CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Votos considerando proventos e a relação P/VP:

ABCB4
BBDC3
BRSR6
ISAE4
SAPR4
BRAP4
CGRA4

10 curtidas

SAPR11
ITSA4
EZTC3
POMO4
GOAU4
CGRA4

11 curtidas

Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual (vou postar comentários agora só quando incluir uma nova empresa ou após os resultados, quando for necessário, já que o racional permanece igual aos dos meses anteriores):

• SAPR3: resultado fraco, mas, como não sou maluco (vide @ricardotgo) :rofl:, continuo aportando nela todo mês;
  • BRAV3: resultado positivo, mas o que importa é voltar a produzir nos 2 principais campos e, isto ocorrendo, a subida da cotação é questão de tempo, além de ser uma potencial grande pagadora de dividendos;
  • MATD3: rede de hospitais negociada a cerca de 8x LL (ajustando o não recorrente da venda recente)! Vendeu o hospital que estava drenando caixa, o que deve reduzir a já controlada alavancagem;
  • MDNE3: excelente resultado e a queda recente abriu ótima oportunidade de voltar a aportar, na minha opinião. Busca pagar cerca de 100 milhões de dividendos anualmente (cerca de R$ 1,18 por ação);
  • LOGG3;
  • KLBN3: bom resultado, mas o foco é no longo prazo promissor do setor;
  • NEOE3;
  • ALLD3: resultado fraco, mas o potencial de gerar caixa e pagar dividendos vale o carrego, na minha opinião. Além disto, vinha de resultados positivos anteriormente;

Mantive todas, só alterando a ordem.

9 curtidas

Eu até editei o meu post. Cenário Brasil virou muito. Na verdade, continua a mesma coisa, mas o mercado e eu caímos na real. Eu não confio em mais nada além de exportadoras, sanepar (pelos triggers) e Moura (que eu acredito demais no potencial da operação pra 25, independente do cenário político-econômico).

Fora isso, exportadoras.

7 curtidas

Seguimos firme nas mesmas

HYPE3
BBAS3
SAPR4
BBDC4
PSSA3
ITSA4
LOGG3
TRIS3

11 curtidas

BBDC3
BBAS3
FLRY3
RAPT3
PETR3
PLPL3
LREN3
KLBN3

9 curtidas

É a situação de sempre, vai por mim. Quando está barato, todo mundo fica com medo e sem confiança. Quando está caro é o momento que todo mundo quer comprar.

E nem acho que o cenário Brasil mudou, sinceramente. Pra mim é claramente um exagero do mercado. Muita assimetria. Basta garimpar no micro.

Diria, inclusive, que é a maior oportunidade dos últimos 15 anos, mas precisaria escrever muito para detalhar todos os pontos.

Em resumo: estou comprando.

8 curtidas

MDNE3
BBAS3
PRIO3
INBR32
KEPL3
JSLG3
NEOE3
CMIG4

8 curtidas

Essa instabilidade não tem como fugir muito do feijão com arroz:

ITSA4
BBAS3
VALE3
PRIO3
EGIE3
FLRY3
HYPE3
e a pimentinha pra sentir emoção
SIMH3

haahha

9 curtidas

Eu não sou novo no mercado; não estou com medo. Eu apenas não compartilho da tese de investimentos predominante aqui de “comprar boas empresas e esperar” (o famoso buy and hold).

Eu trato o mercado de ações do Brasil como uma small cap cíclica. Aqui não vale carrego, na minha visão, para a imensa maioria das coisas.

Eu concordo que tem exagero do mercado. E concordo até que o cenário não mudou: o que mudou foi minha leitura. O mercado exagera sempre, mas a trajetória fiscal é deprimente. E hoje eu vi a entrevista do Paulo Pimenta (da comunicação do governo) dobrando a aposta. Não há nada de errado, o mercado que odeia pobre. Beleza, tá aí ntnb pagnado ipca + 7. Nesse cenário, os fundos vão continuar sofrendo resgate atrás de resgate. A curva de juros nem merece comentários. Dolar nos caralhos, expectativas desancoradas.

A minha leitura é: o PT não tem o menor compromisso com o país, mas apenas em ser populista e tentar se reeleger. É a bala de prata depois da tragédia da esquerda nas eleições municipais. E, dessa vez, o mercado não está tolerante como em outras oportunidades.

Tem exagero? Óbvio. Mas eu não vou ficar brigando com o mercado. Pra quem não liga pra momentum ou trigger, compra e esquece. Eu não sou esse cara. Não é assim que eu ganho dinheiro. Eu tô comprando apenas o que eu tenho muita certeza que vai andar bem quase independente do cenário político-fiscal do ano que vem (moura dubeux), coisas com triggers evidentes e específicos (sanepar) e exportodoras/dolarizadas.

Eu tô 40% moura, 35% sanepar. Aumentei ambas nessas quedas recentes. Hoje foi um dia bom.

E não é a oportunidade dos últimos 15 anos porque teve a pandemia.

9 curtidas

LEVE3
BBAS3
BBSE3
ISAE4
EGIE3

Foco sempre em dividendos.

10 curtidas

Minha lógica é simples, sim, o país vai piorar muito, principalmente se o PT vencer a próxima eleição presidencial.

Porém,

Empresas que consigam repassar o custo da inflação vão continuar gerando valor aos acionistas, maior exemplo é a vale, que tem boa parte da receita dolarizada.

Na argentina, o índice merval, mesmo em tempos sombrosos, continuou crescendo, por exemplo.

É claro que investir empresas que possuem dificuldades de repassar a inflação, ou já com a margem muito apertada, vão ter uma situação muito difícil.

Eu continuo tranquilo quanto a nossa bolsa, apesar de SÓ NESTE ANO a minha carteira americanas 25% ± ter se valorizado 33%, enquanto a brasileira está negativa junto com os FII.

6 curtidas

Mesmo milagrosamente o PT vencendo as próximas eleições presidenciais, oq acho muito difícil , ele não tem nem terá mais maioria no parlamento , muito menos chefes de executivo estaduais e municipais . Eh só olhar as últimas eleições . Então, até que ponto o PT vai conseguir influenciar o país estando no “poder” . Acho que não será algo mais relevante .

2 curtidas

O que me assusta mais nem é o PT, pois esta gestão horrorosa eu já esperava, mas sim o STF, que rasgou a constituição e resolveu declaradamente fazer política por conta própria. Não consigo ver como isso pode terminar bem…

15 curtidas

Segue meus votos:

KEPL3
TAEE11
BBAS3
VALE3
CPFE3
ABCB4
CSUD3
CMIG4

Todas, estão na minha carteira:

13 curtidas

BBAS3
BBDC3
SIMH3
EGIE3

7 curtidas

BBAS3
MTRE3
VALE3

7 curtidas

Segue o resultado da CAFI novembro 24:

cafi_tabela

Mais um mês com forte queda na renda variável, e alta do dólar. Um dado curioso tem sido a forte queda do índice de Small Caps no acumulado, que agora se aproxima do IBOV.

Destaque positivo para KLBN com +8%
Destaque negativo para BBDC com -12,5%

cafi_ativos

16 curtidas

Toda vez que compramos uma ação não é meio como se estivéssemos brigando com o mercado? :rofl:

Meu PM na Moura Dubeux era 6 reais (antes desta compra), sendo que ela foi buscar os 4 reais! Se eu não brigasse com o mercado, ia sair com um prejuízo de cerca de 30%, mas continuei comprando e, recentemente, já vendi metade com mais de 100% de lucro… Agora estamos brigando com o mercado novamente, já que hoje ela está mais barata, em termos de indicadores, do que quando estava a 6 reais!

Tem vários outros exemplos que não cabe eu ficar citando e olha que, pra mim, a Ambipar não seria o caso porque ela ainda nem começou a entregar resultados bons de verdade.

Quanto às “certezas”, eu acho muito difícil tentar acertar o que vai andar bem em determinado período. Eu acho muito mais fácil comprar o que faz sentido pra mim e esperar o mercado reconhecer isto, do que comprar o que eu acho que mercado quer que eu compre para não brigar com ele…

9 curtidas

Eu imaginei que ia ter algum comentário nesse sentido. Brigar com o mercado na análise de MICRO (ou seja, da empresa assim), eu me sinto super confortavel. É a definição exata de ser contrarian. Mas brigar como mercado no Macro? Jamais. Eu não tenho nem conhecimento ou habilidade pra isso. E toda vez que tentei, deixei muito dinheiro na mesa.

Cada investidor tem o seu caminho. O meu caminho, definitivamente, me afastou do “buy and hold” no Brasil.

6 curtidas