequena. Queria a opinião de vcs e se teria alguma outra opção de renda fixa, segura, mais interessante.

Obrigado

1 curtida

Bacana @Fortaleza, bons votos!

Sobre o CDI, o principal é dar uma olhada na nota de crédito do emissor. Por esta rentabilidade elevada que vc citou, capaz de ser uma instituição com menos solidez. Sim, tem a proteção de até 250k do FGC, mas eu prefiro não contar com isso, até pq todo serviço que dependemos do governo é ineficiente.

Dito isso, outro pto a se considerar é a liquidez, pois no CDB vc fica com o dinheiro “preso”, até a data combinada. Então é um capital que vc não pode contar com ele em caso de emergência.

Por conta destes fatores, eu tendo a investir mais em FIIs hoje. Ainda vejo um bom potencial neles, enquanto que em ações, eu esperaria agora um possível recuo, talvez em 62k, p/ novas compras.

Mas se vc busca uma diversificação, eu iria de tesouro direto mesmo, títulos atrelados a selic. Se não precisa de liquidez, e tem emissões com bons ratings e boas taxas, aí sim pode valer a pena o CDB.

Cadu,

O Cdb específico que investi, foi o BTG Pactual que está classificado como “A” pela Ficth. Tinha também pela mesma taxa do banco Pine, se nao me engano mesma classificação pela mesma agência. Você acredita que seja um bom emissor ambos?

O PINE anda apresentando resultados ruins, reportou prejuízo nos 2 últimos trimestres. Ainda não chegou no pto de deterioração financeira, mas se continuar neste ritmo…, se o CDB for muito longo fica mais arriscado.

Já o BTG está envolvido em investigações por parte de seus sócios, pela PF e pelo MPF. Não sei que fim vai ter isso, mas prefiro não pagar p/ ver.

O que vocês acham do ABCB?

Considero a empresa mais atrativa do setor, em especial do segmento banco médio. É uma empresa que vem com um crescimento constante, paga bons dividendos, tem um baixo PDD/Crédito, e consegue atravessar crises sem grandes problemas.

No ranking da nossa plataforma ele aparece como o segundo banco mais atrativo, atrás apenas de BEES3. Porém, cabe lembrar que BEES é uma estatal, logo possui muito mais riscos inerentes ao seu negócio, em especial de (in)gestão política, e um PDD/Crédito muito mais elevado.

Gostaria de pedir a opinião dos nobres colegas sobre a minha primeira carteira de açoes:
ITSA4
ABCB4
TAEE11
EGIE3
CGRA4
UGPA3
EZTC3
WEG3
MDIA

1 curtida

Em geral a carteira está boa, bem diversificada em setores, com bons ativos.

Cabe uma observação, MDIA e WEGE são excelentes empresas. Entretanto, são ativos mais “caros” hoje com base em valor, e o crescimento precificado pelo mercado no preço não tem sido apresentado pelas empresas. Mas com o mercado já precificando a retomada na economia, estes dois ativos tendem a se beneficiar disso.

Seguem meus votos p/ a CAFI Fevereiro 2016:

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

TAEE11
ABCB4
ITSA3
PSSA3
GRND3
CSAN3
ENBR3
LEVE3

Resolve retirar CARD3 dos meus votos neste mês, e adicionar LEVE3. Isso pq CARD3 subiu demais, quando indiquei a primeira vez, há poucos meses atrás, estava em torno de 4,50, sendo que no último pregão fechou a 7,29. Por conta disso, troquei por LEVE3, que é um ativo que deve se beneficiar de uma recuperação econômica, e que ainda não teve a mesma alta do IBOV.

1 curtida

Oi Cadu. Realmente a CARD3 subiu rápido demais, e parece precificada a um P/L dentro da média.
Mas chama atenção o crescimento recente dos resultados, eles parecem estar fazendo um bom trabalho.

Dos seus votos a que menos conheço é CSAN, acho que sempre tive preconceito com esse setor, hehe. Pode dar mais detalhes sobre esse voto? Abs

Sobre CARD3, sem dúvida @pholio ainda tem espaço p/ altas, só tirei da CAFI do próximo mês pois a alta foi grande e em um período curto, o que deve gerar em breve uma correção na cotação (ou não).

Sobre CSAN3, é uma empresa com bons fundamentos, ainda não subiu igual a maioria, e está com um bom potencial de valor. Some a isso que as perspectivas p/ 2017 são de alta p/ o preço do açúcar, com as safras da Tailândia e Índia apontando p/ estoques menores neste ano.

Resultado da CAFI janeiro 2017:

Destaque positivo: EZTC3, com 16,7%.
Destaque negativo: CIEL3, com -4,7%
OBS: foi uma pena CARD3 não ter entrado na CAFi em janeiro, pois teve uma alta de quase 50%!

1 curtida