CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

É uma estratégia válida sim.

4 curtidas

Se a estratégia é Buy and Hold, eu recomendaria esquecer a Cafi ou consultá-la apenas por curiosidade, em vista da rotatividade dos ativos, não só aquela de curto prazo, mas também ao longo dos anos, pois a carteira muda muito de cara. E sobre sua pergunta, dependendo da corretagem, as vezes compensa comprar no fracionário.

1 curtida

Sou novo aqui, mas não é essa visão que tenho do CAFI e do que é ser BH. Creio que ser BH não é comprar uma ação ignorando totalmente a cotação dela, pois isso pode ocasionar, como consequência da compra por um preço muito elevado, uma demora muito grande de retorno ou um retorno não tão expressivo quanto o esperado. Vejo o CAFI como ações que apresentam qualidade para BH e com um preço no momento atrativo, por isso a rotatividade de algumas delas no ranking. o Ranking, penso eu, mostrará aquelas que não estão com a cotação tão elevada naquele momento e são de boa qualidade.

2 curtidas

Não vejo a carteira mudando muito nos meses seguintes. O que costuma sofrer mais alterações são os pesos das empresas na carteira. E este ajuste de aumento ou diminuição de posição em ativos eu acho muito interessante de ser feito no curto prazo.

Só como um exemplo, segue abaixo a composição da CAFI neste trimestre, em jan/fev/mar deste ano, respectivamente:

jan fev mar

O que mais me chamou a atenção foi a queda de GRND na CAFI. Em janeiro ela estava muito bem colocada, mas após o fraco resultado anual ela perdeu muitas posições.
FLRY também chama a atenção, a partir de fevereiro ela ganhou um destaque maior na composição da carteira.
E nas posições de baixa, onde a Cafi tem menos peso/votos, aí sim temos uma rotatividade maior.

4 curtidas

Por falar em FLRY. Esta chegando na casa dos 20 cravados e ficando em um preço mais atrativo , possível ponto de entrada @cadu ? o que vc acha ?

2 curtidas

Tem um suporte bom nos 19,96, que está testando agora. Mas eu só me empolgaria mais perto dos 19,08.

5 curtidas

FLRY3 to de olho nos 18,XX. Aí pode ficar interessante.

1 curtida

Bolsa derretendo com a prisão de temer. B3, itub e fesa qse com 4% de queda no momento.

Eu só observo. Investidores vendendo aos pouquinhos para não tombar de vez…

Muito interessante. Gostaria de destinar meu capital alocado a risco para seguimento desta carteira. A questão é a seguinte: Quando existe uma troca de ativo de um mês para o outro, é considerada a atual cotação para a venda do ativo substituído e compra do novo? Em qual dia do mês você considera os “aportes”?

1 curtida

É considerada p/ a CAFI a rentabilidade de cada ativo no mês.

É verdade, Cadu. Agora diria que a Cafi tem os seus caminhos, suas mudanças ao longo dos anos. Um tempo atrás onde se lê ITSA, lia-se BBAS, em lugar de ABCB era PRBC. E várias alterações que ocorreram em razão do perfil da carteira. É uma estratégia que já se mostrou lucrativa e a meu ver é até mais prática e realista. Mas exclui investimentos de B&H com prazos de 30 anos, que também tem sua razão de existir. E aí preciso discordar do outro colega, pois neste caso o preço continua sendo um fator, mas não tão fundamental quanto antes.

1 curtida

Cadu, o que acha de ESTC3? Poderia fazer análise FCD e compartilhar os resultados com a gente?

Mais uma vez, muito obrigado.

1 curtida

Diria que ESTC está bem precificada.

Empresa ESTC3
Cotação atual 26,65
Preço alvo pelo PSBe esta em 38,03 com potencial de crescimento de 43%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 6% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 40,75.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 3% p/ os próximos 5 anos.

Por curiosidade fui olhar a primeira composição da CAFI, que daqui a alguns meses completa 10 anos!

Capturar

3 curtidas

Sabem qual a estratégia secreta deste Fórum? Montar uma carteira que siga os votos do Cadu pra CAFI em cada mês rsrs O cara manja muito.

5 curtidas

Muito obrigado!! Analisei o case da empresa e pra B&H, LP 10+, aparenta ser bem saudável, forte fluxo de caixa, receita e LL praticamente sempre crescente, dividendos razoáveis. Algo em particular do setor educacional ou da empresa em si, que refuta as qualidades que citei acima?

1 curtida

Pensando a LP o setor educacional é complicado. Pois além de ter uma baixa barreira de entrada, tem uma certa dependência do governo. Outro pto é que no setor vejo Kroton com maior potencial de valor.

2 curtidas

Realmente o cadu se garante e lança várias e ótimas dicas em um ambiente de net onde se encontra tanta desinformação muitas vezes de forma proposital…fica aqui o meu agradecimento pelo seu tempo, cadu.

4 curtidas

Pra você ver a qualidade dos “investidores” no Brasil: Um corrupto cai, sendo menos um pra roubar nosso dinheiro, a bolsa ao invés de subir, cai junto. Eu vejo um lado bom nisso: promoção de ações. rsrs
E claro que essa queda também se deve aos investidores estrangeiros. Eles ficam receosos em investir em um país onde os ex-líderes máximos estão sendo presos.

5 curtidas