CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

ENBR
ITSA
UNIP
ENAT (ex-QGEP)
ABCB
FESA
GUAR
AGRO

4 curtidas

ITSA4 -> Banco itau com desconto, belos dividendos e ainda uma possibilidade de crescimento na diversificação no futuro.
EZTC3 -> Mercado imobiliário vem retomando momentum e a EZ para mim é a empresa que se preparou melhor para esse novo ciclo, acredito que os resultados tendem a mostrar grande melhora.
LLIS3-> Turnaround em andamento, case mais arriscando, mas vejo potencial.
JHSF3-> Perspectivas positivas, apesar da disparidade entre o lucro real e o contábil (utilização do NAV).
SAPR4 -> Subiu muito mas segue descontada.

3 curtidas

Boa noite.

Estou iniciando em ações mas gostaria de deixar também a minha resposta, se não se importarem.

Hype3 - está com p/l baixo se comparado com o histórico. Gostei da medida de reduzir o tempo de estoque para se tornar mais competitiva. Comprei antes da alta de hoje, mas acredito no negócio, devido também ao envelhecimento da população.

Klbn4 - histórico de bom retorno ao acionista. Acredito que o projeto puma 2 irá trazer bons retornos e neste período até a conclusão, a klbn4 dará bons pontos de entrada.

Enbr3 - existem várias elétricas atrativas. Já possuo taesa na carteira. Mas a enbr possui o menor p/l dentre as que se encaixaram nos meus critérios. Tem um DY menor que outras, mas um payout bem menor, ou seja, maior chance de crescer os dividendos ou de não precisar reduzir em caso de crise.

Tupy3 - Acredito na empresa e o preço me parece estar descontado. Honestamente foi a que menos estudei, mas achei uma opção interessante para diversificação e apresenta bons balanços.

São apenas essas. Tenho outras no radar, mas como tenho um capital pequeno para aportes, só irei investir nessas.

2 curtidas

Segue votos:

KROT3
ECOR3
UGPA3
TIET11
PRIO3
CARD3
MTSA4
HAPV3

2 curtidas

ITSA4
FLRY3
TUPY3
LEVE3
HYPE3

2 curtidas

Seguem meus votos p/ a CAFI maio 19, com base no ranking da nossa plataforma, e também já pensando em um cenário econômico mais favorável p/ este ano:

FESA4
ENBR3
ITSA4
LOGG3
UGPA3
TUPY3
GUAR3
UNIP3

5 curtidas

Meus votos

JSLG3
LOGG3
UNIP3
ROMI3
ENBR3
TUPY3
FESA4

2 curtidas

Caso vocês fossem seguir a risca a CAFI, como gerenciariam os ativos? Pergunto isso pq seriam muitos ativos ao longo do tempo, eu não conseguiria gerir.
Quantas ações vocês mantem em carteira? Acredito que 20 seja o limite para mim.
Atenciosamente,

Provavelmente, compraria assim que saísse o CAFI do mês e venderia do mês anterior o que não está no CAFI. Vejo que a carteira não varia 100%, portanto não seria vender tudo e comprar tudo novamente.

Quando comecei a investir em ações, foi uma das primeiras formas que pensei para iniciar: comprar CAFI. Acabou que não fiz exatamente isso, mas recomendo. A performance fala por si só.

1 curtida

Tome cuidado com bancos, com o avanço das fintechs, desburocratização e transparência… estão tomando muito mercado dos bancos. o que ajuda muito os bancos tradicionais nesta briga é o forte caixa.

Interessante, de repente, se fosse o caso, não usaria as top 8, mas sim top 20 ou então as ações dos últimos 2 meses pra ter uma carteira um pouco mais diversificada.
Também não pretendo fazer isso. Mas gostaria do feedback de quem tem mais de 20 ativos de como fazem para gerenciar e decidir o que vender.

HYPE3
ENBR3
ITSA4
UGPA3
TUPY3
GUAR3
UNIP3

2 curtidas

Meus votos esse mês:
FESA4
ENBR3
ITSA4
LOGG3
JHSF3
CIEL3
SAPR4
ENAT3

2 curtidas

E também as diversificação das formas de ganhar dinheiro.

Uma sugestão pode ser você abrir em conta em duas corretoras. Uma para longo prazo (onde estará empresas tops e investimentos de qualidade) e outra para curto/médio prazo (buscando reduzir custo, devido ao giro dos ativos). Dessa forma não ficará confuso e evitará erros. Eu uso a XP e a Clear.

2 curtidas

@cadu tem algum lugar aqui no forum que eu posso conferir o CAFI dos meses anteriores ?

1 curtida

Positivo, tem um link no primeiro post deste topico, com a planilha historica da CAFI.

1 curtida

Acho que isso iria confundir ainda mais minha cabeça. Haha.
Prefiro manter tudo na mesma corretora e criar carteiras separadas na minha planilha. Assim posso transferir uma ação para a outra carteira se fosse necessário.
Vocês tem quantos ações na carteira de vocês?

Showw, não tinha visto aquele link no la no final. Obrigado.

1 curtida

Sempre tive de 7 a 12. Hoje tenho 9. Depende das oportunidades que aparecem, de como vão as empresas da carteira. Mas no geral algo em torno de 10 diversifica bem e não é difícil de administrar, na minha opinião. Alguém publicou nos tempos do IM um estudo falando que a partir de 10 ou 12 (não lembro o n° exato) a diversificação extra não traz proteção extra, mas um risco extra (pela dificuldade de se acompanharem as empresas da carteira). Alguém lembra?

1 curtida