CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Por ordem de valor:

RANI3
FLRY3
HYPE3
RAIL3
BBDC3
PSSA3
BBSE3
PCAR3

6 curtidas

Fechando o resultado no mês, mas já tem um spoiler.
LOG fechou maio com quase 50% de alta! :grinning:

11 curtidas

CMIG4
ITSA4
KEPL3
VALE3
UNIP6
SAPR11
WIZC3
GGBR4

4 curtidas

Resultados da CAFI maio 23:

cafi result

Um excelente mês, especialmente para small caps! Voltamos a encostar novamente no SP500 em reais.

Destaque positivo para LOGG com +43%
Destaque negativo para RANI com -3%

cafi ativos

11 curtidas

CPFE3
CSAN3
ELET3
NEOE3
SAPR4
RANI3
VALE3

4 curtidas

Meus votos esse mês, com mudanças (sai PLPL, entra MDNE):
CSUD3
PETR3
MDNE3
SHUL4
BBAS3
MYPK3
SAPR4
FESA4

6 curtidas

Pois é… ia falar exatamente isto! :rofl:

Log subiu quase 50% e mesmo assim eu ainda tenho 2 aportes acima deste valor; voltei a estar com um bom lucro nela, mas longe ainda de pensar em parar de aportar. BB, Irani e Alupar estão negociando perto das máximas históricas e também ainda tem bastante potencial, apesar de eu ter parado de aportar nelas. Enfim, ainda acho que tem muitas opções boas.

Sobre a sua indicação do mês: você poderia explicar a CBA? Não acha que ter 2/3 da concorrência chinesa tende a pressionar demais o preço do alumínio? Falo isto porque estou pensando em entrar no setor, acompanho ela, caiu muito recentemente e isto que questionei é o que mais me faz ficar de fora (o alto passivo judicial também incomoda).

Sobre a votação:

Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual (vou postar comentários agora só quando incluir uma nova empresa ou após os resultados, quando for necessário, já que o racional permanece igual aos dos meses anteriores):

• AMBP3 (último resultado fraco, mas creio que foi mais pela base comparativa. Alto potencial de lucratividade com a redução da SELIC no médio prazo);
  • ALLD3 (finalmente um bom resultado depois de estar bem pressionada nos últimos semestres. Outras empresas ligadas ao setor ainda estão patinando em termos de resultados e apresentam desconto menor);
  • NEOE3 (mesmo com a alavancagem alta, os resultados continuam impressionando, pois o crescimento do montante gerado pela operação continua crescendo mais do que o aumento da despesa financeira. Quando estas despesas reduzirem no médio prazo, a lucratividade pode crescer ainda mais);
  • FLRY3 (fusão com a Hermes Pardini já é realidade. O setor já dá sinais de recuperação nas margens, o que pode ser ampliado com as sinergias pós-aquisição da Pardini);
  • MDNE3 (na minha opinião é a empresa do setor que tem a melhor relação entre: bons resultados recentes X reflexo disto na cotação. Se continuar neste ritmo vai zerar os prejuízos acumulados em 2024, estando com forte posição de caixa, o que pode permitir agressiva distribuição de dividendos a partir de 2025);
  • LOGG3 (A empresa cresceu a sua operação com recursos de terceiros, mantendo sua lucratividade e ocupando o espaço que poderia ser tomado por concorrentes. A reciclagem de ativos vai permitir a redução da alavancagem e gera um lucro “não recorrente” de forma recorrente nos últimos anos. A redução dos juros no médio prazo tende a melhorar o lucro das atividades de locação);
  • KLBN3 (Continua apresentando bons resultados num momento de elevados investimentos que vão melhorar muito a produtividade. A sua diversificação a torna mais resiliente);
  • JBSS3 (Resultado muito fraco e pressionado por problemas operacionais e pelo atual cenário do ciclo do gado nos EUA. Caso os problemas operacionais não se repitam no próximo trimestre, como prometido pela administração, as margens devem voltar para patamares mais condizentes com o histórico da empresa nos ciclos de baixa; o que pode ser uma boa oportunidade de aumentar posição visando o próximo ciclo de alta).
8 curtidas

Segue meus votos, por questão de preço troquei MYPK e BRSR por SHUL e CMIG:

WIZC3 - Uma das minhas maiores posições.

SHUL4 - Estou estudando o ativo e pensando em adicionar na carteira.

CMIG4 - Uma das minhas preferidas no setor, junto com Neoenergia.

NEOE3 - Elétrica com crescimento, a dívida preocupa um pouco.

SAPR4 - muito descontada, pesa contra os altos investimentos devido ao marco do saneamento. Deve ficar de lado por um tempo até ter forte alta e ir para um novo patamar.

CSUD3 - Potencial de crescimento aliado a preço baixo, as principais fontes de receita vêm do setor bancário que é bastante sólido no brasil.

ITSA4 - Plano de investimentos será mais conservador. Foi anunciado que voltará a distribuir grandes dividendos e por isso voltei a investir no ativo.

ABCB4 - Expandindo geograficamente e apresentando lucros cada vez maiores, pesa contra voltar a distribuir os dividendos semestralmente ao invés de trimestralmente como vinha fazendo nos dois últimos anos.

Todas, exceto SHUL estão na minha carteira. Segue carteira atualizada:

6 curtidas

BBDC4
VALE3
WEGE3
TAEE3
ITSA4
SAPR4

5 curtidas

Sim, CBA depende basicamente do preço do alumínio e ele é praticamente CONTROLADO pela China. Mas já tem um tempinho que diversos produtores chineses estão atuando no prejuízo e acho que a situação não pode ficar assim muito mais tempo. Há indícios também de problemas energéticos por lá, além dos clássicos problemas com poluição. As duas coisas devem dar uma segurada na produção.

Mas a minha compra se justifica por uma razão mais simples: CBAV já tá tão amassada que eu acho a assimetria muito positiva. Mesmo que não vire pra alta por agora, chegamos num ponto em que eu acho que tem muito pouco pra cair. Se vocÊ olhar o último mÊs, foi a que teve o melhor desempenho entre as produtoras de commodities metálicas.

4 curtidas

Votação encerrada!

Composição da CAFI junho 23:

Captura de tela 2023-06-01 110505

15 curtidas

Boa Tarde!!

Alguém sabe qual o percentual do rendimento mensal da CAFI, considerando a média desde 2009?

Os demonstrativos de rendimento da CAFI não consideram possíveis ganhos com dividendos né?

2 curtidas

Boa tarde. Tem isso na primeira postagem deste tópico.

Sobre o rendimento: considera dividendo sim (pois os cálculos são feitos com cotação ajustada).

2 curtidas

São 924% de rendimento total, o que equivale a uma média de pouco mais de 1,4% ao mês, ou pouco mais de 18,3% ao ano! É um resultado de respeito.

A conta é feita extraindo a raiz de expoente 166 (número de meses) de 10,24 (% / 100 + 1), e pode calcular de trás pra frente elevando 1,014 (% / 100 + 1) a potência 166 (número de meses), desse modo calculando o juro composto corretamente.

9 curtidas

Passei a olhar LOGG com carinho por causa do fórum.

Espero começar a participar ativamente.

Vocês fazem um ótimo trabalho!

4 curtidas

Exato, muito barato ainda.

Eu entendo o pouco o viés psicológico de alguém não querer comprar algo que subiu 30% em pouco tempo.

Acho que isso é um pouco falta de regra objetiva sempre na mão. Se você tem um múltiplo em que você compra algo, esse viés deveria ir embora.

Tem hora que precisa agr um pouco igual máquina.

3 curtidas

Certamente, 1,4% é um excelente resultado até porque a cada 0,1% que oscila representa muito neste percentual mensal.

Entretanto, neste seu cálculo 1,4% não corrige a inflação, logo para saber o rendimento teria que fazer o cálculo:

RENDIMENTO CAFI ACUMULADO menos IPCA ACUMULADO e o total usar o cálculo de juros compostos inverso, correto? Acharia assim o percentual líquido mensal ( abatido inflação )

Pra finalizar, como não há proventos a receber ( pois os valores são incorporados na CAFI ), este percentual líquido mensal é suficiente para cálculo de evolução de patrimônio né?

2 curtidas

O IPCA foi de aproximadamente 0.47% em média (o IPCA acumulado foi 120% no período, conforme a tabela no início do post). Logo, a CAFI rendeu aproximadamente 0.9% a.m. acima da inflação (sempre fico na dúvida sobre como calcular exatamente, já que acredito que o correto não é simplesmente subtrair 1.4-0.47 , mas sim fazer alguma divisão…)

Acho que o cálculo seria ((9.24+1)/(1.2+1) -1) ^(1/166) ( (rendimentoCafi/rendimentoIPCA -1) ^(1/meses) = 0.78% a.m.

A fórmula correta é essa:
image

Ou seja, ficaria ((1+924,19%)/(1+120,57%))-1

5 curtidas

obrigado! corrigi lá.

Faz sentido, pois se o rendimento das CAFI e da inflação forem iguais → a resposta deveria ter dado 0.

3 curtidas