CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Votação encerrada, em breve trago a composição da Cafi

7 curtidas

Ainda sobre esse assunto eu vou dar um exemplo ultrasimplificado, porém bem claro.

Há muitos argumentos para sustentar que as empresas do Grupo Simpar estão muito baratas. E esses argumentos são verdadeiros há bastante tempo. Nesse período, o Mercado vem espancando as ações de Simpar, Movida etc. Eu mesmo me filio a essa ideia, especialmente para a JSL, que gosto mais que as outras.

Você pode ter “peitado o mercado” e comprado simpar em 2023 e tá aí amargando um prejuízo absurdo. Não importa se você está “certo”, o mercado é soberano. E a tese de simpar, por exemplo, depende ABSRUDAMENTE de um fator macro que é a taxa de juros.

Não adianta ficar peitando o mercado no macro, na minha visão. É por isso que eu falei que fui para as empresas que eu acredito muito, com triggers evidentes e exportadoras. E eu vou fugir no momento de empresas muito alavancadas e as que dependem muito de juros por outras razões.

Eu prefiro pagar mais caro pegando uma inflexão do que ficar comprado nessas coisas agora.

Mas como eu sempre digo: não tem fórmula pra investir. Cada um aprende a ganhar dinheiro de um jeito. É importante respeitar a própria trajetória como investidor.

6 curtidas

Segue a composição da CAFI dezembro 24:

cafi dez 24

OBS: a primeira colocada teve 13 votos, isso não é um bom sinal…
rs

25 curtidas

Votos para janeiro - 2025

BBAS3
BBDC3
ITSA4
NEOE3
KLBN3
PETR3
LREN3
SHUL4

9 curtidas

EGIE3
BBDC3
TRIS3
RAni3
Vale3
Itsa4
FLRY3
Lren3

7 curtidas

BBDC3
ITSA4
LOGG3
MILS3
PINE4
PRIO3
SAPR4
VALE3

8 curtidas

CSNA3
QUAL3
PETR3
BRAP3
WHRL4
ROMI3
WIZC3
UCAS3

7 curtidas

ITSA4
BBDC3
EGIE3
FLRY3
EZTC3
JHSF3
VIVA3
LREN3

coloquei na ordem que compraria, não tenho as 3 ultimas em carteira mas pretendo avaliar para ano que vem.

9 curtidas

Sem muitas mudanças, compras estão indo em nas duas primeiras, ficando cada vez mais difícil não aportar no bancão amarelo, pelo jeito ano que vem vai ser balaio das promoções, ainda esperando um momento pra comprar a Porto, que pelo visto nunca chega… e começando a olhar a Petrobrás.

ITSA4
EGIE3
VALE3
EZTC3
KLBN11
BBAS3
PETR4
PSSA3

11 curtidas

VALE3
BBDC3
SIMH3
SLCE3
SHUL4
LOGG3
PRIO3

10 curtidas

Seguem meus votos pra CAFI janeiro 25
Vou manter a mesma estratégia para este ano, com ativos voltados para exportação, bem como ativos mais “defensivos”, e ainda mantendo uma parte em economia interna.

ITSA4
FESA4
PRIO3
KLBN11
SUZB3
MYPK3
LOGG3
TRIS3

10 curtidas

Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual (vou postar comentários agora só quando incluir uma nova empresa ou após os resultados, quando for necessário, já que o racional permanece igual aos dos meses anteriores):

• SAPR3;
  • BRAV3;
  • MATD3;
  • MDNE3;
  • LOGG3;
  • ALLD3;
  • NEOE3;
  • KLBN3.

Mantive todas, só alterando a ordem.

10 curtidas

Meus votos esse mês, sem mudanças:

MYPK3
PRIO3
MDNE3
EALT4
BBAS3
GOAU4
SAPR4
LAVV3

7 curtidas

BBAS3
PRIO3
LOGG3
SAPR4
ITSA4
BBDC3
MYPK3
VALE3

9 curtidas

BRAV3
KLBN11
SUZB3
VALE3
EGIE3
BBAS3
PSSA3

6 curtidas

EGIE3
CPFE3
ITSA4
BBAS3
JHSF3
TRIS3
VALE3
PRIO3

8 curtidas

Consegue enxergar um cenario positivo para MYPk3?

2 curtidas

WIZC3
ISAE4
LOGG3
BBAS3
BRSR6
BEEF3
FLRY3
HYPE3

8 curtidas

BBDC4
BBAS3