Tivemos um mês bem ruim, especialmente nas small caps. Tb chamou a atenção a forte alta do ouro, pelo segundo mês seguido.
Outro pto que chama atenção é FESA, que nos últimos 6 meses já perdeu 1/3 do seu valor de mercado. Onde será o fundo? Pelo gráfico em termos de sobrevenda, estaria interessante para compra, mas o viés continua de baixa…
É uma empresa cíclica, mas não consigo ver ela cara, vejo um grande potencial de LP.
As receitas tem sofrido com as vendas de ligas de silício, por conta de maior importação por parte da China. Mas creio que a demanda do mercado interno comece a crescer, compensando a queda no mercado externo.
Eu não enxergo a carteira como sendo uma “carteira de trade mensal”. Eu até entendo o seu ponto, pq há troca mensal e a avaliação de rentabilidade de fato segue uma lógica de “trade mensal”.
Ainda assim, muita gente não olha a carteira dessa forma e não está tentando simplesmente “adivinhar” o que vai dar lucro no próximo mês.
Eu voto aqui no que estou comprando hoje com foco em fundamentos, mas pra segurar no longo prazo.
Então eu voto no que eu acho que está barato e justifica compra, nunca pensando no trade mensal, mas simplesmente pensando se aquelas ações são as melhores compras nesse momento. Óbvio que, se minhas escolhas foram corretas e eu acertei na compra dessas ações, elas vão continuar baratas (recomendação repetida) ou subir de preço (valorização da carteira), então mesmo sob a ótica do “trade mensal” a carteira está positiva.
Não acho que a visão de uma carteira de análise fundamentalista seja “tentar acertar o que vai subir no mês”.
Seguem meus votos pra CAFI junho 24.
Vou manter a estratégia para este ano, com ativos voltados para exportação, bem como ativos mais “defensivos”, e ainda mantendo uma parte em economia interna.