CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

SAPR4
LREN3
VIVT3
ITUB3
GRND3
MDIA3
SMTO3
ABCB4

Votação encerrada. Depois trago a carteira e o resultado.

3 curtidas

Resultados da CAFI fevereiro 19:

cafi_tab

Destaque negativo por conta de FLRY3, com -10,2%.
Destaque positivo por conta de FESA4, com +18,8%

cafi_tab3

6 curtidas

Composição da CAFI março 19:

Ação Votos Peso
ITSA4 21 22%
ABCB4 16 17%
FLRY3 13 14%
FESA4 11 11%
MRVE3 9 9%
SAPR4 9 9%
UGPA3 9 9%
GRND3 8 8%
10 curtidas

So me preocupa a FESA4 se ainda tem entrada já que ela subiu demais…

1 curtida

Poxa, correria aqui, esqueci de votar na CAFI.

Mais um ótimo resultado, CAFI, sempre à frente…

2 curtidas

Tenho 5 ações da CAFI em minha carteira!! :grin:

1 curtida

BOA TARDE.

TENHO UMA DUVIDA. QUAL A DIFERENCA ENTRE A CAFI E Top Picks PENSE RICO???

COMO VCS SABEM O PREÇO DE ENTRADA PRA SABER QUAL O RETORNO DA CARTEIRA?

EXEMPLO NA TOP PICKS PENSE RICO, NO RELATORIO TEM O VALOR TETO DE COMPRA, EU COMPRANDO ABAIXO DESSE VALOR POSSIVELMENTE VOU TER O RETORNO DA CARTERIA??

A Cafi é uma carteira composta pelos oito ativos mais votados pelos foristas. A top picks da penserico é uma carteira que eu monto, levando em conta Fiis também. Ambas são pra demonstrar que AF pode ser muito lucrativa no longo prazo, e servem de norte para um investidor. A principal diferença é que na da penserico temos uma maior diversificação, e por consequência uma menor volatilidade.

A rentabilidade da carteira é computada com base na variação dos ativos no mês. Ou seja, começa a contar no primeiro dia util do mês, e vai até o último dia útil do mesmo mês.

CADU. ENTÃO VC PEGA O VALOR DA COTAÇÃO DO 1 UTIL DO MÊS PRA TIRA COMO BASE.

1 curtida

Isso, da abertura.

Interessante. A rentabilidade da CAFI tá na frente, mas ambas são opções muito atrativas, não apenas pra quem tá começando…
Você sabe se tem muita gente que segue exatamente a CAFI todo mês? Esse pessoal tem dado feedback??

Uma duvida que sempre tive.

Vamos supor que Itsa4 fechou dia 28-2-19 em R$12,00
Abriu 1-3-19 em R$12,20
Fecha dia 29-3-19 em R$12,60
Abre 1-4-19 em R$12,50

Quais os valores que serão utilizados para computar o rendimento da CAFI em Itsa4 em março?

1 curtida

Particularmente nao sigo, pq as vezes os foristas votam em 5 empresas por 2 meses, depois no outro mes eles trocam algumas posiçoes e eu prefiro nao ficar vendendo e trocando tanto assim, entao é so para termos uma ideia mesmo.

1 curtida

A CAFI é mais um termômetro do que uma carteira propriamente dita.

1 curtida

Entendi…para uma visão de longo prazo (B&H) não faz sentido ficar sujeito a tantas trocas de empresa, né? Mas e pensando estritamente na rentabilidade, faria sentido? Pergunto porque a rentabilidade apresentada é muito boa…

Trocar sempre é ineficaz, ainda mais porque mesmo que um papel se mantenha na carteira o peso pode variar bastante. O ideal é ver o que está na boca do povo, se faz o teu critério e estudar a empresa. Seguir a risca a carteira também teria seus percalços, se você olha em algumas das mais votadas desde o começo está Eternit. Geralmente o ativo pinta na CAFI quando performa bem ou quando rola um “desconto” que não tem razão nos fundamentos.

1 curtida

Eu acompanho a cafi faz 1 ano e o que faço é só comprar mais ações, sejam novas empresas ou algumas que se mantém na carteira. Acho que pra buy and holder iniciante não é tão legal ficar vendendo e comprando, a chance de fazer besteira é considerável.

Na minha opinião replicar a carteira CAFI está sendo uma boa estratégia para quem está começando no mercado de ações, um iniciante dificilmente bateria os índices desta carteira. Utilizo a corretora clear, onde não existe taxas de corretagem. Portanto os riscos a longo prazo da carteira CAFI são praticamente inexistentes, devido a sua ótima performance histórica.

5 curtidas

@cadu acompanho o fórum há um tempo mas só agora criei minha conta. Obrigado por sempre trazer as informações.

Pretendo iniciar agora em RV e seguir a estratégia de B&H. Por enquanto vou comprar poucos lotes de ações por mês, então provavelmente compre 100 ou 200 ações de uma das empresas listadas na CAFI a cada mês.
Variar essas compras entre as 5 principais empresas é uma estratégia válida?

4 curtidas