CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Segue o resultado da CAFI Abril 24:

cafi_tabela

Tivemos um mês bem ruim, especialmente nas small caps. Tb chamou a atenção a forte alta do ouro, pelo segundo mês seguido.

Outro pto que chama atenção é FESA, que nos últimos 6 meses já perdeu 1/3 do seu valor de mercado. Onde será o fundo? Pelo gráfico em termos de sobrevenda, estaria interessante para compra, mas o viés continua de baixa…

Destaque negativo para KLBN e FESA, com -8,8% e -8,3% respectivamente
Destaque positivo para VALE3 com +4,0%

12 curtidas

SIMH3
VALE3
HYPE3
BBAS3
CMIG4

6 curtidas

EZTC3

5 curtidas

Sobre fesa. :point_up_2:

Jamais vou entender por que vocês escolhiam uma ação tão cara (considerando o ciclo) para uma carteira de trade mensal.

3 curtidas

É uma empresa cíclica, mas não consigo ver ela cara, vejo um grande potencial de LP.
As receitas tem sofrido com as vendas de ligas de silício, por conta de maior importação por parte da China. Mas creio que a demanda do mercado interno comece a crescer, compensando a queda no mercado externo.

6 curtidas

Composição da CAFI Maio 24:

cafi maio24

17 curtidas

Eu não enxergo a carteira como sendo uma “carteira de trade mensal”. Eu até entendo o seu ponto, pq há troca mensal e a avaliação de rentabilidade de fato segue uma lógica de “trade mensal”.

Ainda assim, muita gente não olha a carteira dessa forma e não está tentando simplesmente “adivinhar” o que vai dar lucro no próximo mês.

Eu voto aqui no que estou comprando hoje com foco em fundamentos, mas pra segurar no longo prazo.

Então eu voto no que eu acho que está barato e justifica compra, nunca pensando no trade mensal, mas simplesmente pensando se aquelas ações são as melhores compras nesse momento. Óbvio que, se minhas escolhas foram corretas e eu acertei na compra dessas ações, elas vão continuar baratas (recomendação repetida) ou subir de preço (valorização da carteira), então mesmo sob a ótica do “trade mensal” a carteira está positiva.

Não acho que a visão de uma carteira de análise fundamentalista seja “tentar acertar o que vai subir no mês”.

16 curtidas
5 curtidas

Vixe, não tinha visto isso…

2 curtidas

Mas não faz sentido, visto que não tem carrego na carteira. Não tem acumulação.

1 curtida

as vezes tem, pois muita das vezes os ativos se repetem mês a mês

2 curtidas

Vou abrir a votação para o mês de junho.

Sem mudanças.

BBAS3
HYPE3
PSSA3
SAPR4
BBDC4
ITSA4
LOGG3
TRIS3

10 curtidas

Seguem meus votos pra CAFI junho 24.
Vou manter a estratégia para este ano, com ativos voltados para exportação, bem como ativos mais “defensivos”, e ainda mantendo uma parte em economia interna.

ITSA4
FESA4
TUPY3
PRIO3
KLBN11
TASA4
LOGG3
TRIS3

10 curtidas

HYPE3
RANI3
VALE3