CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Segue a composição da CAFI fevereiro 17:

Olá Cadu! Bom dia. Primeira vez que estou postando no fórum, estimo suas análises e dicas de ações sempre visando fundamentos. Faz algum tempo que não comentas da EQTL(Equatorial Energia), desde os tempos quando era Redentor Energia e comprei por 12/13 a empresa vem ano a ano subindo, apesar dos dividendos não ser seu forte. Que achas da empresa ultimamente?

Obrigado.

Seja bem vindo @GeoInvest, e obrigado pelos elogios!

EQTL3 é uma das empresas com melhor gestão no setor elétrico. Ela conseguiu, com sucesso, comprar e reestruturar outros ativos, como Cemar e Celpa, e tornou estes lucrativos. O seu foco está nesta excelente capacidade de administração; crescer a receita por meio de aquisições, melhorando a gestão destas e por consequência aumentando a rentabilidade.

Dentro disso, a empresa pode se beneficiar com o viés de privatização do novo governo, em especial com as distribuidoras da ELET nas regiões norte e nordeste. Entretanto, cabe ressaltar que a concorrência tem aumentado, em especial pelos apetites dos chineses, que estão se mostrando dispostos a investir no setor.

Olhando agora os indicadores, não vejo tanto potencial de valorização, com base em AF p/ a empresa hoje. No setor temos outros ativos mais interessantes, como TAEE e ENBR. No caso de EQTL, o preço da cotação atual já está precificado com um bom crescimento pela frente. Porém, se novas aquisições a bons preços não forem concretizadas, a empresa terá dificuldades em reportar estes aumentos de lucratividade esperados pelo mercado.

Na minha opinião, ao preço atual eu pensaria em trocar EQTL por uma destas duas empresas que citei.

1 curtida

Olá Cadu!

Excelente análise.
Estou comprando TAEE nas oportunidades que aparecem, e vou seguir seus conselhos em trocar de posição da EQTL por ela também.
Muito obrigado mais uma vez por compartilhar seus conhecimentos.

Grande abraço…

1 curtida

Olá, boa tarde.
Minha sugestão para a CAFI de Março:

ITSA4
EZTC3
PETR4

Atenção especial a petrobras, será uma aposta. Recebi e-mails de minha corretora oferecendo COE para valorização das ações petrobras até 30%, do credit suisse.
Reportagem do Valor diz também que o JP Morgan recomendou a Petro: “Após a elevação do rating da Petrobras de B+ para BB- NA SEXTA, a Petrobras teve mais uma notícia positiva nesta segunda-feira. O JPMorgan elevou a recomendação para as ações da companhia de neutra para overweight…”.

Pretendo ainda buscar uma smallcap pra dar um impulso na carteira.

Abraços

Ola @Beto
Desde que o Temer assumiu, as estatais começaram a ser melhores administradas. Porém, o fato da mídia estar eufórica com a bolsa, postandp muitas notícias positivas, me deixa com o pé atrás. Eu geralmente me posiciono contra a maré nestes casos, o meemo vale pra quando começam a noticiar que o Ibov vai a zero e um pessimismo geral, eu estou comprando.

Eu vejo aquela famosa frase so livro A arte da guerra caindo como uma luva nisso: quando estiver em guerra prepare-se para a paz, e quando estiver em paz se prepare para a guerra.

2 curtidas

Votos de março:

SGPS3 -> Turnaround. 3 Fama factor

CTNM4 -> Turnaround, 3 Fama factor, arbitragem (detem 50% da SGPS mas seu preço não reflete isso)

SLED4 -> Turnaround. 3 Fama factor

FESA4 -> Value.

ETER3 -> Value

EZTC3 -> Melhor empresa da bolsa possivelmente.

CARD3-> P/L, ROE, P/S

PRIO3 -> Disponibilidades > Valor de mercado

2 curtidas

por falar em ETER3, é uma das poucas que ainda não subiram forte, e está abaixo da MME 200.
Se o balanço anual não vier um desastre, pode ser uma boa aposta, lembrando que aqui o risco é maior.

2 curtidas

Resultado da CAFI - fevereiro 2017

Mais um ótimo mês, sendo que neste ficamos na liderança na rentabilidade mensal.

Destaque positivo por conta de ITSA3, com +12,6%, e CPLE3, com +12,5%;
Destaque negativo por conta de ENBR3, com -2,3%, e ETER3, com -2%;

Tanto o IBOV quanto o IFIX continuam em um belo viés de alta. Porém, vale a pena fazer ajustes na carteira, diminuindo posição em ativos que já subiram muito, e aumentando naqueles que subiram menos, desde que estes estejam com um bom potencial de valorização.

2 curtidas

Seguem meus votos p/ a CAFI Março 2016: Fiz 3 mudanças nas indicações da carteira.

Vou usar como base o ranking da plataforma. usando a opção de excluir neste empresas com resultado operacional negativo, LL, PL e Div br em estado crítico, sendo que na Div br também exclui empresas em estado de atenção.

Analisando as 25 primeiras empresas que apareceram no ranking, usando estes critérios de seleção/exclusão, escolhi estas p/ ingressarem na CAFI:

TAEE11
ABCB4
ITSA3
AFLU3
GRND3
PRBC4
LEVE3

Resolve retirar PSSA3 dos meus votos neste mês, e adicionar AFLU3. Isso pq não gostei do resultado da empresa. Por conta disso, troquei por AFLU3, que é um ativo com baixa liquidez, mas que apresentou um ótimo resultado, e está com indicadores atrativos.

AFLU3 - Plataforma PenseRico

Também decidir retirar ENBR3, pois achei fraco o resultado, e trocar por GRND3, que é uma empresa que mesmo tendo queda na lucratividade, tem conseguido compensar esta com os fortes resultados financeiros, graças a um imenso caixa aplicado.

ENBR3 - Plataforma PenseRico

Também resolvi trocar CSAN3 por PRBC4. Isso porque o ativo pode ter uma forte alta no curto prazo, dependendo do valor do laudo de avaliação para fechamento do capital. Hoje o VPA se encontra em 14,50, o que por si só já daria um potencial de 8% frente ao fechamento do último pregão.

2 curtidas

Estou em viagem por uns 10 dias. Quando voltar posto aqui a composição da CAFI março 17.

Segue a composição da CAFi março 17:

3 curtidas

By the way, temos ainda a central de balanços da CAFI?

Não temos mais, com a nova plataforma que montamos, este antigo projeto perdeu sentido.

1 curtida

No final de semana que vem, quando encerrarmos o período de divulgação dos balanços (sexta feira dia 31) vou escrever meus votos com algumas mudanças, e fazer uma análise das novas empresas que surgirem no topo do ranking da plataforma PenseRico.

Lembrando que a votação p/ a CAFI de abril só se encerra dia 03/04 as 10hs.

3 curtidas

Show de bola Cadu.

1 curtida

Resultado da CAFI março 17:

Mais um ótimo resultado, sendo que neste mês foi disparada a com maior rentabilidade.

Destaques positivos por conta de FESA4 com +14,4%, e GRND3 com +13,4%.
Destaque negativo por conta de ITSA3 com -6,8%.

2 curtidas

Seguem meus votos da CAFI abril 2017, com base no ranking da plataforma: Ranking da plataforma - #7 por cadu

ITSA3
PRBC4
TAEE11
CGAS5
ABCB4
SBSP3
SULA11
GRND3

OBS: Grendene vinha logo na sequencia no ranking, mas no print da imagem, com as 20 primeiras, ficou de fora.

4 curtidas

Chegando agora. qual a composição da carteira para Abril

Olá @cruzecruz
Vou fechar os votos até amanhã e posto aqui.

1 curtida