LREN3
BBAS3
WIZC3
USIM5
DXCO3
VAMO3
FLRY3
ABCB4
Seguimos firmes
BBDC4
TRIS3
BBAS3
HYPE3
PSSA3
LOGG3
ITSA4
SAPR4
Votos:
ITSA4
TASA4
TRPL4
MTRE3
VALE3
AZEV4
SHUL4
EGIE3
VAMO3
CSAN3
VALE3
RECV3
CMIG4
BBAS3
ITSA3
BBAS3
BLAU3
VALE3
GGBR4
SOJA3
CSAN3
BBAS3
BBDC4
WIZC3
CYRE3
BEEF3
KEPL3
TASA4
VALE3
Resultado da CAFI agosto 23:
Tivemos um ótimo desempenho, ainda mais quando comparamos com o IBOV. Além deste, o indice de small caps tb caiu bem.
Destaque positivo para KEPL com +22%
Destaque negativo para LOGG com -12%.
Por sinal, isso é algo muito estranho. Eu já aprendi que não adianta brigarmos com o mercado. Mas acho muito esquisito a volatilidade de LOGG. Há pouco tempo subiu 40%, depois cai 10%. Não tem sentido, pois é um ativo com fluxo de caixa estável, e que vem apresentando bom crescimento nos últimos anos. Mas tem uma volatilidade de um mico rs. Só queria deixar esta reflexão aqui.
Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual (vou postar comentários agora só quando incluir uma nova empresa ou após os resultados, quando for necessário, já que o racional permanece igual aos dos meses anteriores):
- RRRP3;
- BLAU3;
- JHSF3;
- AMBP3;
- ALLD3;
- LOGG3;
- NEOE3;
- KLBN3.
Com o início da queda da SELIC se concretizando, estou priorizando os aportes para empresas que seriam mais beneficiadas com este cenário no médio prazo; seja por ter alavancagem alta ou muita necessidade de capital e, assim, reduzir as despesas financeiras, ou seja por ter a demanda favorecida.
Alterações:
1 - coloquei JHSF no lugar da MDNE por achar que o cenário atual favorece as empresas mais alavancadas, além da precificação atual da JHSF após a cotação não ter reagido desde 2021.
2 - Coloquei a BLAU no lugar da FLRY por causa da precificação da Blau ter sido muito afetada pela queda nas vendas de Imunoglobulina, após ter sido autorizada em 2022 a oferta desta molécula sem registro na Anvisa (com a sua escassez no mercado). Assim, na minha opinião, a empresa está negociando com múltiplos baixos mesmo neste cenário desfavorável. Além disto, ela está buscando diversificar sua fonte de receitas (9% da Receita deste ano vem de novos produtos) e em moeda forte (internacionalização). Por fim, uma possível volta da exigência de registro da Imunoglobulina no Brasil seria muito positivo, que é um cenário possível no médio prazo.
Que desempenho da CAFI! Estamos de parabéns!!
Veja que a partir de agosto de 2020 LOGG3 entrou numa tendência principal de baixa.
Dai em diante o price-action fez aqueles ciclos de acumulação/distribuição com os preços variando do topo para o fundo do canal, e vice-versa.
Agora, aparentemente está indo para o fundo do canal. Já chegou na metade. Por enquanto parece que está tudo de acordo com a tendência de baixa. Obviamente, quando vier a tendência de alta tudo se inverte.
Já comentei que há pouco tempo li o livro do Décio Bazin e lá ele gasta umas 300 páginas explicando de maneira pragmática como estes movimentos se formam.
Zero chance de brigar com mercado. Essa foi uma lição que aprendi rápido.
O problema é que às vezes isso traz um viés pra nossa análise que pode ser até inconsciente. Você vê o papel despencando e quer entender o que as pessoas viram pra justificar isso. Uma queda de lucro futuro que você não está enxergando (as vezes tem fundamento mesmo).
Mas estou aprendendo a cada dia confiar na minha análise pessoal, junto com a discussão com pessoas que confio (nisso esse fórum é excepcional), e tentando me blindar desses movimentos de mercado.
ENAT3
HBRE3
JHSF3
SIMH3
NEOE3
CEAB3
RRRP3
MDNE3
Votação encerrada!
Composição da CAFI setembro 23:
Bem legal este gráfico de LP.
Eu já venho fazendo ajustes na posição de Logg há um tempo com base em tendências, porém em um intervalo mais curto de tempo: CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #4646 por cadu
Mas o pto que me chama mais a atenção é esta alta volatilidade de CP. Subir 40% e depois cair 10%, é algo típico de empresas com risco de insolvência, ou daquelas small caps sem liquidez. Bem esquisito isso.
@cadu Pode ser manipulação de preço. Uma que tem me chamado atenção é BBDC4, os preços vão assim numa boa de repente uma queda grande, um tempo depois uma subida grande e por fim outra queda grande.
Ela tem uma questão.
Tem site dando Dívida Líquida/EBTIDA de 4,5. Não sei se a percepção das pessoas que olham indicadores sem olhar os resultados integralmente pode ter um efeito de cotação nesse nível, eu imagino que não, mas não tenho ideia do tamanho e da qualificação de quem toma essas decisões.
Também acho bem estranho pra uma empresa com 6mi de liquidez diária.
Abrir Outubro:
Rani3
Brfs3
Pcar3
Flry3
Vamo3
Rani3
Flry3
Prio3
Csud3
Shul4
Vale3
INTB3
Com muita probabilidade meu aporte no início de outubro irá para algumas ou todas as que vão abaixo:
B3SA3
BBDC4
BRAP4
GGBR4 (comprei um pouco ontem)
USIM5 (Comprei uns dois lotes, aos poucos, ao longo do mês)
VALE3
FLRY3
LREN3
BBDC3
TRIS3
LOGG3
B3sa3