Diversificação em excesso traz problema sim (a começar pelo acompanhamento).
Eu já vi alguma informação ou estudo de que no Brasil até 15 empresas é interessante. Mais de 15 tem que fazer uma análise mais apurada.
Já nos EUA pode chegar até 50 empresas ou mais (dependendo do caso e foco), pois eles tem praticamente 5 mil empresas e muitas são excelentes. Lá inclusive, dá para montar um carteira em setores (por exemplo, 100 ações da área de TI com várias empresas excelentes).
O cuidado que se deve ter é a gestão da carteira que poderá exigir certos conhecimentos em finanças, risco etc e o acompanhamento.
Acho que isso já esta incluso na analise dos Senhores acima ao falar em diversificar, mas não custa falar, em ao diversificar, diversificar os SETORES tb investidos. Já que cada setor tem sua peculiaridade e se comporta de forma diferente a depender do estado economico que o pais se encontra… Então, é sempre bom lembrar de procurar boas empresas em diferentes setores para se proteger das oscilações.
Este tema diversificação é uma cachaça. Fisher costumava pregar entre 10 e 12 empresas, o que me parece ser bastante comum. Um outro ponto que tenho questionado mais recentemente é a diversificação em termos de receitas, lucros e dividendos, e não apenas valor de mercado. Muitas vezes acabamos com uma boa diversificação, o capital bem distribuído, só para descobrir no final que 50% dos seus lucros e 70% dos dividendos vem de um só lugar; então se você espera contar com isso, está pelo contrário bastante concentrado.
Correlação das ações em bolsa é muito próxima, com exceção de alguma crise setorial ou eventual boom (atualmente devemos entrar em uma do comércio; MGLU, GUAR, HYPE…) quem quer diversificar mesmo compra outros tipos de ativo; FII, multimercado com estratégia específica (ouro, dólar), investe em ETF (ivvb11). Agora o desempenho histórico da CAFI impressiona, stock picking das melhores small caps sem dúvida nenhuma.
Diversificar em small caps tem um peculiaridade. Normalmente, essas ações tem as maiores assimetrias na Bolsa, mas a liquidez e falta de analistas cobrindo pode fazer com que uma delas dispare e as outras continuem estáveis, mesmo havendo uma disparidade grande entre valor e preço em todas elas que você escolheu…
Por exemplo, se vc pegar 20k e dividisse em 10 small caps, sairia 2k por ação. Em 3 anos, digamos que das 10, 1 disparou (Mglu da vida) 5x, as demais subiram 10% em média. Totalizaria R$ 29,8k, uma valorização de 49% na carteira.
Agora imagina vc diversificar para 5 small caps, bem selecionadas. Vamos dizer que vc conseguiu um retorno maior, de 20%, mas não acertou a Mglu do momento. Totalizaria 22k.
Portanto, eu diversifico não só para reduzir riscos, mas para aumentar as chances de acertar a melhor ação da Bolsa. Quem prega isso é o Peter Lynch. Ele chegava a ter centenas de small caps na carteira.
Claro que diversificação também depende de quantos reais é sua carteira. Uma carteira de 2k é diferente de outra de 2 milhões. Eu tenho 22 ações. Separo cerca de 6 a 8 como ações premium, com peso maior. As demais tenho uma posição suficiente para ficar feliz se dispararem.
Resultado da CAFI abril 19
A briga na rentabilidade acumulada entre a CAFI e o DJI está boa!
Destaque positivo p/ HYPE3 com +9,4%.
Destaque negativo p/ UGPA3 com -10,9%.
Boa noite! Sou novo por aqui. Parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido.
Como sugestão não seria interessante na votação da carteira indicar tbem o limite de preço em que aquele papel seja indicado.
Seja bem vindo!
Como justificava p/ os votos pode ser interessante sim.
o que é este DJI (R$)?
O pega tá bom mesmo kkk
@vitorrgg DJI índice Dow Jones, me corrijam se estiver errado
É uma ótima estratégia! Também caminho nessa linha, com 15 ativos na carteira.
Meus votos?
ITSA3
RENT3
LREN3
EZTC3
SBSP3
TEND3
FESA4
ITSA4
SAPR4
TAEE11
ENBR3
FLRY3
HYPE3
ABCB4
PSSA3
Itsa4
Itub3
Pssa3
Lren3
Flry3
Hapv3
Ugpa3
UGPA3? Desculpe a pergunta do newba, mas essa ação estava na CAFI do mes 04?
Olha na Primeira pagina do topico. Lá Tem um link com o CAFI de todos os meses.
Boa noite, voltando a participar da CAFI, ainda dá tempo?
Buenas, seguem meus votos:
-
ARZZ3: Teve um bom 4T18, crescimentos importantes nos canais de vendas (principalmente franquias e e-commerce) e de vendas no mercado externo. 1T19 sai dia 8/5.
-
GGBR4: Indico ela por ver que ela não acompanhou seus pares na alta que tiveram. Empresa com bons números, sólidos, teve uma retomada boa em 2018 e pode ser uma oportunidade. 1T19 sai dia 8/5.
-
JSLG3: Não iria indicar ela, mas a forte queda dos últimos dias mudou minha ideia. Creio que a empresa não está sub precificada, com espaço para uma alta, apesar da sua alavancagem. 1T19 sai dia 15/5.
-
LOGG3: Está num mercado que tem tudo para crescer com a melhora da economia. Mostrou um bom 4T18 e continua no caminho pelo demonstrado no 1T19.
-
TUPY3: Teve uma grande melhora nos seus números em 2018. Tem tudo para seguir nesse ritmo em 2019 pois creio que a indústria pode performar bem com a melhora da economia. 1T19 sai dia 14/5.
Seguem meus votos:
JHSF
MRVE
WIZS
KROT
ABCB
BRSR
ENBR
TAEE
Olá senhores do Conselho CAFIANO, bom dia. Seguem os votos:
.LCAM3 – Setor de aluguel de veículos está bem aquecido, e a empresa está mostrando bons números em relação a crescimento de receita, lucros.
.JSLG3 – Mesma justificativa para LCAM3, já que ela é a controladora da movida. Aqui tem o adicional do bom negócio de aluguel de caminhões (a IPO cancelada da vamos), já que a JSLG também é controladora.
.TGMA3 – Expectativa de recuperação da economia faz esse papel ter destaque em uma retomada. Bons números atuais.
.BKBR3 – Burguer King - Empresa passando por crescimento rápido, e mostrando bons números no tri anterior.
.IRBR3 – Comprando enquanto tio Buffett não compra rsrs…
.BIDI4 – A precificação de empresas de Tecnologia está dando um nó nos conceitos já solidifcados do passado. Temos que fazer uma adaptação para observar tais números. Qual seria essa adaptação? Resposta subjetiva. Tudo muito aberto e solto. Sem conseguir mensurar o poder que isso pode trazer a longo prazo para a empresa, tenho um pouco comprado.
.JHSF3 – Turnaround caminhando.
.KEPL3 - Turnaround caminhando.
Menção honrosa para eztec, movida, petrorio, randon.
Votação encerrada.
Composição da CAFI Maio 19