CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Desculpem minha ignorância. Como consigo acessar o historico de composição da cafi? Estou pensando em replicar a cafi em meus investimentos, devido a sua ótima performace. Se eu usar esta estratégia eu devo atualizar a carteira todo mês?

Sim. No primeiro post deste tópico tem um link onde é possível baixar a planilha da Cafi, com todo o seu resultado histórico.

Você acha que replicar toda à carteira CAFI todos o meses é um boa estratégia? Comprando as ações que foram acrescentadas e vendendo as que foram excluidas da carteira, e ajustando as proporções.

Depende de diversos fatores, principalmente do seu perfil como investidor. Quando montei o projeto da Cafi junto com outros colegas a ideia era de mostrar que a análise fundamentalista poderia ser muito lucrativa no longo prazo. No falecido forum do infomoney isso era motivo de questionamento frequentemente. Isso foi há dez anos atrás, e hoje já ficou claro como é rentável e ninguém mais discute este pto. Creio que a função principal da Cafi seja de não só mostrar este resultado histórico usando AF, mas também dar um norte ao investidor.

Cadu,
O que é mais recomendado fazer? Investir os aportes mensais nas carteiras CAFI dos meses subsequentes, não alterando a configuração da carteira CAFI dos mês anteriores, ou alterar a carteira CAFI do mês anterior pela carteira do mês presente?

Eu pessoalmente utilizo a CAFI, bem como o índice penserico e alguns outros, como um norte para pré-selecionar empresas de bons fundamentos e com bom histórico.

Como minha estratégia tem foco no longo prazo a partir da seleção eu faço uma escolha mais detalhada das companhias que eu gostaria de ser sócio com base nos meus critérios pessoais.

A CAFI para mim é um termômetro de que meus ativos seguem quentes do ponto de vista fundamentalista ou que, por outro lado, eventualmente precisam de atenção ou quarentena.

Abs.
Aureliano Nóbrega