Votação encerrada, em breve trago a composição da Cafi
Ainda sobre esse assunto eu vou dar um exemplo ultrasimplificado, porém bem claro.
Há muitos argumentos para sustentar que as empresas do Grupo Simpar estão muito baratas. E esses argumentos são verdadeiros há bastante tempo. Nesse período, o Mercado vem espancando as ações de Simpar, Movida etc. Eu mesmo me filio a essa ideia, especialmente para a JSL, que gosto mais que as outras.
Você pode ter “peitado o mercado” e comprado simpar em 2023 e tá aí amargando um prejuízo absurdo. Não importa se você está “certo”, o mercado é soberano. E a tese de simpar, por exemplo, depende ABSRUDAMENTE de um fator macro que é a taxa de juros.
Não adianta ficar peitando o mercado no macro, na minha visão. É por isso que eu falei que fui para as empresas que eu acredito muito, com triggers evidentes e exportadoras. E eu vou fugir no momento de empresas muito alavancadas e as que dependem muito de juros por outras razões.
Eu prefiro pagar mais caro pegando uma inflexão do que ficar comprado nessas coisas agora.
Mas como eu sempre digo: não tem fórmula pra investir. Cada um aprende a ganhar dinheiro de um jeito. É importante respeitar a própria trajetória como investidor.
Segue a composição da CAFI dezembro 24:
OBS: a primeira colocada teve 13 votos, isso não é um bom sinal…
rs